domingo, 28 de agosto de 2011

Imagens do Encontro de Cantadores: culminância do Projeto O Cordel na Sala de Aula

Ao longo do ano, professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos puderam usar o cordel como um rico instrumento pedagógico de incentivo à leitura e à produção textual. Neste evento de encerramento (imagens abaixo), pudemos festejar a concretização de um dos objetivos do Projeto “O Cordel na Sala de Aula”: lançar o livro com os textos escritos no decorrer deste período. O educador foi transformado em autor!

sábado, 27 de agosto de 2011

Bom humor e reflexão em comemoração do Dia do Professor de Educação Física

Em um grande evento na noite desta sexta-feira (26), a SEDUC prestou antecipadamente homenagem aos educadores municipais pelo Dia do Profissional de Educação Física, que é comemorado em 1º de setembro. O evento teve início com uma palestra realizada pelo professor Hany Awad, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Marcada pela descontração, bom humor e ludicidade, a ministração do professor Hany contagiou a todos os presentes. Logo após, os professores de Educação Física foram recebidos num jantar preparado para festejar a data.

A noite contou ainda com a premiação aos destaques do ano, considerando os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais. Parabéns a todos e, em especial, ao professor Alfredo Júnior pela brilhante organização do evento!

Veja abaixo as imagens do encontro:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Encontro de Educação e Cordel movimenta o cenário cultural de Juazeiro e aquece os debates


Por Anna Monteiro/Seduc

“Qual a relação entre Educação, Mídia e Cultura?”. Essa pergunta norteou o debate realizado na noite desta quarta-feira (24), no Centro de Cultura João Gilberto, marcando a abertura oficial do I Encontro de Educação e Cordel e da Semana do Folclore. Participaram do bate papo Josemar Martins (Pinzoh), Emanuel Andrade, Maviael Melo, Raphael Leal e o poeta Chico Pedrosa, além de uma platéia repleta de estudantes, professores, curiosos e artistas do cenário popular. Todos em busca da criação de um espaço de conhecimento, da livre expressão e com o objetivo comum de trazer a temática para o centro das discussões cotidianas.

Entre as diversas opiniões, o que ficou claro é que a necessidade de educação, comunicação e cultura são intrínsecas ao homem, e legitimam a formação de saberes coletivos. “Iniciativas como essa enriquecem a ecologia humana da cidade. A educação precisa de espaços complementares e esse é um ótimo momento de desintoxicação do emburrecimento que a desinformação promove. Com certeza, sairemos um pouco mais inteligentes daqui”, embasou o doutor em Educação, Josemar Pinzoh.

Escolhido como linguagem, ferramenta pedagógica e instrumento de comunicação, o Cordel foi o centro das atenções. “Tudo começou com o projeto ‘Cordel em Sala de Aula’ que é desenvolvido na Rede Municipal de Ensino. Resolvemos promover esse encontro, que está sendo realizado pelas secretarias de Educação e Cultura, para marcar a culminância dessa etapa de trabalho com os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas, o evento tomou uma proporção muito maior e hoje já nos sentimos realizados ao ver o teatro cheio de pessoas interessadas em discutir o assunto e saber mais sobre o tema”, explicou o poeta, compositor e cordelista Maviael Melo.

Sobre a escolha da Literatura de Cordel como mecanismo de motivação para a leitura, escrita, busca de conhecimentos, expressão e para a própria temática educativa e cultural do encontro, o jornalista Emanuel Andrade, afirmou que não poderia ter sido melhor. “Quero parabenizar a todos pelo belo trabalho que está sendo desenvolvido em Juazeiro. Fazer o cordel entrar no contexto pedagógico é enriquecedor, pois ele traz um pouco de tudo. O cordel é literário, jornalístico, comunicador e reflete uma universalidade pela possibilidade que apresenta de poder abordar qualquer tema”, ressaltou.

Show a parte deram o “Poeta Vendedor de Sonhos”, como se auto-define Chico Pedrosa e o estudante da Escola Municipal Mandacaru Cícero Roberto. Após recitar belos cordéis que encantaram ao público, Chico revelou que o cordel não é apenas feito da imaginação. “Ele reflete as raízes da terra onde vivemos, conta a história do nosso povo, imortaliza momentos”, revelou. Já Cícero arrancou muitos aplausos e sorrisos da platéia com seus versos e rimas. “Sou poeta do povo e tenho mais de 150 produções. Gosto de falar sobre a vida de forma bem humorada. Comecei a ler mais e a aprender bastante depois que conheci o cordel”, contou Cícero sobre sua experiência.

O I Encontro de Educação e Cordel continuou nesta quinta-feira com debates na Escola Modelo, com a exposição de xilogravuras no Centro de Cultura, e a programação noturna que começa a partir das 19h, com o grupo GCordel e debate sobre o “Cordel na Sala de Aula” com Genivaldo Nascimento e Maviael Melo. No sábado (27) acontecerá o lançamento do livro com produções dos professores e a cantoria de encerramento com a participação especial de Raimundo Sodré, na Arena Acústica do Centro de Cultura João Gilberto.

sábado, 20 de agosto de 2011

Muitos professores nas formações do sábado

Com a presença de um grande número de professores, foi realizada neste sábado, dia 20, mais uma etapa de formações continuadas para professores da Rede Municipal de Ensino. O Colégio Paulo VI sediou o encontro para os docentes das diversas disciplinas das Séries Finais do Ensino Fundamental. Por sua vez, a EFEF - Escola de Formação dos Educadores de Juazeiro recebeu os docentes e coordenadores pedagógicos das escolas que compõem o Programa Qualiescola I, do IQE-Instituto Qualidade de Ensino. Veja as imagens:

I Encontro de Cordel e Educação acontecerá de 24 a 27 de agosto


Por Anna Monteiro/Seduc

Na próxima semana, de 24 a 27 de agosto, as Secretarias de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) e de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), realizarão o I Encontro de Cordel e Educação. O evento, que acontecerá na Semana do Folclore, também marcará a culminância do projeto “Cordel na Sala de Aula”, e será realizado no Centro de Cultura João Gilberto.

A iniciativa do projeto, idealizada pelo poeta, compositor e cordelista Maviael Melo, foi premiada pelo Ministério da Cultura, através do Edital Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré – Categoria de Formações Existentes. Desde 2009 são realizadas na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro formações de cordel para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual o método é utilizado como ferramenta pedagógica.

Nos dias 24 e 25 acontecerão palestras voltadas para professores e alunos da rede pública, sobre Educação, Cordel e Cultura e a utilização do Cordel em Sala de Aula. Participarão desse momento o poeta Chico Pedrosa, repentistas, os Cantadores Celo Costa, João Sereno, Verlando Gomes e o próprio Maviael Melo. No dia 27, Raimundo Sodré fará uma participação especial na arena do Centro de Cultura, noite em que também acontecerá o lançamento do Livreto de Cordel dos Professores. O encerramento será aberto a toda população.

SEDUC entrega 7 mil livros paradidáticos para Educação Infantil



Promover o primeiro contato com os livros e o mundo da leitura para crianças da Educação Infantil. Esse é o objetivo do projeto “É Hora de Ler”, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), que entregou na tarde dessa sexta-feira (19), 7 mil livros paradidáticos para a Rede Municipal de Ensino e ONGs parceiras que trabalham com o segmento. Na primeira etapa do projeto, em 2009 já haviam sido entregues 10 mil livros, e agora à frente do Ministério da Educação, que ainda está pleiteando a compra de livros similares, a Prefeitura de Juaz
eiro já beneficia os Centros de Educação Infantil com recursos municipais.

O ato simbólico de entrega foi realizado no auditório da Secretaria e contou com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, secretário de Educação Plínio Amorim, de gestores das creches e escolas que trabalham com Educação Infantil, ONGs e equipe da SEDUC. Foram distribuídos 278 kits, contendo no mínimo 25 livros cada, para turmas de berçário, maternal, Pré-I e Pré-II. Entre as novas aquisições estão livros de pano, de banho, com texturas e sons, idênticos aos que compõem as Bebetecas entregues no mês de maio. Na oportunidade, também foram repassados aos gestores instrumentos musicais de brinquedo que formam uma “Bandinha” e vêm agregar valor ao projeto “Musicalização na Educação Infantil”.

Como de costume nos eventos da Secretaria de Educação, em especial da gerência de Educação Infantil, o ambiente foi todo preparado para que os participantes pudessem se envolver e sentir a aplicabilidade do “É Hora de Ler”. Crianças do Centro de Educação Infantil Ana Maria Morgado realizaram uma linda apresentação do Hino de Juazeiro e uma das formadoras contou a historinha do Nariz Voador. “Estamos felizes de compartilhar esse momento com vocês e preparamos tudo isso para que todos possam perceber que a criança pode e deve ter o contato com os livros ainda bebê. De acordo com que o professor vai contando as historinhas e a criança vai pegando, folheando o livro, vai conseguindo assimilar os sons com os desenhos, e se familiarizando com o mundo da leitura”, explicou a gerente do setor Miranery Amorim.

Segundo a representante da ONG Fundação Lar Feliz, Jailde Magalhães, a iniciativa irá somar e auxiliar no trabalho pedagógico. “Sem dúvida é uma maravilha e estamos bastante contentes de sermos contemplados”, afirmou. Para o prefeito Isaac Carvalho, o reconhecimento da sociedade, dos pais e dos que trabalham com a educação são um estímulo para a continuidade do trabalho. “Esta foi uma semana de bastante comemoração e de grandes conquistas. Temos a certeza de que é através da educação que construiremos uma cidade mais forte e sustentável”, ratificou.

Mais avanços do setor também foram destaque na solenidade. Implantação de berçário climatizado no CAIC; presença de um coordenador pedagógico em cada centro ou creche - que antes não existia; aquisição de material didático específico; política de formação continuada; compra de brinquedos e jogos educativos; ampliação em mais de 100% o número de matrículas; Bebetecas; consultoria gratuita da equipe do Avisa Lá; entre outros. “Estamos encantados com esse momento da Educação Infantil e felizes com a ousadia positiva do nosso prefeito, porque sem o apoio dele não conseguiríamos nada. Temos que reconhecer as importantes mudanças que já existem em Juazeiro e trabalhar para alcançarmos muito mais”, concluiu o titular da pasta, Plínio Amorim.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Grandes Notícias para a Educação de Juazeiro

Um resumo dos anúncios para a educação municipal de Juazeiro, feitos hoje pelo prefeito Isaac Carvalho e pelo secretário Plínio Amorim:

- Reajuste de 3% retroativo a janeiro. Este percentual se soma aos 11% já concedidos no início deste ano;

- Criação de estímulo financeiro para quem frequentar formações aos sábados:

- Reajuste para gestores escolares e coordenadores pedagógicos,
que variam de 5 a 25%;

- Concessão de abono de R$ 1.187,00, como incentivo para compra de notebooks pelos professores efetivos (comprar ou não é uma decisão do professor);

- Envio de Leis para a Câmara de Vereadores, criando os Prêmios "Inovar Gestão" e "Inovar Mestre", criando a Escola de Formação e regulamentando a Certificação para Coordenadores Pedagógicos.

Grandes notícias para todos que fazem a educação de Juazeiro, trabalhando no rumo de mudança!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Juazeiro adere ao Pacto Todos pela Escola


Por Anna Monteiro/Seduc

O prefeito Isaac Carvalho assinou nesta quinta-feira (11) o termo de compromisso do Pacto Todos pela Escola, um projeto do governo da Bahia em parceria com os municípios, que tem como objetivo alfabetizar e letrar todos os alunos do estado na idade correta – até os oito anos. A adesão ao Pacto confirma a prioridade que Juazeiro vem dando a educação e reitera o compromisso com a qualidade do ensino.

O ato simbólico aconteceu na cidade vizinha de Senhor do Bonfim e reuniu 22 municípios da região. Estiveram presentes o governador Jaques Wagner, o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, e as autoridades representantes de cada localidade. O secretário de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim, acompanhou o prefeito na solenidade. O Pacto assinado na ocasião pontua obrigações tanto do Estado, quando dos municípios.

Entre as atribuições do governo estadual estão a produção e distribuição dos livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos educadores formadores e alfabetizadores. Já os municípios deverão implantar cantinhos de leitura, ofertar reforço escolar e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas. O desempenho dos alunos das escolas contempladas no Pacto será avaliado periodicamente.

O secretário Osvaldo Barreto explicou que o Estado não quer interferir na gestão do ensino fundamental, que é de responsabilidade dos municípios, mas sim auxiliar, oferecer uma ferramenta a mais para que a Bahia possa ter desempenhos melhores. “Queremos todos trabalhando por uma educação de qualidade. A concepção do projeto é nossa, mas a responsabilidade maior será dos prefeitos e secretários, pois estes terão que garantir não só o funcionamento, com também o acompanhamento, e esses papéis serão cobrados. Os materiais didáticos chegarão muito em breve aos municípios e as capacitações iniciarão de imediato”, afirmou.

Na oportunidade o governador da Bahia falou sobre a importância de um ensino básico bem feito, como condição primordial para uma educação de nível superior. “Se as crianças não forem bem alfabetizadas terão dificuldades de ingressar em uma faculdade, pois já estarão em desvantagem. Estamos vivendo um momento muito positivo para a Bahia, com a expansão do número de universidades, então, nós temos que começar a pensar nos nossos universitários, enquanto estes ainda estão no ensino básico”, justificou Jaques Wagner.

Para Isaac Carvalho essa é mais uma oportunidade positiva para Juazeiro. “Nunca mediremos esforços para oferecer um ensino de qualidade. Buscamos apoios e parcerias, corremos atrás das oportunidades e temos conseguido grandes avanços, como as 15 creches e 15 quadras poliesportivas cobertas que estão garantidas pelo governo Federal. Além das iniciativas municipais, como Escola de Formação, climatização, gestão democrática, autonomia financeira para rede, valorização e formação do professor, entre outras conquistas. Vivemos um momento positivo e temos a certeza que esse Pacto será mais um estimulante para todos nós”, avaliou.