quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Univasf abre 15 vagas para mestrado profissional em matemática

Começam a partir do próximo sábado (1º) e vão até o dia 3 de janeiro as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática. O curso visa atender professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante ao ensino básico.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se associou em 2010 ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e está oferecendo 15 vagas para esta pós-graduação stricto sensu.

O Profmat é um programa semipresencial, com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para professores em exercício na rede pública. O curso tem uma oferta de vagas nacional e é realizado por uma rede de 54 Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este programa foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES.

O objetivo é de, a médio prazo, incrementar a formação matemática do professor do ensino básico em todo o território nacional. Para o coordenador do Mestrado na Univasf, o professor Severino Cirino de Lima Neto, “o curso vai contribuir na formação de um profissional mais qualificado para lecionar matemática no ensino fundamental e médio, além de valorizar o professor e fortalecer o ensino superior na região”.

A admissão no mestrado e a distribuição de bolsas de estudos vão acontecer através de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático previamente definido. A seleção está marcada para o dia 19 de fevereiro de 2011, simultaneamente em todos os locais designados nas instituições associadas, com o conteúdo das disciplinas básicas MA11 – Números, conjuntos e funções elementares, MA-13 Geometria I e MA-14 Aritmética I.

Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pela internet no site http://www.profmat-sbm.org.br. O valor da inscrição é de R$ 27,00 e não há exigência de entregar projeto de pesquisa. As aulas começam no dia 2 de abril de 2011.

Outras informações: Colegiado de Engenharia Mecânica 74. 3614 1938 e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação: 87.3862 3709

Fonte: Univasf

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O ANO NOVO PRESENTE

por Clériston Andrade

Mas como é difícil perceber o óbvio!

Penso, idealizo, sonho justamente sobre o que não domino: o dia que virá.

É o hoje que está em minhas mãos. Se quiser melhorar o futuro de quem amo, é do presente das pessoas eu que devo cuidar.

Amanhã, quando hoje for passado, tenho mais um presente pra dar, um agora para melhorar, uma realidade para consagrar. Assim, construirei uma história de presentes:

Presentes de paz.
Presentes de justiça.
Presentes de solidariedade.

Não conjugue verbos no futuro. Faça de hoje o seu melhor dia. Mais ou menos assim:

Não diga amarei. Ame.
Não diga perdoarei. Perdoe.
Não diga aprenderei. Aprenda.

E o que dizer de 2011?

Ore hoje para que Aquele que governa todos os tempos te abençoe com 365 presentes inesquecíveis!

Feliz ano novo!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Prefeito Isaac Carvalho anuncia Concurso Público em entrevista coletiva

Por Anna Monteiro/Seduc

Após 12 anos sem concurso, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, em uma iniciativa que prevê a democratização do acesso aos cargos públicos, sancionou na manhã desta quinta-feira (23) a Lei Nº 2.141/2010, que dispõe sobre cargos efetivos e ampliação de vagas para integrar o Quadro Permanente de Pessoal da área de Educação do município. A solenidade, que marcou a oficialização do Concurso Público para a área de educação aconteceu no Paço Municipal, e contou com a presença da equipe de governo, representantes do Legislativo e imprensa local.

Serão criadas 392 vagas, distribuídas na sede e nos distritos, para os cargos de professor Brailista; interprete e instrutor de Língua Brasileira de Sinais; articulador de Educação Tecnológica; Secretário Escolar; e professores titulados em Educação Infantil, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, e Educação Física. Esse é mais um passo largo do governo municipal em busca da melhoria da qualidade da educação, após realizar grandes iniciativas nos últimos dois anos, como o concurso para Diretores, e o Programa de Autonomia Financeira das Escolas.

Para a aprovação unânime da Câmara, como de todos os outros projetos enviados ao Legislativo pela Secretaria de Educação, o representante da casa, Crisóstomo Lima (Zó), tem a explicação. “Os projetos propostos pelo segmento nessa gestão procuram transformar a realidade de Juazeiro, são bem feitos, bem amarrados e possuem acima de tudo objetivos claros. Este do concurso chega em hora oportuna e marca mais uma etapa cumprida do compromisso assumido por este governo com a sociedade. Tivemos o prazer de votar e tudo que for para o bem da nossa cidade terá nosso apoio”, concluiu.

Em sua fala o secretário de Educação, Plínio Amorim, destacou a continuidade. “É com muita alegria no coração que estamos aqui para celebrar mais esse momento. Com essa Lei e esse concurso estamos garantindo, além da democratização do acesso aos cargos públicos, a continuidade de um trabalho que se isentará das transições de governo. E pela primeira vez está se abrindo vagas também para professores da Educação Inclusiva”, ponderou. O titular da pasta na oportunidade também destacou o importante papel do Legislativo para aprovação do projeto e o compromisso de Isaac Carvalho com a educação, uma de suas maiores bandeiras.

“A educação não pode mais sofrer com as viradas de governo”. Foi o que garantiu o prefeito Isaac. “As crianças precisam ter ensino de qualidade garantido, independente de quem esteja no governo. O concurso para o setor irá garantir essa ininterrupção e nós estamos muito contentes de poder oportunizar isso. Nós não queremos fazer política por emprego e sim para o bem da sociedade, e pela garantia de direitos. Esse é mais um momento importante para Juazeiro que vem alegrar nosso final de ano”, justificou.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fanfarra do Colégio Paulo VI é a campeã baiana 2010

A fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI foi a vencedora do campeonato baiano 2010. A disputa final aconteceu na cidade de Coração de Maria, onde a fanfarra concorreu com grandes nomes da categoria, como a campeã de 2009 (BAMAD – Madre de Deus). Destaque também para Charles Radson, integrante da fanfarra, que repetiu o desempenho da semifinal e foi escolhido como melhor MOR da Bahia.

Segundo o coordenador, Alfredo Gonçalves, esse é o resultado de muito trabalho, investimento e empenho de todos. “ Nós não temos medido esforços para que esses meninos e meninas possam alçar voos cada vez mais altos. Eles se prepararam bastante e agora colheram os frutos de um ano inteiro de ensaios e preparação. Eles estão de parabéns e a nossa cidade também”, ponderou.

A fanfarra Paulo VI é mantida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação.

Do Blog do Carlos Britto