quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pró-letramento realiza com sucesso mais uma etapa de formações

Em mais etapa de formação continuada, os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental participaram nesta quinta-feira, dia 30/04, do 2° encontro do Pró-Letramento. Ao todo, 215 educadores estão inscritos no programa executado em Juazeiro pela SEDUC.

O início do ano de 2009 traz marcas evidentes de uma política consistente de investimentos no aperfeiçoamento do trabalho docente. A SEDUC realiza sistematicamente cursos que atendem a mais de 1000 professores da rede municipal de ensino, além dos demais profissionais da educação.

Para ver as imagens do Pró-Letramento desta sexta-feira, clique aqui.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

SEDUC realiza formações do Programa GESTAR II

O início da próxima semana será marcado pelas formações do GESTAR II, desenvolvido na rede municipal de ensino de Juazeiro pela Gerência de Valorização do Professor e Formação Continuada da SEDUC. Na segunda-feira, dia 04/05, os professores de Matemática inscritos no curso participam desta que já é a 3ª etapa do programa. Na terça, dia 05/05, será a vez dos educadores de Língua Portuguesa. As reuniões serão realizadas no DCH III da UNEB, sempre às 7h30min.

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

SEDUC promove segundo encontro do Pró-Letramento

215 professores das séries iniciais do Ensino Fundamental são esperados nesta quinta-feira, dia 30/04, para a segunda etapa presencial do Pró-Letramento. O encontro acontece às 7h30min, no DCH III da UNEB.

O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. Em Juazeiro, dez reuniões presenciais serão realizadas durante o ano de 2009. Ao todo, o programa tem carga horária de 120 horas, sendo 80 nos encontros e 40 de atividades aplicadas nas unidades de ensino.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Veja as imagens da I Formação de Merendeiras

Esta formação foi realizada há mais de um mês, mas devemos o seu registro às merendeiras, auxiliares de serviços gerais, nutricionistas e demais profissionais envolvidos no trabalho desenvolvido no dia 07/03/2009. É que nesta época o blog ainda nem existia!

Mas ainda é tempo de conferir as imagens deste encontro que contou, inclusive, com a presença do Prefeito Isaac Carvalho, da 1ª Dama, Ivana Carvalho. Clique aqui e veja.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

SEDUC realiza mais uma etapa da formação em Educação Infantil

A SEDUC deu continuidade nesta segunda-feira, dia 27/04, ao programa de formação em Educação Infantil, voltado para educadores que atuam nos centros desta modalidade e em pré-escolas. Na oportunidade, mais de 190 professores compareceram ao encontro realizado na UNEB. A formação teve como temática “Encante enquanto Conta”, cuja abordagem trata da importância do contar histórias para as crianças a partir de um enfoque mitológico criativo e atraente.

Para conferir imagens do encontro, clique aqui.

Para baixar o material utilizado na formação, acesse
aqui.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Um exemplo de quem não se deixa deter por pré-conceitos. Assista!



Baixe o material utilizado nas formações

Conforme prometido, disponibilizamos aqui no blog o material (atividades, slides, etc) utilizados durante os mais recentes encontros de formação. Basta clicar, acessar e fazer o download para o seu computador:

1ª Formação: 1° e 2° anos e 2ª série
1ª Formação: 3ª e 4ª séries
1ª Formação de Educação Infantil
2ª Formação: 1° e 2°anos e 2ª série

Formações continuadas da SEDUC têm novas etapas

A SEDUC dará continuidade ao seu programa de formações continuadas esta semana. Na segunda-feira, dia 27/04, às 8 horas, no DCH III da UNEB, professores de creches e pré-escolas se reúnem para a II Etapa do Curso de Educação Infantil. A expectativa é de que mais de 190 educadores compareçam ao encontro.

Na quinta-feira, dia 30/04, às 7h30min, também no DCH III da UNEB, será realizado o segundo encontro do Pró-Letramento, programa de formação continuada elaborado pelo MEC e executado pela Secretaria de Educação de Juazeiro.

O objetivo dos cursos de formação continuada é o de possibilitar mudanças na prática docente e viabilizar o enriquecimento do fazer pedagógico nas escolas municipais. Para tanto a SEDUC tem investido maciçamente na promoção de ações de formação, tendo constituído uma gerência que trata especificamente do assunto.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Para que existe a escola?

Por Clériston Andrade

A escola existe para que o aluno aprenda. Por mais simplista que seja essa afirmação, não podemos fugir das conseqüências e responsabilidades nela implícitas. Ou o aluno aprende ou a escola, enquanto instituição social, falha drasticamente na sua função.

Ainda que pareça reducionismo, os profissionais que trabalham com educação precisam ser lembrados do objetivo final do seu trabalho: o aluno deve aprender. Essa premissa necessita ser assumida por todos que compõem uma unidade de ensino. Caso contrário, a escola corre o sério risco de desenvolver outros objetivos que nada contribuem com o cumprimento da sua missão.

Quando é a aprendizagem que assume o protagonismo em todas as iniciativas, as decisões da gestão escolar são voltadas para o desenvolvimento do potencial do aluno, os funcionários trabalham para oferecer as condições que favoreçam o crescimento do educando, os professores planejam e avaliam no sentido de que o aluno construa conhecimentos, enfim, a escola caminha com objetivos condizentes com a razão primeira da sua existência. Tudo o mais será conseqüência dessa premissa.

Todavia, em meio a tantas atribuições que lhes foram impostas pela sociedade, a escola acabou perdendo o real foco do seu trabalho. É preciso reafirmar, entretanto, que não existe construção de consciência cidadã sem que o aluno aprenda, não se nutrem transformações sociais sem que os educandos saibam, não se forjam valores éticos sem que os estudantes conheçam. Todo discurso nestes sentidos será vago se não há aprendizagem.

E o que fazer quando o aluno não aprende? Ora, se a escola trabalha movida pelo desejo institucional de que o educando construa saberes, ela destinará esforços para identificar as causas do insucesso: envolverá a família, ouvirá o aluno, revisará seus planos iniciais, mas não transferirá responsabilidades ou culpará a outrem. Na instituição que se mobiliza para favorecer a aprendizagem, inclusive os recursos que nela chegam são aplicados para viabilizar instrumentos e ambientes que cooperem com o trabalho do professor. Não haverá outra prioridade que anteceda a essa.

Assumir politicamente que a escola existe para que o aluno aprenda desencadeia mudanças de paradigmas de gestão e atuação pedagógica. De tão simples, esse entendimento foi colocado de lado em muitas instituições e precisa ser retomado o quanto antes. Caso contrário, fomentaremos uma educação excludente e alienante apesar do nosso discurso crítico e politicamente correto.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

COMUNICADO

A SEDUC – Secretaria de Educação de Juazeiro comunica que os seguintes encontros de Formação Continuada tiveram suas datas modificadas:

Pró-letramento – Anteriormente programado para 24/04, o Pró-letramento realizará a sua segunda etapa na quinta-feira, dia 30/04, às 7h: 30min, no DCH III da UNEB.

Formações de 3ª e 4ª séries, Escola Ativa, Ciências, História, Geografia, Português e Matemática (5ª a 8ª séries) – Antes marcadas para sábado, 25/04, essas formações serão realizadas no dia 16/05, às 08 horas, no Colégio Municipal Paulo VI.

Informamos ainda que o encontro de Educação Infantil está confirmado para a próxima segunda-feira, dia 27/04, às 08 horas, no DCH III da UNEB.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ainda em tempo: nossa homenagem ao CSU

Já faz algum tempo. Foi no início deste mês de abril (sexta-feira, dia 03), mas vale a pena o registro. O Centro Social Urbano realizou um grande evento em comemoração ao seu 31° aniversário e nós (Rôsemar e Clériston) estivemos lá. Unidos, professores, alunos, gestores e comunidade em geral promoveram uma grande ação cidadã com a prestação de serviços aos moradores do entorno da escola.

A iniciativa é um grande exemplo de como atrair a comunidade para participar da vida da escola e de como uma instituição de ensino pode cumprir sua função social, indo além do mero papel educativo formal.


Abaixo, confira algumas imagens deste grande dia festivo:

domingo, 12 de abril de 2009

Reportagem da Nova Escola: como atrair a família para a escola

A relação começa no dia em que a mãe, o pai ou um responsável entregam a criança pela primeira vez no portão da escola. Ciúme, desconfiança e culpa são os sentimentos que mais estão em jogo nesse momento. Afinal, historicamente a mãe é a responsável pelos cuidados e pela Educação dos filhos. Mas os tempos mudaram e hoje cabe à escola mostrar que por trás de portas e paredes coloridas existem profissionais competentes e um projeto bem planejado de aprendizagem para ser compartilhado entre todos.

Leia esta reportagem no site da Revista Nova Escola. Clique aqui.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Semana de formações começa com GESTAR II e AEE

Dois eventos marcaram a segunda-feira de formações da SEDUC. No auditório do Colégio Municipal Paulo VI, professores de Português e Matemática compareceram a abertura do Programa Gestar II. É a primeira vez que o município de Juazeiro oferece a formação do MEC em Gestão da Aprendizagem Escolar.

Enquanto isso, o auditório da Secretaria de Educação sediava mais uma Oficina de Atendimento Escolar Especializado – AEE, voltado para professores que trabalham com alunos com deficiência. As fotos das formações você vê, clicando abaixo:

Gestar II

AEE

Nesta quarta-feira, dia 08/04, é a vez dos professores responsáveis pelos laboratórios de informática receberem a I Etapa das suas formações. O encontro será ministrado pelas profissionais do NTE de Juazeiro.

sábado, 4 de abril de 2009

II Etapa de Formação Continuada teve início neste sábado

Os professores de 1° ano, 2° ano e 2ª série da rede municipal se reencontraram na manhã deste sábado (04/04). Eles participaram da II Etapa de Formação Continuada da SEDUC/2009. Os educadores de turmas multisseriadas, além dos professores de História e Geografia das séries finais do Ensino Fundamental, também compareceram ao Colégio Paulo VI para momentos de estudo e reflexão sobre a prática pedagógica. Veja as fotos, clicando aqui.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Por que pensar?

O mundo contemporâneo exige que pensemos, mas priva-nos frequentemente das condições para pensar.

Recentemente, os cientistas sociais do CEDEC, um prestigiado centro de investigação sociológica do Brasil, propuseram-me que, juntamente com eles, tentasse responder à pergunta: por que pensar? O interesse específico deles era encontrar razões e caminhos para pensar o Brasil, mas queriam encontrá-los a partir de uma reflexão mais geral sobre porquê e como pensar as sociedades dos nossos dias e a nossa existência pessoal nelas. A pergunta soa necessariamente estranha num tempo em que tanto se fala da sociedade de informação e do conhecimento, a qual conota o triunfo do esforço mental sobre o esforço físico, num tempo que se diz auto-reflexivo, em que os indivíduos se assumem cada vez mais como sujeitos autônomos, senhores das suas escolhas, capazes de usar a reflexão para alterarem, tanto os processos de trabalho, como as trajetórias de vida. A verdade é que, num tempo que parece exigir o pensamento ativo de todos nós, são muitos, talvez a grande maioria da população mundial, que não têm condições para pensar pelas mais variadas razões: porque estão demasiado subnutridos para terem sequer energia para pensar; porque vivem um cotidiano tão cansativo e absorvente que não lhes deixa tempo para pensar; porque na ânsia de fruir a sociedade de consumo, pensam que parar para pensar seria um desperdício; porque acreditam que os meios de comunicação social e as elites políticas e culturais pensam por eles tudo o que há a pensar. Por isso, aceitei o repto e eis algumas das respostas que propus para a pergunta: por que pensar?

Primeira resposta: porque as condições que destroem a capacidade ou a disponibilidade de pensar destroem também a vida, a qualidade de vida e sobretudo a felicidade. Vivemos num mundo que tanto esgota as pessoas pelo trabalho como pela falta dele. Crescentemente, o bem estar mínimo é obtido à custa de fortes doses de medicação.

Segunda resposta: porque não podemos confiar em quem pensa por nós. Nunca como nos nossos dias o pensamento oficial esteve tão ligado a interesses minoritários, mas são poderosos que avaliam a sociedade — quer pelo que mostram dela, quer pelo que ocultam — em função dos benefícios que podem colher dela. Promovem o conformismo (a aceitação do que existe), o situacionismo (a celebração do que existe) e o cinismo (o conformismo com má consciência).

Terceira resposta: porque nem tudo está pensado. O possível, por ter mais energia, é mais rico que o real. Por isso, não é legítimo reduzir o real ao que existe. Há alternativas e o importante é que o pensar que os permite ver seja o mesmo que os permite avaliar. Só assim poderemos distinguir as boas das más alternativas.

Quarta resposta: porque pensar não é tudo. A lucidez das nossas ações pressupõe que elas sejam pensadas, mas se forem só pensadas nunca serão ações. É preciso agir e sentir porque o pensamento só é útil a quem não se detém somente pelo pensar. Aqueles que se arrogam a só pensar, passam a vida a espalhar a morte no que escrevem, a mesma morte que está dentro deles.

Quinta resposta: porque as ações lúcidas não conduzem sempre a resultados lúcidos. Quantas causas nobres terminaram em crimes hediondos? De quantas boas ações o inferno está cheio? O lado mais positivo do mundo em que vivemos reside em que aqueles que o querem mudar para melhor não dispensam ter razões para o que fazem e para o que é feito em nome deles.

Boaventura Souza Santos
Centro de Estudos Sociais
URL: http://www.ces.fe.uc.pt
Email:
ces@fe.uc.pt
Fonte: www.celsovasconcellos.com.br