segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ônibus escolar é entregue na Goiabeira II

Por Anna Monteiro/Seduc

O último ônibus escolar da frota de sete, adquiridos pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), através do programa federal Caminho da Escola, foi entregue na sexta-feira (18), à comunidade de Goiabeira II, região do Salitre. O novo veículo atenderá aos estudantes da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira, e realizará o transporte de Juá à Goiabeira II, passando por localidades como Manoel Patrício, Manga e Panelas. A solenidade de oficialização de entrega do ônibus foi realizada na própria escola, e contou com a participação da comunidade e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cada ônibus escolar custa de R$ 170 a R$ 200 mil, dependendo do porte, e a contrapartida do município é de 1% do valor total. “Com trabalho, esforço e bons projetos da equipe da secretaria, nós conseguimos esses sete veículos, que são os primeiros da história de Juazeiro. O programa é federal, mas se não houver empenho e dedicação não há conquista. Todo mundo quer um ônibus escolar que custe apenas 2 mil para o município, e para isso é preciso articulação política e trabalho conjunto”, afirmou o titular da pasta, Plínio Amorim.

Segundo a gestora da escola beneficiada, Valdete Moreira da Silva, o transporte irá melhorar significativamente a vida dos alunos. “Eles estão muito mais animados, fazendo festa para vir assistir aula. Tudo é novidade, e eles adoram andar no ônibus novo”, constatou. A comunitária Maria dos Anjos concordou, “dar condições para que o aluno estude, reflete no aprendizado. Tudo isso conta muito. Com alunos e educadores motivados com certeza teremos uma educação de melhor qualidade”.

Na oportunidade, o secretário Plínio Amorim deixou claro que o ônibus escolar é para uso exclusivo dos alunos e que todos precisam zelar pelo equipamento. “Estamos lutando para conseguir mais ônibus para que possamos atender ao interior de forma satisfatória. Nem todas as localidades receberam ainda, por isso, é importante que aquelas que já receberam fiscalizem e cuidem bem do veículo que é da comunidade, dos alunos”, destacou.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pontal e Lagoinha recebem oficialmente ônibus escolares

Por Anna Monteiro/Seduc

Na última sexta-feira (12), o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Plínio Amorim, realizou a entrega oficial de dois ônibus escolares que atenderão a região de Pontal e Lagoinha. As solenidades aconteceram nas escolas municipais e reuniram alunos e comunidade, que receberam com entusiasmo os novos transportes adquiridos pelo governo municipal, através de uma parceria com o Ministério da Educação, pelo projeto Caminho da Escola.

Na Escola Municipal Pontal o ônibus evitará muitos transtornos, abrangendo uma área de 70 km, de Curralinho a Pontal. “Antes a gente ficava inseguro e preocupado com o transporte dos alunos. Nossa unidade de ensino recebe estudantes de muitos povoados vizinhos e esse novo carro veio em boa hora. Até os pais se sentem mais tranqüilos, pois agora sabem que o ônibus tem segurança e conforto para seus filhos. O nosso motorista chega a rodar 156 km por dia para pegar e deixar cada criança em casa”, ressaltou a gestora, Suery Taxma Franco.

Em Lagoinha, região de Massaroca, a comunidade compareceu em bom número para oficialização da entrega do ônibus escolar. Zoneide da Silva Lima é estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Rural de Massaroca, e será uma das beneficiadas com o transporte. “Estou muito feliz e mais tranqüila de vir para escola. A gente estuda à noite e precisa de segurança”, justificou. A gestora Ana Maria Gomes, confirmou a expectativa dos alunos, “eles estão fazendo festa. O ônibus aumentou até a freqüência escolar”.

Os veículos têm especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e são adequados às condições de trafegabilidade da zona rural. “Nós queremos pedir para que todos zelem pelos novos equipamentos. Juazeiro adquiriu os primeiros ônibus escolares da sua história no ano de 2010 através dessa parceria com o governo federal e nós além de buscarmos mais, temos que cuidar do que conquistamos. O trabalho continua e esperamos alcançar muito mais avanços”, ponderou o titular da pasta, Plínio Amorim.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Encontro das séries iniciais marca reinício das formações continuadas

Este sábado (12) reservou a volta dos encontros de formação continuada para professores da rede municipal de ensino. Os educadores se reuniram para estudar a Proposta Curricular de Juazeiro. Veja imagens abaixo:

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Volta às aulas na Rede Municipal tem sido tranqüila e marcada pela expectativa dos alunos


Por Anna Monteiro/Seduc

Alunos ansiosos e cheios de expectativas, professores motivados para mais um ano de superação e uma rede municipal de ensino preparada para superar os desafios do ensino-aprendizagem compõem o cenário do início do ano letivo 2011 em Juazeiro. Mais de 30 mil alunos trocaram a diversão das férias pela busca do conhecimento, nesta segunda-feira (07), nas 110 escolas rede. A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) ainda espera mais 5 mil alunos retardatários, que costumam efetivar a matrícula na primeira semana de aula.

Para a estudante Tainara Soares de Matos, de 15 anos, rever os amigos, professores e conhecer a nova turma, está sendo bastante estimulante. “Este ano vou cursar a 5ª série, e sei que tenho que estudar mais. Estou empolgada com as novidades e tenho certeza que esse ano vai ser melhor”, garantiu a aluna. A professora Ivete Ribeiro da Costa confirma o interesse dos alunos, “está sendo um retorno muito tranqüilo, eles estão bem comportados e curiosos com as inovações que nós temos para apresentar”.

A Coordenadora do Colégio Municipal Paulo VI, Eliane Maria Gomes, ressaltou que a organização, apoio e formação da SEDUC foram essenciais para que esse início de ano letivo saísse como o programado. “Retomamos as atividades com todo o suporte necessário, e principalmente com metas e objetivos bem claros e definidos. Aqui na escola, por exemplo, nós iremos trabalhar com simulados focando a Prova Brasil e o SAEJ. Além disso, teremos muitas atividades fora da escola, com passeios e aulas práticas. Vamos buscar promover conhecimento teórico e de mundo para os nossos estudantes, afirmou Eliane.

Para a gerente de Gestão Escolar, Lucinete Alves, este ano o grande desafio é a elevação dos índices do IDEB. “Nós buscamos primeiramente reformular a prática pedagógica, formar adequadamente os educadores, reestruturar a rede, implantar programas de intervenção, e agora vamos atrás dos resultados. Porque todo nosso esforço tem como objetivo a aprendizagem do aluno. Durante o Encontro de Educadores nós entregamos a primeira proposta curricular da rede, e acreditamos que essa iniciativa, bem como todas as outras, auxiliarão na conquista do nosso objetivo”, pontuou.

Cleidiane da Silva Santos acabou de chegar à cidade e espera ter um ensino de qualidade. “Venho de Curaçá e vou estudar a 8ª série aqui em Juazeiro. Ouvi falar muito bem das escolas públicas daqui, e dos professores da rede, então acredito que vou ter uma boa formação. Até porque pretendo fazer ingressar na universidade, então tenho que ter uma boa base de conhecimento”, falou otimista. Os alunos que ainda estão fora da escola, deverão procurar a unidade de ensino mais próxima do seu domicílio, com os pais ou responsáveis para efetivação da matrícula.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Aulas da Rede Municipal de Juazeiro começam nesta segunda-feira (07)

Por Anna Monteiro/Seduc

O ano letivo nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro tem início nesta segunda-feira (07), e as 110 unidades de ensino da sede e interior receberão os mais de 30 mil alunos matriculados até o momento, a partir das 7h. A Secretaria de Educação (SEDUC) preparou todo o suporte necessário para o recomeço das atividades e os estudantes e educadores poderão contar a partir do primeiro dia de aula com merenda, transporte, material didático, diários escolares, e cartazes de acompanhamento de freqüência.

O número de alunos matriculados na rede corresponde à parcial fornecida até o dia 28 de janeiro. Segundo a gerência de Gestão Escolar, ainda estão sendo esperadas mais 5 mil matrículas. “Muitos pais deixam a confirmação da matrícula para última hora, principalmente no interior do município. E nós vamos garantir vaga para todas as crianças. Então, os pais ou responsáveis deverão procurar o quanto antes a escola mais próxima, com os documentos exigidos, que são duas fotos 3x4, certidão de nascimento, comprovante de residência e transferência - quando for o caso, para regularizar esta situação”, explicou a gerente Lucinete Alves.

As únicas exceções são as escolas Argemiro José da Cruz, Dr. José de Araújo Souza, Maria José Lima da Rocha e 02 de Julho, que por estarem passando por reformas não terão suas aulas iniciadas dia 07. “Nenhum aluno será prejudicado e todas as aulas serão repostas, de acordo com um entendimento da diretoria com a comunidade. As intervenções estão sendo realizadas para melhor atender a todos, visando proporcionar um ambiente adequado para uma educação de qualidade”, esclareceu a gerente.

Além dos preparativos operacionais, a SEDUC realizou durante esta semana o Encontro de Educadores e o Planejamento na Escola, onde professores, gestores e coordenadores pedagógicos puderam analisar dados e refletir sobre as metas e objetivos a serem alcançados em 2011. “Na verdade nós começamos a planejar tudo isso em outubro do ano passado. Todas as gerências da secretaria foram envolvidas e cada detalhe foi pensado com cuidado e dedicação. Estamos seguros de que a Rede está pronta para receber nossos alunos”, confirmou Lucinete Alves.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Encontro de Educadores promove reflexão e motiva profissionais da rede

O Encontro de Educadores 2011 foi marcado pela renovação das propostas político-pedagógicas para Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, entrega da primeira Proposta Curricular da história do município e anúncio de aquisição de mais dez Centros de Educação Infantil e sete quadras poliesportivas cobertas. O evento aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (01), na I Igreja Batista, e reuniu 1800 profissionais da educação, que na oportunidade também receberam premiações e puderam apreciar a palestra do conferencista Vasco Moretto.

No primeiro mome
nto do encontro foram destacados alguns avanços conquistados pelo setor e a importância destes para melhoria da qualidade da educação municipal. Valorização dos educadores, através de políticas específicas como recuperação salarial, gestão democrática e concurso para área; melhorias na infraestrutura com a reforma e climatização de algumas unidades de ensino; e reestruturação do projeto pedagógico por meio da Proposta Curricular que servirá como guia para os professore foram alguns dos destaques apresentados pelo secretário de Educação, Plínio Amorim.

Na opinião do presidente da APLB-Sindicato, Antônio Carlos, é importante que se destaque estas captações. “Temos que ressaltar o que é bom, porque muita gente não enxerga. A atual gestão conseguiu recuperar o nosso salário em mais de 36%, e estamos no diálogo para realizar outra revisão de percentual até junho. Através de uma iniciativa ousada algumas escolas começam a ser climatizadas, promovendo o acesso a direitos que só uma pequena elite da educação possui. Também estamos fechando a realização de uma assembléia para discutir o plano de cargos e salários para o magistério e a previdência própria. Então, não adianta a crítica dizer que somos subservientes, pois o que nós fazemos é reconhecer o trabalho e esforço de um governo que trata educação como prioridade”, afirmou.

Feliz com o momento vivido pelo segmento no município, o prefeito Isaac Carvalho aproveitou para anunciar a parceria com o governo federal para aquisição de mais 10 creches e 7 quadras poliesportivas. “Juazeiro tem se destacado nas discussões do Ministério da Educação, e em breve anunciaremos oficialmente os novos investimentos. Não temos feito nenhum milagre ou favor, é apenas nossa obrigação empregar corretamente os recursos da educação”, declarou o gestor.

Durante o evento, representantes das escolas municipais das regiões de Massaroca, Itamotinga, Abóbora e Salitre, receberam das mãos do prefeito as chaves dos novos ônibus escolares, que fecham a frota de sete adquiridos em 2010, através do programa Caminho da Escola. E o representante de Carnaíba, Adalto Rodrigues recebeu simbolicamente a Primeira Proposta Curricular.

Para o secretário Plínio Amorim, poder iniciar o ano letivo com um encontro que reúne professores, coordenadores pedagógicos e gestores, proporcionando uma reflexão a respeito do atual cenário vivido pela educação, é essencial para traçar as metas para 2011. Amorim também reafirmou alguns compromissos com a classe, “o prefeito já assinou um pacto de compromisso com o Ministério Público, no qual se compromete a efetuar a licitação da empresa que realizará o concurso para professores até maio. Nossa perspectiva é de que até junho possamos realizar as provas, para que em dezembro possamos contratar os aprovados”.

Secom PMJ