segunda-feira, 31 de maio de 2010

Portaria nomeia novos gestores das escolas municipais

A Secretaria de Educação de Juazeiro torna pública a portaria N° 053/2010 que nomeia os diretores e vice-diretores eleitos no dia 30 de abril. Eles tomam posse nesta terça-feira (01), às 8h, na Câmara de Vereadores. Clique aqui e veja a lista completa.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SEDUC torna público Termo de Compromisso que será assinado no ato de posse dos Diretores e Vice-Diretores

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) tornou público nesta quarta-feira (26) o Termo de Compromisso que deverá ser assinado pelos Diretores e Vice-diretores no ato de posse, que será realizado no próximo dia 01 de junho, às 8h, na Câmara de Vereadores. Em uma iniciativa histórica o município realizou a primeira eleição direta aos cargos, no dia 30 de abril, e os alunos, pais, e servidores puderam escolher os seus gestores escolares. Todos os eleitos deverão ler o Termo anteriormente a solenidade e ao assinar estarão concordando e assumindo o compromisso de garantir o direito de aprender de cada estudante.

Entre os principais pontos expressos estão as atribuições dos Diretores que deverão representar a escola, responsabilizando-se pelo seu adequado funcionamento, especialmente em relação ao cumprimento dos dias letivos, das horas-aula, e da qualidade do ensino e da aprendizagem; liderar o processo de construção coletiva e participativa do Projeto Político Pedagógico, Plano de Desenvolvimento da Escola, e Regimento Interno; divulgar à comunidade escolar o relatório de atividades desenvolvidas; manter o arquivo atualizado e fornecer todos os dados requeridos pela Secretaria de Educação.

O Diretor deverá também divulgar à comunidade escolar a movimentação financeira e os resultados de aprendizagem dos estudantes, preferencialmente a cada bimestre; estimular o envolvimento dos pais, da comunidade e de voluntários dentro e fora do estabelecimento escolar; implementar e assegurar condições para o adequado e pleno funcionamento do Conselho Escolar; apoiar os Grêmios Estudantis; e gerenciar mensalmente os resultados dos indicadores de sucesso do aluno.

No âmbito da Educação Infantil, o Diretor, além das atribuições comuns aos outros gestores, deverá também realizar, quando necessário, encaminhamento das crianças da escola, aos serviços de saúde do município; procurar caminhos para minimizar os índices de evasão; organizar e manter atualizado registros de dados sobre cada turma, a fim de melhor orientar o trabalho a ser desenvolvido pelo educador.

Com a autonomia da gestão financeira, através Lei Nº 2.082 / 2009, que institui o Fundo para Autonomia da Escola (FAFE), fica autorizado ao dirigente escolar a realização de despesas relacionadas à manutenção e desenvolvimento do ensino conforme disposto na legislação específica. Dentro do disposto, a escola não poderá contrair dívidas, de qualquer natureza, que ultrapassem os recursos financeiros pelo respectivo órgão de educação ou por elas gerados e que não sejam autorizados pelo Conselho Escolar. O mesmo perderá seu cargo, em prejuízo de outras sanções, se não prestar contas no prazo devido ou caso aplique indevidamente os recursos recebidos.

Cabe ao Vice-Diretor substituir o Diretor em seu impedimento legal até trinta dias; assessora, direta ou indiretamente, o Diretor no planejamento, execução e avaliação de todas as atividades administrativas, financeiras e pedagógicas; encaminhar ao Diretor todas as informações relativas ao funcionamento do seu turno; colaborar, integralmente, para o desempenho de todas as atribuições do Diretor; e cumprir todas as demais normas relativas ao exercício de seu cargo. Confira maiores detalhes nos documentos em anexo:

Termo de Compromisso Gestor Escolar - Escola sem Vice

Termo de Compromisso Gestor Escolar

terça-feira, 25 de maio de 2010

Eleitos democraticamento, diretores e vices serão empossados por Isaac dia 1º de Junho

Por Anna Monteiro/Seduc

Na próxima terça-feira (01 de junho), às 8h, na Câmara de Vereadores, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, empossará os Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação, eleitos em 30 de abril de 2010. Com o tema “Agora é no Voto”, a secretaria de Educação (SEDUC) realizou a primeira eleição direta para o cargo na história do município, abrangendo todas as unidades de educação de forma igualitária.

Para concorrer os candidatos deveriam ter formação de nível superior ou estar cursando graduação em Licenciatura Plena; ter no mínimo três anos de efetivo exercício de docência na rede municipal; e dispor de carga horária compatível com o regime de trabalho. Os inscritos submeteram-se a uma prova de conhecimentos e habilidades gerenciais; participaram do Curso de Formação em Gestão e por fim pleitearam ao cargo nas urnas.

Todo o processo fundamentou-se na necessidade de assegurar a participação dos servidores públicos; no desejo de estabelecer condições de gerenciamento competente e democrático para tornar mais efetiva a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas; e nos princípios que, oriundos da legislação brasileira, norteiam a gestão educacional de Juazeiro como: integração, transparência, liberdade, pluralismo, igualdade, valorização e avaliação.

Segundo o secretário de Educação, Plínio Amorim, fazer cumprir a Lei da Gestão Democrática, que instituiu a primeira eleição direta da história de Juazeiro, foi mais um compromisso cumprido pelo prefeito. “É preciso um gestor competente, sensível e comprometido com a população para ter iniciativas como essa. Isaac torna a educação um espaço livre das amarras negativas da política e quem ganha com isso é Juazeiro. Esse é um momento histórico e estamos muito felizes de tê-lo tornado real”.
Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sábado, 22 de maio de 2010

Veja as fotos da formação de Sábado

Sábado foi dia de formação para os professores de 3ª e 4ª séries e das disciplinas de Geografia, História e Matemática. Veja as imagens abaixo:

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Formadoras da SEDUC participam de encontro da Escola Ativa em Salvador

Professores de 147 municípios baianos, incluindo Juazeiro, estão reunidos em Salvador para discutir a educação ofertada pelas escolas da zona rural. O encontro, que acontece até sexta-feira (21), faz parte da formação de profissionais do programa Escola Ativa, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais.

As discussões perpassam pelo tema central “Alfabetização e Letramento”. Para a pedagoga e doutoranda em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Ana Carolina Marsiglia, não existe uma ‘receita’ pronta para a educação, pois ela vai variar de acordo com cada universo em que estiver inserida. “As informações discutidas aqui são traduzidas em práticas pedagógicas aprofundadas, que contribuem para a formação dos alunos em cada município”, explica Ana Carolina, que é uma das palestrantes do evento.

Os participantes da formação vão assumir o papel de multiplicadores em seus municípios, transmitindo o conhecimento adquirido para outros professores. Etelvina Vieira, uma das multiplicadoras de Campo Formoso, reconhece os resultados do programa, em oito anos de atuação no município. “Os principais avanços estão relacionados aos conhecimentos das crianças e à participação da comunidade no processo educacional. Aquelas comunidades que trabalham com o Escola Ativa são mais organizadas socialmente”, ressalta.

O Escola Ativa está presente em 328 municípios, beneficiando quase 183 mil estudantes de seis mil escolas multisseriadas, que contêm alunos de diferentes idades. Alcobaça é um dos municípios que aderiram ao programa em 2010. “Hoje, os professores trabalham com livros didáticos de séries regulares. O Escola Ativa vai auxiliá-los no planejamento e didática nas classes multisseriadas”, afirma a professora Andréa de Oliveira, multiplicadora de Alcobaça.

A proposta do Escola Ativa é reconhecer e valorizar todas as formas de organização social, por meio de uma metodologia de ensino específica para estudantes da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Esta metodologia é baseada no levantamento de problemas da realidade local, relacionando-os aos conhecimentos teóricos para, assim, buscar soluções para as dificuldades enfrentadas no campo.
Fonte: SEC-BA

quinta-feira, 6 de maio de 2010

As Mudanças na Educação de Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) possui uma política educacional pautada na aprendizagem do aluno, valorização e capacitação do professor, e gestão democrática. Para alcançar tais objetivos, diversas ações foram planejadas, programas pedagógicos elaborados e discussões públicas foram realizadas, a exemplo do debate sobre a formatação do Plano Municipal de Educação (PME), que re
gimentará a educação municipal nos próximos dez anos. Além disso, as políticas desafiadoras – salariais, imóveis, materiais, pedagógicas, e de gerenciamento – traçam o norte desta iniciativa inovadora.

Com foco no aluno foram criados projetos pedagógicos como “É Hora de Ler” que distribuiu 25 mil livros paradidáticos e 6 bibliotecas móveis, incentivando o despertar para leitura na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Dentro desta perspectiva foram criados também o “É Hora de Alfabetizar”, com aulas no contraturno para incentivar a leitura e escrita; “Tempo de Aprender”, com intervenções pedagógicas e visitas formativas às escolas; “Musicalização na Educação Infant
il”, promovendo o prazer de ouvir música, desencadeando habilidades; “Rádio Escola”, utilizando o rádio como ferramenta para entretenimento, elaboração de projetos de cidadania e melhoria da
Escola de pais - o papel da família na educação dos alunos
comunicação.

“EJA – É Tempo de Voltar”, diminuiu a evasão na Educação de Jovens e Adultos; “Escola de Pais”, trouxe a comunidade para dentro da escola e resgatou o papel da família; “Music&Arte”, organizou corais valorizando a musicalidade na formação integral do aluno. Tais programas educacionais foram aferidos pelo Gerenciamento dos Indicadores de Sucesso (GERIS) – instrumento eficaz para as intervenções, em tempo real, na rede municipal, que acompanha informações de alta correlação com o desempenho do aluno; e pelo “Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro – SAEJ”, que tem como objetivo verificar o nível de aprendizagem de todos os alunos do Ensino Fundamental em Matemática e Língua Portuguesa, com relação aos descritores básicos dessas áreas de conhecimento.

Quanto ao docente foi concedido em pouco mais de um ano 23% de reajuste salarial; e realizada a maior política de concessão de Licença-Prêmio da história do município (prestada de forma democrática e justa). Como forma de incentivo a Secretaria de Educação custeia mais de 60 licenciaturas para professores na Plataforma Freire; 25 especializações para Atendimento Educacional Especializado; e 11 para Tecnologias Educacionais pelo PROINFO. Além de realizar a maior e mais abrangente política de formação continuada de Juazeiro.

A equipe da SEDUC compôs a Primeira Proposta Curricular da Rede, criando a Coleção do Professor Alfabetizador e o Programa Alfabetização Já; certificou os coordenadores e alfabetizadores; estabeleceu parcerias com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) – que atua como consultor e formador, com o Instituto Airton Senna – que implementou o Programa de Correção de Fluxo, com a Universidade Aberta do Brasil, e Núcleo de Tecnologia Municipal.

Fazendo cumprir a Lei da Gestão Democrática, a SEDUC realizou a primeira Eleição Direta para escolha de Diretores e Vice-diretores escolares, fortaleceu os Conselhos Escolares, e iniciou uma ação para reativação e fortalecimento dos Grêmios Estudantis. Implantou o Fundo para a Autonomia Financeira da Escola (FAFE), dando mais liberdade e facilitando a vida diária das unidades de ensino.

Com trabalho e esforço de toda uma gestão municipal conseguiu três ônibus escolares através do Ministério da Educação e o maior número de creches destinadas à Bahia pelo Governo Federal. “Há mais de 20 anos Juazeiro não vê a construção de um Centro de Educação Infantil e agora conseguimos cinco. Esse é um número excelente”, disse o titular da pasta, Plínio Amorim.

No âmbito das melhorias da estrutura física estão sendo realizadas amplas reformas escolares, das quais quatro unidades já foram entregues à população. Ao todo serão construídas 31 salas de aula, ampliadas cantinas, construídos laboratórios, feitos revestimento e piso em cerâmica, além de outras melhorias. Foram distribuídas 5.600 carteiras escolares, 30 geladeiras, 10 máquinas de lavar, 20 fogões, entre outros equipamentos e construídas 09 Salas de Recursos para atendimento da Educação Inclusiva, com a previsão de mais 14 para o segundo semestre desse ano.

31 salas ampliadas, mais de 5 mil carteiras e salas de recursos para a educação inclusiva.
“Todos esses avanços nós devemos ao esforço conjunto de uma equipe e a sensibilização do nosso prefeito Isaac Carvalho, que tem a Educação como uma das suas prioridades. Nada disso é mágica. Tudo é fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento. Esse é apenas o início do caminho. Nosso foco é a aprendizagem do aluno e todos os outros fatores convergem para esses objetivos. E para esse sucesso temos que garantir no mínimo o cumprimento dos 200 dias letivos, a freqüência dos professores, alfabetização na idade correta, redução do abandono escolar, gestão escolar eficiente, e correção de fluxo”, complementou o secretário Plínio Amorim.

Comunicado

A SEDUC comunica que a UNEB está fazendo levantamento dos nomes de professores interessados em fazerem os cursos da Plataforma Freire de Pedagogia, Artes, Letras e História. Podem manifestar interesse os professores efetivos da rede municipal que não têm licenciatura ou que estejam atuando fora da sua área de formação.

É necessário lembrar que os educadores que ministram aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental devem optar por Pedagogia, ou seja, a licenciatura que legalmente lhes habilita para a referida modalidade.

Só serão validadas as inscrições para as disciplinas de História, Artes e Letras com a comprovação de que os professores atuam ou atuaram recentemente na docência das referias áreas.

Os interessados devem ligar para a SEDUC até sexta-feira, dia 07 de maio, no telefone 3612-3362 e falar com Camila Daiane ou Sirlange, entre 7h30min e 13h30min. Os dados necessários são RG, Telefone e nome da escola de lotação.

A SEDUC esclarece que o prazo exíguo foi fixado pela universidade responsável pelos cursos.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público promove evento em Petrolina com Concurso para Alunos

Dentro das ações previstas no programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU), a Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Social de Petrolina (Facape) estará promovendo o curso de educação presencial. O evento será realizado entre os dias 7 e 11 de junho. O curso, direcionado para Agentes Públicos, Conselheiros Municipais e Lideranças Municipais, será realizado no município de Petrolina, que também contará com a participação de alguns municípios circunvizinhos, como Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Juazeiro, Curaçá e Sobradinho.

Além das aulas, que devem durar cinco dias, serão oferecidas palestras e oficinas. A capacitação será ministrada por técnicos da Controladoria Geral da União. O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) e tem como objetivo fazer com que cada cidadão atue para melhor aplicação dos recursos públicos. O programa ainda tem o intuito de sensibilizar e orientar a todos sobre a importância da transparência na administração pública.

O programa promoverá ainda o Concurso Cultural na modalidade paródia de canções para alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O tema é: "Todo mundo de Olho Vivo no Dinheiro Público!" O regulamento pode ser acessado aqui.

Com Informações de Taisa Alencar- Ascom/PMJ

sábado, 1 de maio de 2010

Compromisso cumprido: Diretores e Vice-Diretores são eleitos por voto direto em Juazeiro

Texto de Anna Monteiro/Seduc

Um ato de civismo, cidadania, e democracia foi realizado nesta sexta-feira (30), por centenas de alunos, pais, responsáveis, e servidores, que escolheram pelo voto os Diretores e Vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Educação de Juazeiro. Por direcionamento do Prefeito Isaac Carvalho, a Lei da Gestão Democrática se fez cumprir, e a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou a primeira eleição direta para os cargos, transformando o momento em um marco para a educação do município.

Com a iniciativa foram asseguradas a participação dos servidores públicos municipais, e da comunidade na gestão das escolas; estabelecidas condições de gerenciamento competente e democrático, tornando mais efetiva a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das unidades de ensino; e reafirmados os princípios, oriundos da legislação brasileira, que norteiam a gestão educacional em Juazeiro: integração, transparência, liberdade, pluralismo, igualdade, valorização e avaliação.

Segundo a Comissão Eleitoral Central, a votação aconteceu como o previsto, de forma organizada e sem maiores sobressaltos. “Preparamos tudo com bastante antecedência, o que nos deu a tranquilidade necessária no momento eleitoral. Tivemos um bom colegiado e podemos dizer que as expectativas foram superadas. Logo após o horário de encerramento os votos começaram a ser apurados pelas Comissões Eleitorais Escolares e os resultados então registrados em ata. Oficialmente serão divulgados dia 12 de maio, por conta de questões legais”, explicou a coordenadora do processo, Lucinete Alves.

O prefeito Isaac Carvalho conferiu de perto a eleição na escola Leopoldina Leal, e disse estar muito satisfeito com a mudança de paradigma. “Democracia é para ser exercida na prática. Temos que rever hábitos antigos e ter a coragem para mudá-los. Realizar a primeira eleição direta para diretor é construir a educação com a participação de todos, inclusive da comunidade. Temos certeza que teremos um salto na qualidade da educação, pois esta ação está integrada a toda política educacional deste município, que tem como prioridade o aprendizado do aluno”, destacou. O prefeito dará posse aos eleitos no dia 01 de junho.

Widney Israel Alves da Silva, de 12 anos, estuda no Colégio Municipal Paulo VI e conta sua primeira experiência com o voto, “estou muito feliz de poder dizer quem eu quero para diretor. Me sinto cidadão. Fiquei até emocionado, e espero sempre poder contribuir com a minha opinião”. Paola Ferreira, de 14 anos, também expressou suas sensações, “esse é um momento muito importante para nossa cidade, e um bom exercício de cidadania para nós adolescentes”.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, explicou que esse foi um grande compromisso de campanha, agora cumprido por Isaac Carvalho. “É preciso um gestor competente, sensível e comprometido com a população para ter iniciativas como essa. Isaac torna a educação um espaço livre das amarras negativas da política e quem ganha com isso é Juazeiro. Esse é um momento histórico e estamos muito felizes de conseguir torná-lo real”. Gilmar Miranda dos Santos, pai de aluno, votou e ratificou as palavras do secretário, “agora de fato começam as mudanças, pois estamos exercendo nossos direitos, como tem que ser”.

Os candidatos ao cargo realizaram um exame para aferição de conhecimentos, pelo Curso de Formação em Gestão e tiveram um período para realizar campanha. Agora a expectativa é pelo resultado das urnas. “Estamos ansiosos, pois trabalhamos pra valer. A comunidade e os estudantes passam a ter um papel de destaque nesse cenário e acreditamos que juntos somos mais fortes, que educação se faz com a participação de todos. Agora é esperar e quem sabe comemorar”, ponderou a concorrente Deijalva de Oliveira.

Fo
nte: www.juazeiro.ba.gov.br