sexta-feira, 12 de junho de 2009

Formação sobre a Lei 10.639 contempla 70 educadores da rede municipal

Por Anna Monteiro/SEDUC

Teve início na manhã desta sexta-feira (12) a formação continuada com o tema “A Lei 10.639/03 – no cotidiano da Sala de Aula. O evento promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), está sendo realizado no auditório da sede, para 50 professores de História, Artes, Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos, e tem como objetivo iniciar o processo de introdução do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana no ensino fundamental, como previsto na Lei.

A formação, que tem carga horária de 20h, está sendo ministrada pela professora e especialista no tema, Miriã Fonseca, e encerra no sábado (13), com entrega de certificado. Segundo a facilitadora, o curso prepara o professor para a implementação transversal da temática, garantindo assim a concretização do pressuposto nas escolas públicas municipais. “A introdução é transversal, ou seja trabalha as relações étnico-raciais em todas as disciplinas, trazendo uma outra concepção de mundo e dos aspectos sociais para o dia a dia, para realidade da sala de aula”.

Para a professora, Ana Elise Evangelista esse é um momento importante para a educação do município. “Pela primeira vez começamos a tratar com seriedade a aplicabilidade da Lei. Esse é um despertar para as questões polêmicas que permeiam o tema. A formação tem uma grande funcionalidade, pois sabemos que as desigualdades ainda são reais, e nós temos que saber como gerir isso em sala”. A também professora, Maria Alexandrina, acrescenta, “essa é uma discussão necessária, e é imprescindível que a tratemos de forma ética e coerente”.

Durante a formação, Miriã Fonseca tocou em alguns pontos relevantes. “Essa não é apenas uma questão pedagógica, mas também de postura. Primeiro precisamos desconstruir um discurso errôneo da história dos negros e africanos. É necessário repensar a aprendizagem, e dar visibilidade a todos os grupos marginalizados do discurso histórico, identificar os atores, e enfatizar a participação de grupos minoritários na construção do país. Aqui eu vou dar apenas a massa, e vocês farão o bolo”, justificou.

Para conferir imagens do encontro, clique aqui.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

2 comentários:

JOSE ESPEDITO FELIX MARTINS disse...

Parabéns, Clériston.
A divulgação é interessante, mas o desafio de trabalhar a 10.639 num país de tanta miscigenação e, paradoxalmente, tanto preconceito, é, sem dúvida, o mais importante.
Abraços.

Unknown disse...

a gostei mais dava pra dar mais informaçoes mais nata 7% legal vaaleu pelas outras informaçoes