sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Chega de Saudade

Nesses dias de férias para muitos, natal e réveillon para todos, o Blog terá uma face mais musical e poética. Para começar, Caetano Veloso e Roberto Carlos cantam “Chega de Saudade”, do maestro Tom Jobim.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O comprimento, a largura e a altura da vida

Em tempos de reflexão sobre a vida, algumas idéias sobre a nossa existência...

Ap 21:16 “A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.”

Em princípios de dezembro de 1964, Martin Luther King pregou na catedral de São Paulo - um imponente templo anglicano em Londres. O seu sermão era baseado em Apocalipse 21:16. Martin descreveu a visão de João de “uma nova Jerusalém que da parte de Deus descia do céu.”

A coisa mais nobre quanto à nova cidade seria a perfeição em todas as três dimensões ”no seu comprimento, na sua largura e na sua altura”. Luther King enfatizou que os males do mundo são devidos à sua imperfeição:

“Assim como as grandes cidades, nações e civilizações são imperfeitas, assim têm sido muitos dos nossos líderes. O indivíduo deve esforçar-se para conseguir a própria perfeição. A primeira dimensão de uma vida perfeita é o desenvolvimento das forças interiores de uma pessoa. Ela deve trabalhar incansavelmente para atingir a excelência no campo dos seus esforços, não importa quão humilde seja. Aplique-se seriamente a descobria qual a sua finalidade na vida e então dedique-se apaixonadamente a realizá-la. Este lúcido esforço progressivo em direção à própria satisfação é o comprimento da vida de um homem.”

A segunda dimensão de uma vida perfeita é o interesse pelo homem e sua identificação com o seu semelhante. “O reconhecimento da unicidade da humanidade e da necessidade de um ativo interesse fraternal pelo bem estar dos outros é a largura da vida de um homem...”.

A altura da vida é a procura de Deus. “Onde você O encontrará? No tubo de ensaio? Não! Onde, senão em Jesus Cristo, o Senhor de nossas vidas?... Cristo é o Verbo feito em carne. É a linhagem da eternidade traduzida nas palavras do tempo... Comprometendo-nos completamente com Cristo e seu caminho, participaremos daquele maravilhoso ‘ato de fé’ que nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus.”

Resumindo: “Ama-te a ti próprio, se isso significa um saudável interesse próprio... Isto é o comprimento da vida. Ama ao teu próximo como a ti mesmo; um dos mandamentos assim o ordena. Isso é a largura da vida. Nunca te esqueças, porém, de que há um mandamento mais importante ainda: ama ao Senhor teu Deus como todo o teu coração e com toda a tua alma, como todo o teu espírito! Isto é a altura da vida...”.

Fonte: Editora Três, Coleção Biblioteca de História, Luther King.

domingo, 20 de dezembro de 2009

SEDUC investe mais de um milhão em reformas e ampliações

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) deu início neste mês de dezembro à reforma e ampliação de mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Nos últimos meses três unidades foram entregues inteiramente novas à população, sendo duas na sede e uma no interior, no povoado do Rodeador. Ao final do ano letivo, previsto para o dia 22 de dezembro, mais escolas passarão por um processo de recuperação, totalizando quase vinte unidades, e um investimento superior a um milhão de reais.

Já estão sendo reformadas e ampliadas as Escolas Municipais Leopoldina Leal, José Pereira, Educandário João XXIII, e Carmem Costa. Na próxima semana as obras iniciam na Haydêe Fonseca e Anália Barbosa. Segundo o Gerente Administrativo e Supervisor Logístico, Willames Chrisóstomo, a secretaria está esperando o encerramento das aulas para realizar algumas intervenções, “não podemos de forma alguma comprometer o cumprimento dos 200 dias letivos dos alunos, então começamos com ações pontuais e com as ampliações. Portanto, no início de janeiro começam as outras reformas”.

“Essa é mais uma prova do compromisso do governo municipal com a educação. Se queremos qualidade temos que oferecer um local digno para os alunos e professores. Nossa vontade é de recuperar todas as unidades, começamos com essas 20 escolas, e já temos verba garantida para as demais em 2011. Temos um gestor que trata a educação como prioridade e isso nos encoraja bastante a trabalhar por um ensino superior”, afirmou o titular da pasta, Plínio Amorim.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Matrículas da Rede Municipal de Educação iniciam no próximo dia 23

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) informa que as matrículas da rede municipal de ensino serão efetuadas a partir do dia 23 de dezembro. A data é válida para alunos da casa, que tem até o dia 31 para confirmar a mesma. Do dia 04 ao dia 09 de janeiro serão abertas as matrículas para alunos novatos. Em 2009 mais de 23 mil alunos foram registrados na rede, e a expectativa é que em 2010 esse número cresça entre 5 e 8%.

Para matrícula são necessárias duas fotos 3X4, comprovante de residência, certidão de nascimento, e transferência (quando for o caso de mudança de unidade escolar). Para o ingresso na Educação Infantil, deve-se respeitar a seguinte variável: maternal (até 03 anos); Pré I (4 anos completos até 31/03/2010); e Pré II (5 anos completos até 31/03/2010). Para o 1º ano do Ensino Fundamental o aluno deverá ter 6 anos completos até o dia 31 de março, e no Educação de Jovens e Adultos (EJA), deverão ter 15 anos completos para qualquer modalidade.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SEDUC realiza primeira formação continuada para Agentes de Portaria

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizou nesta quarta-feira (16) a primeira formação continuada para Agentes de Portaria que trabalham na rede municipal de ensino. Mais de 200 profissionais participaram, em dois turnos, do projeto que tem como objetivo capacitar, e inserir noções pedagógicas e técnicas operacionais no cotidiano de todos os trabalhadores do setor. Ficaram estabelecidas as atribuições, funções e principalmente a relação que estes devem ter com os alunos.

Dentro da visão pedagógica o Agente de Portaria deverá zelar pela proteção intelectual e moral dos estudantes, promover os valores sociais e culturais, e colaborar com a proposta social da educação. No contexto técnico-operacional os mesmos deverão elaborar relatórios, agir com observação e descrição, e atuar com abordagem a distância. Além disso, deverão receber e orientar o público, controlar a entrada e saída de pessoas, relatar anormalidades ao superior competente, e atender com presteza e urbanidade.

O representante do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola (NAPSE) e palestrante, Tenente Demétrio, destacou alguns pontos, “essa é uma função nobre e tem que ser desempenhada com amor, comprometimento e dedicação. Somos parte de uma unidade, a educação não pode ser compartimentada”. O titular da pasta, Plínio Amorim, ratificou, “somos uma equipe, um time, e devemos atuar com um único propósito que é o da excelência na educação de Juazeiro, que tem como foco o sucesso e aprendizagem do aluno”.

Regimar Raimundo Gomes, trabalha no cargo há sete anos e afirmou nunca ter participado de uma formação. “Trabalho há muito tempo como Agente de Portaria e nunca tive a oportunidade de me atualizar, nem de entender melhor os conceitos da educação. Fiquei muito feliz por esse momento”. Seu Damião Nascimento complementou, “agora vamos saber como agir diante de algumas situações, e com certeza iremos realizar melhor o nosso trabalho. Sentimos-nos valorizados e parte integrante da política educacional do nosso município”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

domingo, 13 de dezembro de 2009

Câmara de Juazeiro aprova Lei do FAFE

A Câmara de Juazeiro aprovou por unanimidade, o Projeto da Lei nº 2.659/2009, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a criação do Fundo de Autonomia Financeira da Escola (FAFE).

Com a implementação do FAFE, a Secretaria Municipal de Educação vai repassar recursos diretamente para as escolas. Os diretores serão responsáveis pela gestão e prestação de contas do dinheiro, que será utilizado na aquisição de produtos e serviços. O valor da verba destinada a cada estabelecimento da rede municipal de ensino será definido pela quantidade de alunos.

O FAFE tem a finalidade de descentralizar a gestão da educação no município de Juazeiro. Ao final de cada ano letivo, os diretores com melhor desempenho na aplicação do dos recursos serão premiados.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Alunos da rede municipal recebem premiação na capital baiana

Por Geraldo José

Quatro alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro, participaram no último dia 07 (segunda-feira) da Cerimônia de Premiação dos medalhistas da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, regional Bahia (OBMEP). Os alunos competiram em 2008, e foram neste mês de dezembro, com o apoio da Secretaria de Educação (SEDUC) receber as medalhas de ouro e prata, na capital baiana. O evento aconteceu na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para o titular da pasta, Plínio Amorim, essa é uma felicidade para o município e um estímulo para os outros alunos. “É muito bom ver nossas crianças e adolescentes ganhando prêmios. Não medimos esforços para apoiá-los, pois entendemos que iniciativas como essa contribuem para aprendizagem dos nossos estudantes. Todos estão de parabéns e esse é o nosso reconhecimento aos campeões”.

Os alunos premiados na solenidade foram Tamires Gonçalves de Jesus, do Colégio Municipal Paulo VI; Josevaldo Gomes dos Santos, da Escola Municipal Argemiro José da Cruz; ambos medalha de outro, Ivonete Pereira Cunha, da Escola Terezinha Ferreira de Oliveira; e Rafaela Gomes da Silva, do Paulo VI, com a medalha de prata respectivamente.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SAEJ avalia mais de 23 mil alunos da Rede Municipal de Educação

Por Anna Monteiro/Seduc

Com o objetivo de fazer um diagnóstico da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação (SEDUC) deu início nesta terça-feira ao Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ), com a aplicação de provas de português e matemática em todas as turmas, do 1º ao 9º ano. Mais de 23 mil alunos estão participando do processo, e nos próximos dois dias a avaliação externa será aplicada em escolas da zona rural do município. Para auxiliar na tarefa, foram contratados 290 aplicadores e 76 coordenadores, que foram treinados e capacitados, e estão sob a tutela da Gerência de Avaliação, Estudo e Dados Escolares.

Os resultados sairão em forma de boletins por unidade escolar com o desempenho dos estudantes em cada Descritor de Habilidade. “Queremos com essa avaliação ter dados precisos, claros, para que a gente possa construir novas políticas educacionais. Todos serão beneficiados, inclusive o professor, que receberá instrumentos para que possa fazer intervenções mais consistentes, diante das fragilidades detectadas. Sem falar no aluno, que é nosso foco, pois tudo que está sendo feito é para melhorar a educação e os níveis de aprendizado de Juazeiro”, explicou o titular da pasta, Plínio Amorim.

Gestores escolares, docentes e coordenadores pedagógicos demonstraram otimismo diante do SAEJ. “É positivo em um sentido bastante amplo. Para o crescimento profissional das pessoas que trabalham com educação, para os pais que poderão acompanhar o desenvolvimento real dos seus filhos, e para o próprio alunado que ganhará uma educação de qualidade superior. Considero esse o maior avanço do setor nos últimos dez anos”, concluiu a coordenadora da Escola Anália Barbosa, Sandra Maria Brandão. A professora Sidirneide Simões acrescentou, “o docente terá uma base do que está sendo assimilado pela sua turma, saindo das cegas e passando a trabalhar com dados concretos”.

Os alunos não se intimidaram diante da prova, e compareceram em grande número ao primeiro dia de aplicação. Richard Lincont Moreira, da 5ª série, aprovou a iniciativa já de olho no futuro, “isso é bom porque já vai nos preparando para o vestibular, por exemplo. Quando chegar a hora não vamos mais ter medo de passar por uma avaliação, pois já vamos estar familiarizados”. Jadson Felipe Ribeiro, por sua vez, afirmou não ter tido dificuldades com as questões, “estava tudo dentro do que a gente estudou ao longo do ano. Era só prestar atenção e se concentrar”.

Os aplicadores e coordenadores ressaltaram o apoio das escolas e a receptividade do corpo discente. “Esse entendimento do objetivo geral do SAEJ é muito importante, pois a contribuição de cada um é fundamental”, destacou a aplicadora Michelle Batista. “Tudo transcorreu com tranquilidade e cooperação. Não encontramos nenhum tipo de resistência e o resultado está sendo satisfatório”, ratificou a coordenadora Ana Cláudia de Carvalho. O SAEJ prossegue nesta quarta e quinta-feira, no interior, e os resultados gerais serão apresentados no início do ano letivo.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SEDUC implementa seleção simplificada de tutores para programa de alfabetização

A SEDUC está implementando seleção simplificada para tutores do programa Alfabetização e Linguagem, sob orientação do MEC e do Instituto Anísio Teixeira-SEC/BA, visando implantar o curso que será realizado pela Universidade de Brasília-UnB.

As inscrições estão sendo realizadas na SEDUC, no Núcleo de Formadores, sempre entre 8h e 13h30min, até o dia 09 de dezembro. A seleção consta de 04 etapas:

1. Preenchimento da ficha de Inscrição;
2. O candidato se submeterá a uma Avaliação discorrendo sobre alfabetização/letramento;
3. Análise do currículo;
4. Entrevista.

Serão escolhidos dois tutores para o programa do MEC. Para maiores informações, ligue para 3612-3357