terça-feira, 2 de junho de 2009

Aula inaugural marca início das atividades do curso pré-vestibular

Por Anna Monteiro/SEDUC

Com o auditório lotado de jovens ávidos por conhecimento, foi realizada nesta segunda-feira (01), às 20h, no Colégio Municipal Paulo VI, a aula inaugural do curso pré-vestibular oferecido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Estiveram presentes o chefe de gabinete, representando o prefeito Isaac Carvalho, Roosevelt Duarte Motta, o presidente da Câmara, Crisóstomo Lima, o secretário de Educação, Plínio Amorim, os pró-reitores da UNIVASF, Deranor Gomes e Marcelo Ribeiro, entre outras autoridades.

As aulas do cursinho serão ministradas por professores titulares do município e por alunos bolsistas da UNIVASF. Serão 30 bolsistas pagos pelo município, que receberão R$ 350,00 e trabalharão em parceria e sob a coordenação dos professores da rede. O curso já apresenta as alterações da língua portuguesa e se adaptará a todas as mudanças no processo de seleção para o ingresso dos alunos na universidade. De segunda à sexta-feira, das 19 às 22h, 500 alunos participarão do sistema preparatório no colégio Paulo VI, 100 na Escola Piloto Mandacaru, no Mandacaru, e 50 na Escola Municipal 02 de julho, em Maniçoba.

Sobre o curso a coordenadora Dilma Masceno, explica que é intensivo, totalmente gratuito para o aluno, destinado a estudantes oriundos de escolas públicas e que tem como principal parceiro a UNIVASF. “O curso irá trabalhar a formação cidadã, não apenas o conteúdo. Serão repassadas questões semelhantes à dos vestibulares e ENEM, que agora trazem questões contextualizadas, exigindo um aperfeiçoamento do pensamento cognitivo. Neste foco, temos a certeza de que os bolsistas, juntamente com os professores da rede realizarão um trabalho dinâmico e comprometido”, afirmou.

O pró-reitor de extensão, Deranor Gomes, também falou sobre a parceria, “é um grande prazer encabeçarmos esse projeto juntos. Nossos alunos, agora bolsistas, trabalharão com toda dedicação e afinco para tornar esses jovens futuros colegas de academia. A iniciativa de levar o projeto ao interior é louvável, não conheço nenhum lugar do Brasil que leve com tanta qualidade um curso preparatório para fora da zona urbana”. Complementando o pró-reitor de ensino, Marcelo Ribeiro, destaca que essa realidade é fruto de determinação, vontade política e falou sobre um sonho, “eu acredito que a rede pública de ensino ainda vai ser forte o suficiente para não precisarmos mais de paliativos. Esse é o caminho, estamos no rumo certo”.

Em nome do prefeito Isaac Carvalho, Roosevelt Duarte, começou seu discurso saudando a platéia e deixou uma mensagem de otimismo e esperança para os futuros universitários. “É preciso que cada um de vocês aproveite e valorize a oportunidade, pois essa pode ser a grande chance de se conquistar um lugar à sombra. Aprender, compartilhar saber é crescer na vida, é o caminho para o desenvolvimento pessoal, de uma sociedade mais justa e igualitária. Somos o resultado do nosso próprio esforço. Acreditem, sonhem e corram atrás de suas realizações”.

Plínio Amorim parabenizou os alunos que já passaram pela seleção concorrendo com mais de 3 mil pessoas. “Estamos construindo um novo tempo. Sabemos que esse é um grande desafio, mas vamos conduzir estes alunos à universidade, ou a concursos públicos, pois muitos estão aqui com esse objetivo. Vamos trabalhar incansavelmente para dar todo o suporte necessário a este projeto. Estamos confiantes e apostamos inteiramente na proposta”, finalizou.

Nenhum comentário: