sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Letramento foi tema de colóquio com Ângela Kleiman na SEDUC

Coordenadoras, coordenadores pedagógicos e equipe da SEDUC participaram, nesta quinta-feira (30), de colóquio com a professora Ângela Kleiman (UNICAMP-SP). Ao todo, 130 educadores puderam refletir sobre a temática “Formação do Professor para o Letramento na Escola”.

O encontro, que teve a duração de três horas, foi uma promoção da SEDUC. Ângela veio a Juazeiro a convite da UNEB. Em sua fala, Kleiman, autora de diversas publicações sobre o letramento, enfatizou a importância do ensino da leitura sob a perspectiva do seu uso social e apontou a mudança da concepção pelos professores como premissa para superação de antigos modelos de alfabetização.

Veja imagens do evento:


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEDUC divulga edital para Transferência dos Servidores Públicos lotados na secretaria

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) divulga Edital de Abertura do Processo de Remoção (Transferência) dos Servidores Públicos lotados na secretaria. As inscrições para o concurso de remoção poderão ser efetuadas entre os dias 1º e 20 de novembro, no setor de Recursos Humanos. Os interessados deverão se manifestar por meio de requerimento, com a ciência e a concordância de seu superior hierárquico.

Para concorrer, os servidores deverão contar com, no mínimo, três anos de efetivo serviço na unidade escolar, tendo prioridade os profissionais que atenderem, cumulativamente, os seguintes critérios: em relação aos docentes (maior tempo na rede municipal de ensino; maior tempo na unidade de ensino; assiduidade; e pontualidade); em relação aos demais servidores (maior tempo no serviço público municipal e demais critérios seguem iguais).

Quando do surgimento de vaga, o servidor poderá concorrer, dentro do prazo de validade do edital, para a unidade que deseja, obedecendo à ordem de preferência por ele indicada. Mais detalhes no edital que esta disponível no texto abaixo. Clique e acesse o edital aqui.

Escola de Juazeiro realiza 2ª Feira de Empreendedorismo

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Escola Municipal Anália de Souza Barbosa realizará na próxima sexta-feira (30), à partir das 17h, a 2ª Feira de Empreendedorismo, que tem como tema “Eu Sei, Eu Faço”, onde serão apresentados os trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II e do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante o evento haverá apresentações culturais, e negociação de produtos, como artesanato, culinária e pequenos inventos.

Com o apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e coordenação dos professores das disciplinas de Empreendedorismo os educandos poderão exercitar na prática os conceitos e ensinamentos aprendidos em sala de aula. “Para os estudantes a Feira será de suma importância, pois estarão vivenciando o resultado dos próprios trabalhos realizados durante o ano letivo”, enfatiza o coordenador do evento e professor da rede, Geraldo Messias.

A Feira acontecerá nas dependências da escola, localizada à Avenida Shefik Khoury, bairro Antônio Guilhermino. Mais informações pelo telefone (74) 8801-0435

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Semana da SEDUC começa com formação de Coordenadores Pedagógicos

Coordenadoras e coordenadores pedagógicos das escolas do interior do município se reuniram nesta segunda-feira (26), na SEDUC, para mais uma formação continuada. Nesta terça (27), será a vez dos profissionais das escolas da sede.

Neste encontro de outubro, os coordenadores puderam compartilhar iniciativas exitosas das suas unidades de ensino. Com a troca de experiências, a formação pretende oferecer um espaço de valorização das ações de cada escola e proporcionar a reflexão sobre idéias com comprovado sucesso.

O encontro teve continuidade com uma oficina de jogos matemáticos, ministrada pela formadora Sandra Regina. De forma lúdica, coordenadores e coordenadoras vivenciaram estratégias que podem ser utilizadas pelas equipes docentes das suas escolas.

Para concluir mais uma etapa de formação, o Conselho de Classe foi tema de pauta. A abordagem proporcionou a reflexão sobre o verdadeiro papel pedagógico deste órgão colegiado que compõe a estrutura escolar.

Veja imagens abaixo:

sábado, 24 de outubro de 2009

Evento promove encontro de coordenadores das escolas municipais e equipe pedagógica da SEDUC com Ângela Kleiman

O auditório da Secretaria de Educação sediará no próximo dia 29 (quinta-feira), às 15 horas, evento voltado para formação de coordenadores pedagógicos da rede municipal e da equipe pedagógica da SEDUC. A professora Ângela Kleiman (Unicamp) ministrará colóquio em que discorrerá sobre alfabetização e letramento.

Graduada em Letras pela Universidade de Chile (1967), com mestrado e doutorado em Lingüística pela University of Illinois, Ângela Kleiman é atualmente professora titular Universidade Estadual de Campinas-SP. Ela vem a Juazeiro a convite da UNEB e aceitou o chamado da SEDUC para falar a coordenadores pedagógicos, formadores e equipe pedagógica da SEDUC.

Kleiman tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação do professor de língua materna e letramento. Nessas áreas, publicou e organizou nove livros e coletâneas.

O encontro terá a duração de três horas. São esperados cerca de 100 educadores.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Escola Ludgero Costa recebe visita do Museu Itinerante de Anatomia Animal

por Lucélia Ribeiro (professora da escola)

A Escola Municipal Ludgero de Souza Costa recebeu nesta quarta feira, dia 21/10, a visita dos alunos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade do Vale do São Francisco – CAMPUS DE PETROLINA-PE, apresentando para a comunidade da escola, o Museu Itinerante de Anatomia Animal, onde foram expostos esqueletos de animais, animais empalhados e embalsamamento de animais em solução química.

A exposição teve início com uma apresentação dos alunos da Universidade apresentando peças teatrais sobre sistema urinário e poluição do ar, ressaltando os problemsa causados pelo aquecimento e efeito estufa na atmosfera. Os alunos e professores participaram ativamente das atividades que foram consideradas com grande êxito.

Ainda no dia 23/10, os alunos e coordenadores do Curso de Medicina Veterinaria estarão em nossa Escola realizando palestra para professores e alunos com temas ligados a educação sexual entre outros temas, sendo essas palestras determinadas para os alunos conforme sua idade e compreensão. Veja as fotos:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SPE é um marco na integração saúde-educação

Por Anna Monteiro/SEDUC

Gravidez na adolescência foi o tema de mais um encontro nesta segunda-feira (19), do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e Secretaria de Saúde (SESAU). O evento aconteceu no Posto de Saúde III – Angari e contou com a presença de gestores escolares, professores, coordenadores, e profissionais de saúde. As atividades foram iniciadas em setembro e têm como objetivo promover a saúde sexual e a saúde reprodutiva visando reduzir a vulnerabilidade às DST, à infecção pelo HIV, e à gravidez não planejada, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

A iniciativa representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos estudantes, famílias, e profissionais das duas áreas. “Nós damos o suporte técnico nos encontros, fornecemos o material e realizamos dinâmicas que facilitam a abordagem de vários temas em sala de aula, como a sexualidade. E nesse processo o envolvimento de todos os atores, como a família é de extrema importância”, explicou a representante do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola, Carla Theóphilo.

A psicóloga do Núcleo de Educação e Saúde da SESAU, Daniella Lima, falou sobre as oficinas, “nos encontros nós trocamos informações, tiramos dúvidas, trazemos materiais que possam ser trabalhados com os adolescentes e jovens, como vídeos. Isso tudo para que o professor ou o agente de saúde esteja preparado para identificar os fatores de vulnerabilidade e possam orientar da maneira correta. Esse trabalho integrado é de extrema importância e traz resultados muito positivos”.

“Está sendo muito proveitoso para nós que trabalhamos com a educação. Muitos pais não tem coragem ou informação suficiente para conversar com os filhos sobre sexo, então a escola assume um papel importante nesse sentido. Com diálogo aberto e as metodologias que estamos aprendendo estamos criando laços de confiança com nossos alunos e esperamos poder contribuir de forma positiva para prevenir doenças e uma gravidez precoce”, relatou a professora Zulmira Alves dos Santos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Veja Fotos da Escola Eurídice Viana

A Escola Eurídice Vianna comemorou a chegada da Primavera, festejou o Dia das Crianças e nos enviou as fotos de ambas as atividades. Veja:

Pró-letramento encerra as atividades em 2009

Em clima de emoção e sentimento do dever cumprido, terminou nesta segunda-feira(19) o Pró-Letramento 2009. Cerca de duzentos educadores da rede municipal de ensino participaram do programa voltado para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Realizado pela Secretaria de Educação de Juazeiro, o programa conta com a parceria do MEC e das universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada. Ao todo, foram 120 horas de curso oferecidas nos últimos oito meses. Veja as imagens:

domingo, 18 de outubro de 2009

Sete escolas da rede municipal participam de curso na UNIVASF

Desenvolvido a partir de projeto de extensão da UNIVASF, teve início, neste sábado (17), o curso “Estruturas aditivas, multiplicativas, fração e modelagem qualitativa”. Sete escolas da rede municipal foram selecionadas para o projeto: Joca de Souza Oliveira, Paulo VI, Maria José Lima da Rocha, Argemiro José da Cruz, Graciosa Xavier Ramos Gomes, Pedro Dias e Osório Teles.

Professores e coordenadores pedagógicos destas escolas participam dos encontros, que acontecem na sede da própria universidade. O enfoque principal é a formação continuada dos educadores, onde se norteiam todas as ações empreendidas, bem como a metodologia, os indicadores, a sistemática e os resultados esperados.

Neste sentido, o projeto explora as formas de como os sujeitos se apropriam dos conhecimentos sobre: (1) Estruturas aditivas e multiplicativas, usando a legenda de Vergnaud(1986); (2) Fração e (3) Modelagem qualitativa expressiva. Com esses três conteúdos, num processo iterativo, o professor vivenciará experiências de análise de problemas, compreensão do referencial teórico e criação de modelos, usando uma ferramenta computacional de modelagem qualitativa expressiva denominada modelab2.

Veja imagens do primeiro encontro, abaixo:

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SEDUC divulga regulamento do Prêmio Escola Empreendedora

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) está promovendo o “Prêmio Escola Empreendedora” que tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas empreendedoras apresentadas por escolas da rede municipal de ensino, que possuam a disciplina na grade curricular. Os professores interessados deverão entregar os projetos até o dia 30 de outubro. A premiação acontecerá durante a Feira do Jovem Empreendedor (FEJEM), organizada pela Univasf, de 11 a 13 de novembro.

Confira o regulamento, clicando aqui.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SEDUC é parceira da FEJEM e promove o Prêmio Escola Empreendedora

Por Anna Monteiro/SEDUC

Com a proposta de incentivar o empreendedorismo e aliá-lo à práticas educati
vas a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) é parceira da 3ª edição da Feira do Jovem Empreendedor (FEJEM), que este ano pretende discutir criatividade e inovação. O Lançamento do evento foi realizado na manhã dessa sexta-feira (09), no Espaço da Convivência da Univasf, e contou com a participação do prefeito Isaac Carvalho, do titular da SEDUC, Plínio Amorim, representantes da universidade, de órgãos e instituições parceiras, empresários e estudantes.

Dentro da programação a secretaria é responsável pelo Prêmio Escola Empreendedora, que contemplará escolas públicas municipais que pratiquem tais ferramentas em sala de aula. Até o dia 30 de outubro os professores deverão apresentar os projetos que serão analisados por uma banca avaliadora. A escola que ficar em primeiro lugar ganhará um computador, a segunda colocada um quite para sala de vídeo com TV e DVD Player, e ainda haverá um prêmio de mil reais para o professor (es) do projeto vencedor. O objetivo desta iniciativa é de que o professor estimule a prática do propor, tentar (como é definida a palavra Empreendedorismo no dicionário Aurélio), nas escolas da rede.

Na ocasião o prefeito Is
aac ressaltou a importância da interação entre governo, instituições de ensino e sociedade. “Só vamos crescer de verdade e mudar a realidade do nosso município quando todos estiverem de mãos dadas. A educação é a base de uma sociedade, e se tivermos os diversos atores caminhando juntos, com certeza, teremos resultados mais significativos. Essa feira já conheço da minha época de empresário e considero de extrema importância estimular o empreendedorismo junto aos jovens”.

Outro ponto destacado pelo gestor municipal foi o de que a universidade abre as portas para o aluno, inclusive da escola pública, fazendo com que este acredite ser possível fazer parte da elite cultural do país. “Durante os dias do evento qualquer estudante terá acesso à universidade e informações, como na Feira das Profissões, que tratá informações dos 21 cursos da Univasf. A coordenação e a SEDUC, realizarão mobilizações nas escolas para que todos os alunos possam participar, e conhecer um pouco mais do mundo acadêmico”.

“Temos que estimular a prática do empreendedorismo de forma ampla, como questão de direito social. Essa parceria com a educação é de extrema importância pois é na escola que formamos o perfil dos futuros profissionais”, destacou o Pró-reitor de Integração da Univasf, Deranor Gomes. Segundo informações de Gomes a Feira ainda não está fechada, e todas as empresas, estudantes e alunos podem contribuir com a formatação desta que pretende ser a maior edição, até pelo local onde será realizada, no Espaço Multieventos, que será inaugurado ainda este mês.

“A gente é que fica muito feliz em ser parceiro”, foi com estas palavras que o secretário Plínio iniciou seu discurso. “O empreendedorismo é disciplina obrigatória na nossa grade curricular, essa é uma obrigação nossa, e é nesse contexto que destaco o papel da educação. É preciso ter uma base de conhecimento para ser empreendedor. Dentro dessa ótica nos sentimos provocados a buscar excelência para o nosso ensino público, para que possamos preparar as pessoas culturalmente. A idéia de incentivar os jovens e chamá-los para perto da universidade é fantástica”, finalizou Amorim.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sábado, 10 de outubro de 2009

Artigo: VALORES ÉTICOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE

Lucélia Ribeiro é professora da Escola Municipal Ludgero de Souza Costa. Ela escreveu o artigo que agora publicamos, e do qual extraímos o trecho que você confere abaixo:

É válido lembrar que o docente tem um papel de fundamental importância na formação de cidadãos críticos e reflexivos, exercendo um papel competente e ético, aliando a criatividade, reflexão, coragem, e entender que fazer não se constitui no todo, mas querer fazer é acreditar em si mesmo e afirmar sobre suas reflexões que é possível realizar significativas mudanças.

Para ler o texto completo, clique
aqui.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Escola Mandacaru apresenta “Fórum de Leitura” como produto do Gestar

Por Anna Monteiro/SEDUC

Diversidade de gêneros textuais, leitura, oralidade, e interdisciplinaridade constituem o foco do projeto Leitura no Intervalo, que teve sua culminância realizada nesta quinta-feira (08), com o “Fórum da Leitura”, na Escola Mandacaru, localizada no Jardim Primavera. O trabalho é produto do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), que está sendo desenvolvido desde o mês de março com os professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede municipal, pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC). Mais de 240 alunos, do Ensino Fundamental II participaram das atividades, que contou com exposições de textos, Biblioteca Itinerante, declamação de poesias e leitura em grupo.

Segundo a gestora da escola, Maria Maciel, o projeto tem uma grande objetividade, e os hábitos dos educandos já mudaram significativamente. “Depois da implementação das práticas do Gestar muita coisa mudou. Nós criamos a Biblioteca Itinerante, que é um carrinho que circula de sala em sala e no pátio durante os intervalos com livros de diversos gêneros. A prática da leitura agora é algo comum em nossa unidade de ensino, e os alunos aproveitam o tempo livre para viajar no mundo das palavras. Esse Fórum de hoje é apenas uma amostra do que é desenvolvido diariamente”, explicou.

A professora de Língua Portuguesa Norma Sueli Martins, destacou a importância da interdisciplinaridade para o processo de aprendizagem, “todos os professores trabalham com gêneros textuais distintos, sejam os de matemática, geografia ou português, pois tudo depende de interpretação, ou seja, do desenvolvimento dos tipos de leitura. Nada é isolado e é isso que tentamos passar para o aluno. Os resultados têm sido muito bons”. A aluna Carol Oliveira da 8ª série confirma as palavras da educadora, “depois desse projeto os alunos melhoraram muito. Alguns gaguejavam, eram tímidos porque não sabiam ler direito, hoje durante os intervalos podemos ver todos com um livro, e ninguém gagueja mais”.

Para o gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada da SEDUC Clériston Andrade, o grande segredo do Gestar é a ligação direta da teoria com a prática. “O programa sintetiza as ações, trabalha diretamente com o professor e promove a execução dos conceitos e propostas em sala de aula. Esse já é um produto do programa, que exige a construção de um projeto que atenda as necessidades da escola, oferecendo uma alternativa para as problemáticas identificadas no processo de aprendizagem”.


A formadora do Gestar, Enimara Lins, destaca o índice zero de evasão nas turmas de Língua Portuguesa, “começamos com 45 educadores e permanecemos com eles até hoje. Não houve nenhuma desistência. Esse fator nos demonstra o compromisso destes com a qualidade da aprendizagem e com o aperfeiçoamento profissional”. Na opinião de Norma Sueli essa formação está mudando a forma de gerir a educação, “é diferente de tudo que já vi, pois os resultados são rápidos e perceptíveis. Estou muito feliz em poder participar e ao menos na nossa escola já temos o que comemorar”.

Os alunos não só aprovaram como participam ativamente do processo. A estudante de 15 anos, Sheila Daiane Silva, conta que além de já ter lido mais de sete livros nos últimos quatro meses, é uma das responsáveis pela Biblioteca Itinerante. “Eu eu outras amigas passamos com o carrinho, que é a nossa biblioteca e oferecemos os livros. A maioria hoje prefere ler do que ficar fazendo bagunça nos intervalos. Antes eu achava que era chato, mas descobri o encanto que tem uma boa história. Minha imaginação voa. Além disso hoje conheço muito mais palavras e tenho uma velocidade muito maior na leitura”, finalizou. Veja imagens do Projeto:



Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Veja as fotos da formação de secretárias escolares

O início desta semana foi marcado pela III Etapa de Formações das Secretárias Escolares de 2009. Na segunda (05) e na terça-feira (06), profissionais de todas as unidades de ensino receberam orientações dos técnicos da Gerência de Gestão Escolar. Veja as imagens:

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FEJEM e Prêmio Escola Empreendedora serão lançados nesta sexta-feira

Empreender: propor-se; tentar. É assim, de maneira bem simples, que o dicionário Aurélio traduz o ato de empreender. Na prática, o empreendedorismo está ligado à criatividade, à inovação para incrementar um negócio, seja ele individual ou coletivo.

A 3ª edição da Feira do Jovem Empreendedor pretende discutir criatividade e inovação como elementos fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Este ano, a Feira será realizada no período de 11 a 13 de novembro, na UNIVASF, em Juazeiro, e trará uma programação envolvente para estimular o empreendedorismo nos jovens da região do Vale do São Francisco.

A FEJEM 2009 será lançada nesta sexta-feira, 09 (8h, durante um café da manhã), no Centro de Convivência, da UNIVASF, quando será apresentado o projeto aos parceiros, imprensa e convidados.

PRÊMIO ESCOLA EMPREENDEDORA

O Prêmio Escola Empreendedora, que ocorre durante a FEJEM, é promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Juazeiro para agraciar as escolas públicas que estimulam à prática criativa e inovadora na rede de ensino. Este ano serão premiados:

1º Lugar entre as escolas: um computador.

2º Lugar entre as escolas: um kit para sala de vídeo, com TV e DVD Player.

Projeto Vencedor: mil reais para o(s) professor(es).

*Com informações da UNIVASF.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Projeto “É Hora de Ler” leva livros para as escolas municipais

Num cenário de encanto e beleza, a SEDUC promoveu no final da tarde desta terça-feira (06) a entrega, para gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, dos livros do Projeto É Hora de Ler. A ação objetiva subsidiar as unidades de ensino na tarefa de estimular a leitura.

Com a apresentação
da “Chapeuzinho Vermelho” (na verdade, a formadora Renata ,assim fantasiada), o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e o Secretário de Educação, Plínio Amorim, repassaram para as escolas kits contendo literatura infantil e infanto-juvenil. Os livros vêm acompanhados do Projeto É Hora de Ler, que traz uma série de estratégias de desenvolvimento da leitura e da escrita.

Durante toda a solenidade, um clima de fantasia envolveu a todos os presentes. O cenário preparado apontava caminhos de utilização dos livros. Já na chegada, Ilca Luanna e Débora encarnavam personagens infantis e davam as boas-vindas aos presentes. A formadora Denise fez a leitura de um dos livros e mostrou como a arte de contar histórias, além dos recursos de teatralização do texto lido, pode envolver as crianças e encantá-las.

O Projeto É Hora de Ler, idealizado pela Gerência de Ensino Fundamental, foi elaborado com a participação fundamental da Supervisora de Programas e Projetos, Carliane Oliveira. A seleção de livros foi criteriosamente feita pelas formadoras da SEDUC. Elas definiram as séries adequadas para cada título.

Veja as imagens do evento:


Veja imagens de trabalho da Escola Edson Ribeiro, da localidade de Conchas

O Programa Escola Ativa motivou e a Escola Municipal Edson Ribeiro, em Conchas, proporcionou uma aula prática aos seus alunos. Veja as imagens abaixo:

Planejamento Estratégico Plurianual traça os novos rumos da educação de Juazeiro

Por Anna Monteiro/SEDUC

Com o objetivo de traçar um diagnóstico das ações desenvolvidas no ano de 2009, planejar as metas, estratégias, e estruturas que trarão excelência para o trabalho a ser desenvolvido pela gestão educacional no período de 2010 à 2012, a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), deu início nesta quinta-feira (01) ao Planejamento Estratégico Plurianual. Secretário, diretores, gerentes, supervisores, coordenadores, e assessorias participam até o dia 07 de discussões, debates e construção de propostas, que tem como pano de fundo a otimização e melhoria dos níveis de aprendizagem do município.

Segundo a Diretora de Gestão, Maéve Melo, o planejamento visa assegurar a execução das ações prioritárias para a melhoria da qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino (RME). “Todas as propostas já serão encaminhadas agora em outubro para que no primeiro dia do ano letivo o aluno já conte com todo o suporte de estrutura física e profissional. Todos os âmbitos relativos à educação serão aqui debatidos e avaliados, desde a merenda, transporte escolar, à estruturas pedagógicas e avaliações externas. Juntos, com certeza, conseguiremos avançar ainda mais”.

Para o titular da pasta Plínio Amorim, esse é um grande momento para educação municipal, pois avalia o que já foi feito até o momento e indica os novos rumos a serem seguidos. “É importante que todos que compõem a secretaria participem, opinem, pois dessa maneira decidiremos juntos e todos saberão o que está por vir, inclusive os desafios. Todos tivemos a oportunidade de desempenharmos nossas funções e o que queremos para os próximos anos de gestão é buscar agilidade, eficiência, aperfeiçoamento e excelência, para uma educação de qualidade”, afirmou.

“Planejar é fundamental”, foram essas as principais palavras do Gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada, Clériston Andrade. “A partir desse momento conseguiremos visualizar a rede como um todo, vamos ter dados concretos e metas claras. As decisões serão tomadas coletivamente, o que significa que representarão os anseios da própria equipe que compõe a pasta”, esclareceu o gerente. A coordenadora de Educação Inclusiva, Creuzenilda Lima, complementou, “esse é um momento de avaliação e construção e o que queremos garantir é um ensino de qualidade, e a certeza de que os alunos estão aprendendo. Tudo é feito com esse objetivo final”.


Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

domingo, 4 de outubro de 2009

Feliz aniversário, professor Plínio Amorim!

Não é só o Rio São Francisco quem faz aniversário hoje.

O Secretário de Educação, Plínio Amorim, também apaga velinhas neste domingo.

Que a graça do Deus Eterno o acompanhe sempre!

Parabéns!

De Toda Equipe SEDUC!

sábado, 3 de outubro de 2009

Profissionais de Saúde e Educação colocam em prática o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Vânia Castro/SESAU

Mais uma oficina aconteceu nesta sexta-feira (02), para dar continuidade às ações do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação de Juazeiro e que está sendo colocado em prática desde setembro deste ano. O encontro foi realizado no Centro de Saúde III, Angari, durante a manhã, onde professores, Equipes de Saúde da Família e membros do Grupo Gestor Municipal (GGM) do projeto SPE debateram, através de dinâmicas, palestras e troca de opiniões, o tema: Relações de Gênero. Até dezembro, mais quatro oficinas serão realizadas, com o objetivo de capacitar os profissionais de Saúde e Educação para a continuidade da implantação permanente do projeto no município.

A primeira oficina aconteceu nos dias 25 e 28 de setembro e a segunda, promovida nesta sexta-feira (02) foi ministrada pela facilitadora Renata Guerda, multiprofissional em Saúde da Família pela Univasf e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. “Este projeto tem um valor surpreendente para Juazeiro. Sentimos uma necessidade grande de discutir e orientar melhor os estudantes em sala de aula. O trabalho veio em hora oportuna e visa solucionar também os problemas de evasão escolar, devido aos adolescentes que começam a vida sexual precocemente e muitas vezes por falta de conscientização são contaminados pelas DSTs ou geram uma gravidez indesejada”, disse a formadora dos professores de Ciências do município, Giovana Gil.

O projeto SPE é uma iniciativa do Ministério da Saúde por intermédio do Programa Nacional de DST e AIDS e do Ministério da Educação, em parceria com três agências do sistema ONU: UNESCO, UNICEF E UNFPA. O projeto propõe a integração entre as áreas de saúde e educação, incorporando planejamento estratégico, bem como projetos pedagógicos nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. O trabalho tem como meta estimular ações em áreas temáticas relacionadas à sexualidade e prevenção às DST/AIDS, além da gravidez juvenil.

Juazeiro e Remanso são as únicas cidades da macrorregião Norte envolvidas na questão. Em Juazeiro, o projeto está sendo desenvolvido pelos profissionais de Educação e Saúde nas escolas e nas unidades de saúde, através da educação direcionada a estudantes e famílias.

PROGRAMAÇÃO OFICINAS
Oficina III: dias 19 e 23 de outubro, tema: Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino e Feminino/ Gravidez na Adolescência
Oficina IV: dias 06 e 09 de novembro, tema: Violência Sexual e Família
Oficina V: dias 23 e 27 de novembro, tema: Escola e Comunidade Juntas na Prevenção das DSTs
Oficina VI: dias 07 e 11 de dezembro, tema: Métodos Contraceptivos e Avaliação

Horário de todas as oficinas: 8h às 12h
Local: Centro de Saúde III, Angari.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

RIO 2016 - "A Paixão nos UNE"

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Imagens das Escolas 15 de Julho e Nossa Senhora das Grotas

A Escola 15 de Julho e a extensão da Escola Nossa Senhora das Grotas promoveram, juntas, uma Gincana Cultural. Abaixo, veja também imagens dos alunos nos jogos escolares:

Curso de Artes e Educação Física qualifica e valoriza profissionais da área

Por Anna Monteiro/SEDUC

Encerra nesta sexta-feira (02) o Curso de Aperfeiçoamento em Artes e Educação Física, ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova e Pilão Arcado. O curso, com duração de 60 horas, conta com etapas de Educação à Distância (EAD), além dos encontros presenciais, e busca promover a interdisciplinaridade como instrumento da qualidade de ensino.

A terceira e última etapa teve início nesta quinta-feira (01) e mais de 30 professores se reúnem até amanhã no Colégio Anglo. A professora Márcia Cristina Ferreira, disse que o curso está sendo extremamente produtivo. “Começamos o trabalho conceituando as diversas formas de artes e expressões, pois temos que trabalhar com o aluno explorando os conteúdos artísticos, formas, e tendências, de maneira contextualizada. Não queremos, por exemplo, que o educando pinte por pintar, ele deve saber o que está fazendo e o que aquela pintura representa”.

Outro ponto destacado pela professora Cristina foi a valorização dos profissionais que atuam nestas duas áreas. “Muitas vezes Artes e Educação Física ficaram em segundo plano, como matérias tapa buraco. Agora estamos conquistando nosso espaço e essa formação além de qualificar, motiva o profissional. Aprendemos várias coisas com essa experiência, principalmente a trabalhar com a interdisciplinaridade”.

A palestrante da UFRGS, Esther Abigayl Silveira, falou sobre a última fase do Curso de Aperfeiçoamento, “foram trabalhadas três etapas, com slides, módulos, discussões, EAD, e nessa última enfatizamos a elaboração de sequências didáticas para sala de aula, com demonstração de projetos realizados pelos professores. Buscamos capacitá-los nas diversas interfaces”. O professor de Educação Física, Humberto Cardoso, aprovou a iniciativa, “a troca de experiências é sempre muito importante, e a interdisciplinaridade trabalhada aqui é de grande importância para a educação”.

O curso que acontece em parceria com os municípios interessados, é viabilizado via Ministério da Educação. “Nosso objetivo é dar a mesma oportunidade a todos. Buscamos essa parceria e não medimos esforços para que nossos professores tivessem essa qualificação. Faz parte da nossa política e do nosso planejamento”, afirmou o gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada, Clériston Andrade.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escola realiza Mostra Cultural e homenageia Targino Gondim

Por Anna Monteiro/SEDUC

Com o tema “Cultura mística do nosso Nordeste” a Escola Municipal Joca Oliveira realizou nesta terça-feira (29), com o apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), uma Mostra Cultural que teve como homenageado o artista regional Targino Gondim. Dirigidos pela “Dona Benta”, personagem do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, os alunos da unidade apresentaram as danças, estilos musicais, comidas, literatura, artesanato, manifestações artísticas, entre outras peculiaridades do Brasil e em especial dos estados nordestinos.

O projeto, desenvolvido há dois meses em sala de aula com a realização de pesquisas, levantamento de dados e produção de material, tem como finalidade pedagógica trabalhar os níveis de leitura e escrita. “Buscamos desenvolver técnicas e trabalhar instrumentos que atraíssem a atenção e o interesse do educando. Obtivemos ótimos resultados com essa iniciativa e vamos continuar nessa linha, pois percebemos que eles absorveram o conteúdo, e a nossa preocupação final é com a aprendizagem”, explicou a gestora Wiara Belfort.

Para expor o resultado dos trabalhos, os alunos também utilizaram maquetes, pinturas, painéis, construções textuais como livros, murais e biografias. “Eles tiveram que pesquisar tudo, nós demos as orientações e eles foram para campo. Além da leitura e escrita eles aprenderam muito sobre a diversidade do nosso país, como a bandeira de alguns estados e até o hino”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Vera Lúcia Oliveira. Sobre a escolha do homenageado Vera disse que não poderia ser mais justa, “temos grandes artistas na nossa região e Targino representa a classe com brilhantismo. Só temos a agradecer a presença e o carinho dele com nossas crianças”.

Targino Gondim agradeceu e parabenizou a escola, “fico muito feliz de ver o interesse dessas meninas e meninos pela arte, e pela cultura. Esse despertar é muito importante. Espero que daqui também saiam grandes artistas”. Shirley Milena Passos, da 3ª série, apresentou a dança típica pernambucana, o frevo. “Gostei muito de todo o trabalho, principalmente do que foi desenvolvido em grupo, pois uns ajudaram os outros. Aprendi a dança e a cultura do estado, e achei tudo muito interessante”, afirmou. Veja os slides abaixo:

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Juazeiro sedia segunda etapa de formação em Artes e Educação Física

Professores de quatro municípios se reencontraram da manhã desta quinta-feira (01), na sede do Colégio Anglo, para o segundo e último encontro presencial do Curso de Aperfeiçoamento em Artes e Educação Física, ministrado pelo CAEF - Centro de Artes e Educação Física, da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os educadores representam as cidades de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova e Pilão Arcado.

O curso, que tem duração de 60 horas, também teve uma etapa EAD (Educação à Distância). A abordagem busca promover a interdisciplinaridade como instrumento de melhoria da qualidade de ensino.