segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Colégio Iraci Nunes realiza Desfile Cívico com o tema “Ética e Cidadania”

Por Anna Monteiro/SEDUC

O Colégio Municipal Professora Iraci Nunes da Silva realizou no último sábado (29) um Desfile Cívico pelas ruas de Itamotinga, em homenagem ao Dia da Independência do Brasil (7 de setembro). O evento, tradicionalmente acontece no dia da Festa da Padroeiro do distrito, e diversas atividades são realizadas, envolvendo toda a comunidade. O Desfile teve como tema “Ética e Cidadania”, e promoveu uma reflexão sobre o papel da educação para construção de um país mais justo.

Os alunos do Ensino Fundamental I e II e os do Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentaram aspectos relevantes sobre temas polêmicos como o racismo, preservação do meio ambiente e respeito às diferenças. No foco educacional, proposto pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), for
am apresentados alguns dos projetos pedagógicos, com o de acompanhamento dos níveis de aprendizagem do educando; avaliações externas; e programas interdisciplinares.

Os pelotões vieram divididos pelos subtemas: Direitos e Deveres; Importância do ato de leitura como passaporte para cidadania; Conscientização sobre o semi-árido, preservação da fauna, da flora, e do Rio São Francisco; Conhecendo para aprender – O Brasil em cinco regiões; Buscando sonhos, vencendo desafios; entre outros. E por fim uma homenagem ao humorista Cláudio Damasceno (Loli), filho da região – in memorian.

O diretor do Colégio, Paulo Matos, relatou que os professores e alunos se prepararam dois meses para o evento, incluindo a desfragmentação do tema e confecção de roupas e adereços, e ressaltou que a temática vem sendo trabalhada em sala de aula desde o início do ano. “Esse é um trabalho contínuo, que envolve a todos e tem um resultado muito positivo”. A professora Carla Sena complementou, “a proposta é promover um momento de reflexão, e a escola é o melhor espaço para se construir cidadania com educação e ética”.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, prestigiou o evento e deixou registrado o reconhecimento ao trabalho de toda a equipe envolvida. “Eles conseguiram de forma grandiosa unir a cultura da localidade, na tradição do desfile, com a nova proposta pedagógica que está sendo implantada. Podemos ver uma correlação bastante interessante. A festa está muito bonita, e todos estão de parabéns: alunos, pais, professores, equipe gestora e toda comunidade”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: