terça-feira, 29 de junho de 2010

Informe da UNEB


A UNEB comunica aos professores cursistas que o V Módulo do Curso de Pedagogia da Plataforma Freire acontecerá no período de 10 a 17/07/2010.

domingo, 27 de junho de 2010

Biblioteca do Professor distribuirá 6 milhões de livros

Os professores da educação básica pública terão agora livros específicos para eles. É o Programa Nacional Biblioteca da Escola – acervo do professor criado pelo Ministério da Educação. O programa vai fornecer material de apoio teórico e metodológico para o trabalho do professor em sala de aula e contribuir como ferramenta para o planejamento de suas aulas.

A biblioteca contará com 154 títulos que compõem acervos a serem distribuídos por categorias. São 53 títulos para os anos iniciais do ensino fundamental; 39 para os anos finais do ensino fundamental; 45 para o ensino médio e educação de jovens e adultos; e 17 para os anos iniciais e finais do ensino fundamental da educação de jovens e adultos.

Os livros abordam conteúdos sobre alfabetização, língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, física, química, biologia, filosofia, sociologia, artes, educação física, inglês e espanhol. Serão distribuídos seis milhões de títulos para os professores das escolas públicas das 27 unidades da Federação. O investimento na Biblioteca do Professor é de R$ 78 milhões.

A definição dos acervos levará em conta o número de alunos e turmas de cada escola pública. Até o final deste ano, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) distribuirá as obras para as instituições públicas de ensino.
Confira a relação dos títulos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Plano Municipal é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores

Foi aprovado em seção ordinária na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta terça-feira (22), o Plano Municipal de Educação (PME), que tem como objetivo traçar as diretrizes e metas para a educação nos próximos dez anos. O documento passa a ter validade após a sanção do prefeito Isaac Carvalho, que ocorrerá na próxima semana.

Formulado pelo Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Educação (SEDUC), e amplamente discutido na Conferência de 2009 com quase dois mil profissionais e organizações ligadas ao setor, o PME torna-se um dos documentos mais importante da área, pois contém todo o planejamento necessário para melhoria da qualidade do ensino no município.

Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, esse é um grande avanço para Juazeiro. “O Plano foi construído de forma aberta e democrática, com a participação de toda comunidade escolar, o que garante o desenvolvimento de uma política educacional sólida. Estamos muito felizes por mais esse momento que marca a história da educação do nosso município”.

Ana Monteiro / Ascom PMJ

terça-feira, 22 de junho de 2010

Entrega de Certificados do Brasil Alfabetizado é marcada pela emoção

Com muita emoção e entusismo, dezenas de jovens, adultos e idosos, receberam na manhã desta terça-feira (22), os certificados de conclusão do programa Brasil Alfabetizado. A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Municipal Paulo VI, e contou com a representatividade de 30 núcleos do município. Ao todo 400 alfabetizadores, e 4 mil pessoas compõem o programa etapa 2009 / 2010, que tem como objetivo abrir uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, através da alfabetização. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios, que recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Em Juazeiro é coordenado pela Secretaria de Educação (SEDUC).

A senhora Adélia da Silva, garantiu que sua vida mudou depois da experiência. Antes a aposentada que tinha suas atribuições limitadas aos afazeres domésticos e ao lazer da conversa com os vizinhos, hoje pensa até em aprender outras línguas e viajar para fora do país. “É muito importante poder pegar uma caneta e assinar o próprio nome. Poder ler um anúncio, um documento de identidade, jornal ou revista. Começamos pelo português e quero aprender inglês e francês para poder conhecer outros lugares. Vou continuar estudando e quem sabe até fazer faculdade. Tenho fé que ainda vou vivenciar muitos outros momentos como esse”, relatou.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, parabenizou os concluintes e a equipe envolvida, “vocês são campeões, vencedores. Participar desse momento me deixa muito feliz. Procuro dar autonomia e apoio à equipe do Brasil Alfabetizado e estou satisfeito com os resultados. Presentes ao evento o vereador Nilson Alves e o presidente da Câmara, Crisóstomo Lima (Zó), também deixaram palavras de incentivo aos alfabetizados. “O município está de parabéns por desempenhar com tanta envergadura esse papel. Agora vocês podem ver o Brasil e o mundo com outros olhos, com os olhos da leitura e do conhecimento”, ponderou Alves. Já Zó ressaltou a importância do momento que Juazeiro vive na educação, “estamos um passo adiante. O povo precisa de educação e a gestão municipal tem investido, acreditado, e feito um excelente trabalho”.

domingo, 20 de junho de 2010

Em tempo: Confira a reportagem sobre a posse de diretores e vices

UNEB: Professores do DCH III retornam às aulas no dia 28 de Junho

Professores do Departamento de Ciências Humanas, campus III, em reunião realizada sexta-feira (18) decidiram aprovar um calendário de retorno às aulas letivas na graduação para o dia 28 de Junho, em virtude da dificuldade de mobilizar alguns alunos para o retorno, pois alguns deles retornaram as suas cidades de origem e de já haver um recesso letivo programado para o dia 22 até o dia 27, decretado pelo Governo do Estado face aos festejos juninos. Nos dias 19 e 21, professores do Departamento ficarão responsáveis por ações administrativas como a realização de duas bancas de Seleção Pública para professor substituto.

Fonte: Redação Multiciência

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SEDUC e escolas em ritmo de festas juninas

“Olha pra o céu meu amor. Vê como ele está lindo. Olha praquele balão multicor como no céu vai sumindo.” É neste clima de São João e muito arrasta pé que diversas escolas da Rede Municipal de Educação realizarão seus arraiás juninos com o apoio da Secretaria de Educação (SEDUC). As festas terão comidas típicas, quadrilhas, escolha da Rainha do Milho, sanfoneiro, sorteio de balaio junino, barracas, entre outras atividades, que serão abertas aos estudantes, família e comunidade.

Na sexta-feira (18) a animação ficará por conta da Escola José de Araújo Souza, no bairro Piranga, a partir das 16h. No sábado (19) serão realizadas programações nas Escolas José Padilha, no bairro Alto do Cruzeiro, e Nossa Senhora das Grotas, no Alagadiço, também às 16h. E das 18 às 22, será a vez dos alunos dançarem forró no Colégio Municipal Paulo VI, que promoverá o arraiá “Seleção rumo ao Hexa”, em clima de Copa do Mundo.

Também no sábado (19) os servidores e funcionários da SEDUC se confraternizarão no “Forró do Candeeiro”, que acontecerá a partir das 16h, no Clube dos Comerciários. A coordenação do evento informa que será uma grande festa com muita comida típica, animação por conta do forrozeiro Ivan do Acordeom, e homenagens aos aniversariantes do trimestre.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Copa Começou

Clipe do cantor de Hip-Hop,K'naam, cantando a musica oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do SUL. A Copa Está Viva!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Shosholoza!

Por Clériston Andrade

O filme Invictus tornou conhecida em todo o mundo uma tradicional canção africana: “Shosholoza”. Segundo a Wikipédia, a canção ganhou ainda mais popularidade depois que a África do Sul ganhou a Copa do Mundo de Rugby em 1995. Aliás, esta é a saga contada no aclamado filme de Clint Eastwood.

A música voltou à tona com a chegada da Copa do Mundo. Ritmada e de fácil apelo ao gosto popular, ela não pode perder o que há de mais precioso em sua mensagem. Shosholoza é uma exortação à perseverança, à abnegação de continuar caminhando e superando todo e qualquer obstáculo.

Literalmente, a palavra Shosholoza significa “ir em frente”. Esta é a frase que pode ser aplicada a vida de qualquer individuo, mas que serve também para mover um povo em busca do seu ideal.

O filme Invictus narra o período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, tornando-se presidente em 1994 e nos anos que se seguem. Na luta contra a segregação racial na África do Sul, o rugby (esporte pouco conhecido no Brasil) é utilizado para diminuir a separação entre negros e brancos, fomentada por quase 40 anos de Apartheid.

Para o povo africano, “ir em frente” era sinônimo de esperança. Vencer era não retroceder diante das aparentes derrotas, ante as barreiras que se levantavam contra o surgimento de uma nova e grande nação.

Para qualquer um de nós, “ir em frente” é não abrir mão de sonhos, ideais e alvos que digam respeito ao bem comum, à construção de uma sociedade mais fraterna e justa.

Não retroceda. Shosholoza!

A letra da canção difere de acordo com algumas versões, como as transcrições. Está aqui um exemplo:

Ku lezontaba
Stimela siphum' eSouth Africa
Wen' uyabaleka
Wen' uyabaleka
Ku lezontaba
Stimela siphum' eSouth Africa

Tradução livre

Ande rápido
Naquele trem das montanhas
Da África do Sul.
Você está indo embora,
Naquelas montanhas.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Sobre a única história. Vale a pena ver


O vídeo está em inglês. Mas, para quem quiser, há uma opção no viewer do vídeo que permite colocar legendas (subtitles). Clique e escolha a língua de sua preferência…

domingo, 6 de junho de 2010

Pré-inscrições na Plataforma Freire se encerram nesta segunda-feira

Estão abertas até segunda-feira (7) as pré-inscrições para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), por meio da Plataforma Freire. O professor interessado em participar do plano pode selecionar até três opções de curso.

Depois da pré-inscrição, acontece a validação/homologação da inscrição pelas secretarias municipais de Educação, a partir de terça-feira (08), seguida da composição de turmas pelas instituições públicas de ensino superior (Ipes), que acontece a partir do dia 19 de julho.

Lançado em maio de 2009, o plano tem como meta formar, no período de 2009 a 2011, 330 mil professores que hoje exercem a profissão sem licenciatura.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Implantação do IFBA é discutida em Juazeiro

Reuniram-se nesta terça-feira (01), o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho; o Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Campus Paulo Afonso, Arleno José de Jesus; o secretário de Educação, Plínio Amorim; o chefe de Gabinete Roosvelt Duarte; e o Assessor de Obras e Projetos Estruturantes, Flávio Luiz; no paço municipal para discutir a implantação do Núcleo Avançado do IFBA no município. O convênio já está assinado e o instituto deverá iniciar suas atividades agora no segundo semestre.

Segundo o gestor Isaac Carvalho esse é mais um passo para a recuperação do tempo perdido na educação da Juazeiro. “Serão mais oportunidades, e geração de mão de obra especializada. Cidades menores do que Juazeiro já tem seus núcleos do IF. Nós brigamos por isso e agora teremos nosso núcleo avançado. Vamos lutar para em breve termos um campus digno à proporção da nossa cidade. Esse é o início do nosso resgate e queremos muito mais para a educação de crianças, jovens e adultos”, afirmou o prefeito.

Serão implantados inicialmente cursos técnicos subseqüentes, para concluintes do ensino médio, e a prefeitura arcará com a estrutura física e material humano. O Ministério da Educação garante a Gestão de Ensino. “Estamos nos entendimentos iniciais para implementação do núcleo, que será inicialmente extensão do campus Paulo Afonso. Nesse momento ele nasce tutelado pelo município, com o apoio do governo federal. Posteriormente esperamos que se expanda e tenha um campus próprio, como a cidade merece”, disse o diretor, Arleno José de Jesus.

“Juazeiro mostra de forma clara o esforço político para melhorar sua educação e oferecer melhores oportunidades. Vamos lutar para conseguir com o Plano de Expansão III do IF, a nossa unidade. Penso que Juazeiro vive um momento muito especial na educação e vamos trabalhar com garra para conseguirmos muito mais avanços. O que nós queremos é que nossos jovens e adolescentes aprendam e tenham outras perspectivas para o futuro”, destacou o secretário, Plínio Amorim.

Abaixo, imagens da reunião realizada na SEDUC, na última segunda-feira, com a presença de gestores das escolas municipais:


terça-feira, 1 de junho de 2010

Agora é no voto!

Por Clériston Andrade


A mudança é não é linha de chegada, mas uma forma de caminhar. Ela é feita de passos que são dados em direção a um ideal e se constitui de gestos e atitudes cotidianas.

A gestão democrática não é um objetivo final, mas uma trilha por onde se escolhe andar. Ela é feita de diálogo, comprometimento e sentimento coletivo.

Juazeiro escolheu mudar a sua educação e faz da gestão democrática a sua estrada. Esta é a transformação que se constrói de mãos dadas com cada aluno, pai, funcionário e professor.

A mudança é filha da coragem, irmã da convicção e amiga do progresso.

No último dia 30 de abril, as comunidades que constituem cada escola desta cidade foram às urnas e escolheram os gestores que, neste primeiro dia de Junho, foram empossados. Um ato singular. Pela primeira vez em sua história, toda a rede municipal pôde eleger, de forma direta e democrática, aqueles que irão liderar suas unidades de ensino.

Antes, a opção era pela centralização do poder. Agora é no voto!

Antes, o processo obedecia aos conchavos e interesses meramente politiqueiros. Agora é no voto!

Antes, alguns escolhiam e impunham suas vontades. Agora é no voto!

Antes, a passividade e a inércia. Agora, a mudança se efetiva no voto!