quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tudo pronto para primeira eleição direta para Gestores das escolas municipais

Por Anna Monteiro/Seduc

Tudo pronto para primeira eleição de Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação de Juazeiro, que acontece nesta sexta-feira (30). As urnas, cedidas pelo Cartório Eleitoral, já foram enviadas às unidades escolares onde haverá votação, os fiscais de cada chapa e as Comissões Eleitorais estão treinados e instruídos, e o transporte funcionará normalmente, inclusive no interior, atendendo alunos, pais e responsáveis.

A votação terá início às 8h, e para as escolas que funcionam nos turnos da manhã e tarde, acontecerá até as 17h. Para as unidades que possuem os três turnos o horário se estende até as 20h. As urnas serão apuradas imediatamente após o fim da votação, na mesa escrutinadora, sob a supervisão dos fiscais e da comissão.

Os resultados serão registrados em ata, os votos devolvidos às urnas, que serão lacradas e encaminhadas a SEDUC. As urnas do interior virão em carros que serão disponibilizados no sábado pela manhã (01 de maio), e neste caso a coordenação geral solicita que os presidentes das comissões estejam no local para realizar a entrega.

O resultado oficial sairá no dia 12 de maio. “Precisamos desse tempo por conta de eventuais recursos que algum candidato possa vir a utilizar, e de outros trâmites legais”, explicou a coordenadora geral, Lucinete Alves. Nos locais onde não houver votação, pela ausência de candidatos inscritos, o gestor deverá ser indicado pela comunidade e pelo Prefeito Municipal.

Poderão votar nesta sexta-feira, alunos com idade igual ou superior a 12 anos; pai, mãe, ou responsável legal por estudante regularmente matriculado; professores e servidores públicos municipais estáveis e/ou efetivos, ambos em exercício de suas atividades.

O processo será acompanhado pelas Comissões Escolares Eleitorais, constituídas por 1 representante do Conselho Escolar; 1 pai, mãe ou representante legal dos estudantes; 1 professor; 1 servidor administrativo; e 1 aluno com idade igual ou superior a 18 anos. As Comissões Escolares trabalharão em conjunto com a Comissão Central e terão papel de supervisão no processo. A posse dos eleitos acontecerá dia 01 de junho.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Governo Isaac Carvalho faz história e Juazeiro realiza primeira eleição direta para gestores escolaes

Por Anna Monteiro/Seduc

Santinhos, cartazes, banners, debates e reuniões marcaram o período de campanha para eleição de Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação, que acontece na próxima sexta-feira (30). No último d
ia efetivo de campanha, visto que o prazo acaba nesta quarta-feira (28), às 8h, os candidatos trabalharam para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do voto como exercício de democracia e garantia de direitos. Com o tema “Agora é no voto”, a Secretaria de Educação de Juazeiro institui pela primeira vez na história do município uma eleição direta para escolha dos gestores, que abrange todas as unidades da rede de forma igualitária.

A candidata Deijalva de Oliveira Rocha, que tem como vice Valtemir Ribeiro, e concorre ao cargo no Colégio Municipal Paulo VI, disse que a campanha foi tranqüila, “apesar de constituir chapa única temos que conscientizar o aluno para exercer seu direito ao voto, pois ele também pode dizer não. Temos que atingir o percentual de 50% mais um dos votos válidos”. Deijalva ainda acrescentou que esse é um momento muito importante e um marco para o mu
nicípio, “é a primeira vez que a comunidade pode escolher seus gestores escolares, que pode decidir os rumos da educação para os seus filhos”.

Na escola Promenor a situação não é muito diferente. A gestora Ileane Damasceno Iamoto, que compõe chapa com Maria da Purificação Marques, ressaltou que o esforço maior foi sobre conscientização, “as pessoas precisam entender a importância dessa iniciativa. É uma mudança de paradigmas. Acabou o tempo de indicações políticas, agora são os alunos, os pais, e a comunidade que escolhe o gestor que quer para sua escola. Esperamos que todos compareçam e que possamos dar mais um bonito exemplo de democracia neste dia 30 de abril”.

Segundo o secretário de Educação, Plínio Amorim, a eleição direta cumpre uma determinação do prefeito Isaac Carvalho. “Ele nos chamou, disse que queria modificar o processo de escolha dos gestores, de uma forma que o tornasse livre das amarras negativas da política, e nós prontamente nos dispomos a realizar a primeira eleição direta do município, pois entendemos que de fato esse é o melhor caminho. Com certeza com diálogo, ética, compromisso e a participação de todos construiremos um futuro muito mais promissor para a educação de Juazeiro”.

Nesta sexta-feira (30) poderão votar alunos com idade igual ou superior a 1
2 anos; pai, mãe, ou responsável legal por estudante regularmente matriculado; professores e servidores públicos municipais estáveis e/ou efetivos, ambos em exercício de suas atividades. Os candidatos já passaram por um exame para aferição de conhecimentos, pelo Curso de Formação em Gestão e agora se preparam para o grande dia.

O processo será acompanhado pelas Comissões Escolares Eleitorais, constituídas por 1 representante do Conselho Escolar; 1 pai, mãe ou representante legal dos estudantes; 1 professor; 1 servidor administrativo; e 1 aluno com idade igual ou superior a 18 anos. As Comissões Escolares trabalharão em conjunto com a Comissão Central e terão papel de supervisão no processo. A posse dos eleitos acontecerá dia 01 de junho.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Seminário discute democracia para o fortalecimento da Educação

Por Anna Monteiro/Seduc

Estudantes secundaristas de Juazeiro, representantes da Secretaria de Educação (SEDUC), da DIREC-15, UBES e gestores escolares participaram na manhã desta terça-feira (27) do Seminário “Os Grêmios Estudantis como Estratégia de Democratização da Escola e Construção da Consciência Cidadã”. O slogan “Jovem Atitude”, utilizado pela organização, traduziu bem o rumo das discussões e trouxe para o centro do palco a importância da criação e revitalização do Grêmio Estudantil para a construção de uma gestão democrática, que assegure a liberdade de pensamento, e o desenvolvimento da consciência crítica.


No início do encontro, que aconteceu no auditório da SEDUC, foi exibido um documentário que retratou a trajetória da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), ressaltando momentos históricos onde a participação das organizações estudantis foi de fundamental importância. Manifestações culturais também fizeram parte da programação. O grupo de Maculelê do ProJovem Adolescente do bairro Itaberaba e a interpretação de poemas baianos fizeram os participantes refletirem, e constatarem que através das artes e da cultura um povo pode expressar-se e imprimir seu legado.

Nas explanações do Seminário, o estudante Júlio Santana falou sobre a metodologia do projeto que prevê a criação e revitalização dos Grêmios Estudantis, e destacou o colegiado como aliado no fortalecimento da gestão democrática nas escolas. Segundo o mesmo, as agremiações devem representar os interesses dos docentes e propor espaços de discussões, reflexões, que promovam diversas possibilidades de ações. O projeto também almeja a distribuição de material informativo, formações, implementação de um plano de metas, e a legalização dos grêmios através de formação de Comissão Eleitoral e aprovação de Estatuto.

Do outro lado do cenário, mas não menos importantes, estão as secretarias responsáveis pela educação pública no município de Juazeiro. Para o diretor da DIREC-15, Flamber Araújo, incentivar a formação dos grêmios é um ato de democracia e respeito ao estudante. “É muito satisfatório ver que o Brasil está livre do ranço da ditadura. Saber que valeu à pena lutar, ir às ruas. Quero que vocês sejam multiplicadores desses conhecimentos e que abram muitos grêmios”, deixou como recado.

Fazendo uma alusão ao sentido de democracia proposto pelo Seminário, Flamber, destacou a iniciativa do governo municipal de realizar as eleições diretas para o cargo de Diretor e Vice-diretor. “Esse ato reflete coragem, mudança de paradigmas e merece nosso total reconhecimento. Inclusive as escolas estaduais que foram municipalizadas passarão pelo mesmo processo. Hoje conseguimos romper algumas dificuldades do passado e podemos dizer que nessa gestão a DIREC -15 e a SEDUC são parceiras, pois entendem que a educação é pública e não municipal ou estadual”, ratificou o diretor.

Feliz com o momento e vislumbrando boas perspectivas para um futuro próximo o prefeito Isaac Carvalho reafirmou que ninguém pode brilhar sozinho. “Todas as mudanças que podemos observar são fruto de um trabalho de equipe. Fiz parte de movimentos associativistas, onde temos que pensar sempre no coletivo e isso me ensinou a ter respeito pelo próximo e a entender que apenas com democracia se vai ao longe. A formação dos grêmios é importante para a comunidade escolar e a eleição direta para gestores que acontecerá nesta sexta-feira fortalece os movimentos da sociedade civil organizada, que se liberta das amarras negativas da política e luta por direitos iguais”, declarou o gestor municipal.

O titular da SEDUC Plínio Amorim, comentou estar feliz por compartilhar anseios de um grupo distinto na sua singularidade, mas que tem como objetivo comum a melhoria da qualidade da educação. “A democracia é o caminho pelo qual temos a certeza que iremos errar menos. O limite é o respeito, a ética e o diálogo. Esse é um momento ímpar, pois vemos estudantes se organizando para implantar grêmios com total apoio das secretarias e do governo, e estamos realizando as eleições para gestores escolares. Só temos que parabenizar o município e atribuir à sociedade todas essas conquistas”, complementou o secretário.

Finalizando, as palestras da Vice-presidente da UBES, Aline Lima de Souza, e do Secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e consultor da SEDUC, Ney Campleo, discorreram sobre o tema do Seminário, esclarecendo dúvidas e norteando etapas. “É a pluralidade respeitando as diferenças, concedendo autonomia e apostando no poder e direito do voto. É assim que se fortalece, assim que se melhora a Educação do nosso país”, afirmou Ney Campelo.

Veja mais imagens abaixo:


Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Formação de turmas multisseriadas reúne professores no Promenor

O auditório da Escola Promenor recebeu hoje (26) mais de 50 educadores das turmas multisseriadas do interior de Juazeiro. A formação, que ocorre uma vez por mês, teve 8 horas de duração.

O objetivo do encontro é formar o educador para o trabalho que atenda às especificidades das turmas que unem alunos de anos/séries diferentes. Veja as imagens abaixo:

terça-feira, 20 de abril de 2010

Seminário aborda relação entre os Grêmios Estudantis e a Gestão Democrática


Numa promoção da Secretaria de Educação de Juazeiro, DIREC-15 e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), acontece na próxima terça-feira (27) o Seminário “O Grêmio Estudantil como Estratégia de Democratização da Escola e Construção da Cidadania”. O evento será realizado no Auditório da SEDUC, das 8h às 12h.

O seminário é uma das etapas do projeto de criação e revitalização dos grêmios estudantis nas escolas públicas de Juazeiro. Na opinião do Gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada da SEDUC, Clériston Andrade, “mobilizar os estudantes, para estes se engajem e participem dos debates sobre a vida de cada unidade escolar, é uma tarefa que se impõe. Esse é o caminho não só para assegurar a democracia na gestão pública, mas também para favorecer o desenvolvimento da consciência crítica dos educandos”.

O seminário terá como palestrante principal o professor Ney Campello, atual Secretário Extraordinário da Copa 2014 do Governo da Bahia e Ex-secretário de Educação de Salvador. Na sua fala, ele abordará a atuação dos grêmios no fortalecimento da gestão escolar democrática.

Compõem o público-alvo do projeto todas as unidades escolares que trabalham com o Ensino Médio ou com as séries finais do Ensino Fundamental. As entidades envolvidas se encarregarão de oferecer o suporte necessário para que as escolas criem ou revitalizem seus grêmios. A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita nas diversas escolas envolvidas com o projeto.

Mais informações, pelo telefone 3612-3362.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SEDUC divulga edital para o ingresso no Curso Pré-Vestibular

Por Anna Monteiro/Seduc (ASCOM/PMJ)

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) divulgou nesta sexta-feira (16) o edital nº 004/2010, que dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no curso pré-vestibular ofertado pelo município. Entre as principais disposições estão o provimento de 300 vagas para alunos que tenham concluído, ou que estão cursando o último ano do ensino médio, independente da idade, na rede pública de ensino ou particular (desde que bolsista integral ); e a classificação por currículo escolar (levando-se em consideração a média aritmética obtida, no ensino médio, em português e matemática) em ordem decrescente até o número de vagas. O período de inscrição para os candidatos é de 19 a 23 de abril, das 19 às 21h30, no Colégio Municipal Paulo VI.

Os interessados deverão preencher gratuitamente um formulário de inscrição, e apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade; histórico escolar; comprovante de residência; e para alunos da rede privada (declaração da escola atestando que o mesmo é beneficiário de bolsa integral. Esta declaração deve conter o CNPJ da instituição de ensino, carimbo e assinatura do responsável). Serão desclassificados aqueles que não atenderem os requisitos exigidos em edital. Quando aprovado no processo seletivo, o candidato deverá realizar matrícula nos dias 03, 04 e 05 de maio.

O curso pré-vestibular tem como objetivo proporcionar uma educação complementar de qualidade aos alunos de baixa renda que não tem oportunidade de se prepararem para o ingresso em instituições de ensino superior. Estas e outras normas para o ingresso no curso podem ser conferidas no edital em anexo.

Confira o edital

3ª Etapa das Formações do Programa AlfabetizAção foi realizada nesta sexta

Os professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental participaram, nesta sexta-feira (16), da terceira etapa de formações do Programa AlfabetizAção. Cada etapa é dividida em dois dias, com quatro horas de formação cada, e é realizada todos os meses.
Os 240 educadores que foram a UNEB nesta manhã voltam a se encontrar com a equipe de formação amanhã, sábado (17), para o complemento da etapa. Abaixo, as imagens do encontro:


Comissão divulga resultado de recurso

Decisão Final – Recursos_ (2ªetapa – Entrevista)

A Comissão designada pelo Secretário Municipal de Educação, constituída através da Portaria/GAB/SEDUC nº 262/2009, para acompanhar o processo seletivo para Professor Alfabetizador da Rede Municipal de Ensino, analisou o recurso interposto pela candidata, concluindo da forma a seguir aduzida:

Considerando que a professora MARIA CONCEIÇÃO FERREIRA VIRGOLINO, aprovada na 1ª etapa (prova escrita), procurou a Gerência de Ensino Fundamental, EJA e Ed. Especial para obter informações sobre o local e horário da ENTREVISTA (2ª etapa do processo) data em que a citada gerência não dispunha dessa informação e, considerando, ainda, que o instituto responsável pelo processo de certificação - IDESAB não conseguiu manter contato com a candidata, esta comissão resolve deferir o pedido em pauta, e dar ciência ao instituto para que se proceda a marcação de nova entrevista.

Gerlane Fernandes da Silva, Matrícula nº 1584-0

Mary Adriana dos Santos Evangelista, Matrícula nº 998-0

Maria Sônia do Nascimento Passos, Matrícula nº 18264-0

Renata Carla de Sousa Gouveia, Matrícula nº1387-0

Clériston José da Silva Andrade, Matrícula nº 18264-9

Cristina Maria Paixão, Matrícula nº185344-2

quarta-feira, 14 de abril de 2010

SEDUC convoca gestores para reunião sobre os jogos escolares

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) convida todos os gestores das escolas públicas e particulares do município a participarem de uma reunião na próxima segunda-feira (19), às 9h, no Colégio Municipal Paulo VI, para tratar sobre o tema “XXII Jogos Escolares”. Podem participar também representantes legais das instituições de ensino.

Maiores informações com o coordenador dos jogos, Gilmar Nery, pelos telefones (74) 3612-3350, e 8808-0121, ou através do e-mail
nery-ba@hotmail.com.

terça-feira, 13 de abril de 2010

DIVULGADO O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA CERTIFICAÇÃO DE PROFESSOR ALFABETIZADOR

A SEDUC e o IDESAD divulgam o resultado final do Processo Seletivo Interno de Certificação dos Professores Alfabetizadores. De acordo com informações da instituição responsável pela certificação, os números das etapas de todo o processo foram os seguintes:

Número de pessoas inscritas: 163
Número de candidatos que realizaram a prova escrita: 102

Número de candidatos aprovados na prova escrita: 50

Dos 50 aprovados, somente 47 participaram da entrevista – uma candidata foi eliminada por não ter apresentado a comprovação de escolaridade no momento da entrevista, conforme a exigência do Edital.

46 professores foram classificados e recebem a certificação de professor alfabetizador, conforme a relação que você acessa aqui.

sábado, 10 de abril de 2010

Encontro reúne quatro programas de formação da SEDUC

O sábado de formações reservou o encontro, realizado no Colégio Paulo VI, de quatro diferentes programas implementados pela Secretaria de Educação de Juazeiro na rede municipal de ensino.
Os professores da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental deram continuidade aos estudos do Programa AlfabetizAção, seguindo as orientações da Coleção do Professor Alfabetizador - elaborada pelo nucleo de formadores da SEDUC.
No auditório, os professores dos programas Se Liga e Acelera se reuniram para refletir e aprimorar sua prática. A formação segue as diretrizes do Instituto Ayrton Senna.
Pra completar o sábado, os educadores das escolas contempladas pelo programa Qualiescola I do, do Instituto Qualidade de Ensino, compareceram a mais uma das etapas de formação continuada. Ao todo, eles participam de oito horas de encontros presenciais por mês.

Veja as imagens abaixo

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Comissão da Certificação dos Alfabetizadores divulga parecer relativo aos recursos

A Comissão designada pelo Secretário Municipal de Educação, constituída através da Portaria/GAB/SEDUC nº 262/2009, para acompanhar o processo seletivo para Professor Alfabetizador da Rede Municipal de Ensino, analisou os recursos interpostos pelos candidatos relacionados ao processo seletivo e divulga o seu parecer. Clique aqui e acesse.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Divulgados gabarito e lista de aprovados na primeira fase da certificação de professores alfabetizadores

O IDESAB e a SEDUC divulgam o gabarito da prova e a lista de aprovados no processo seletivo, que se trata da primeira fase do programa de Certificação dos Professores Alfabetizadores da rede municipal de ensino. Clique e baixe a lista aqui.

Formação para secretários escolares muda de local

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) informa que o encontro de formação continuada para secretários que aconteceria nos próximos dias 08 e 09 (quinta e sexta-feira) no auditório da secretaria, foi transferido para o Colégio Municipal Paulo VI. A medida foi tomada por conta de uma manutenção que está sendo realizada no prédio da SEDUC.

Secretários das escolas municipais e dos centros de educação infantil deverão comparecer nas seguintes datas e horários: dia 08, funcionários da sede; dia 09, do interior; das 8 às 13h30h.

Fonte:
www.juazeiro.ba.gov.br/