terça-feira, 25 de agosto de 2009

SEDUC realiza Seminários de Sensibilização e entrega de Sala de Recursos na Semana da Pessoa com Deficiência

Por Anna Monteiro/SEDUC

Dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, desenvolvida pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), que teve início dia 20 e encerra dia 31 de agosto, estão sendo desenvolvidos trabalhos de sensibilização nas escolas, cursos de libras, e inaugurações de salas de recursos. Nesta segunda-feira (24) as atividades, oficinas, exibição de vídeos e palestras foram realizadas no Colégio Municipal Paulo VI, e a Escola Haydeê Fonseca Falcão recebeu uma sala de recursos totalmente equipada. Com o tema “Ninguém é igual a ninguém, diferente todo mundo é”, o projeto tem como objetivo fomentar a prática da Educação Inclusiva, sensibilizando a comunidade escolar para as potencialidades e os direitos dos alunos com deficiência, através de atividades lúdicas, grupos de vivência, apresentações culturais, musicoterapia e oficinas que desenvolvam habilidades específicas, como pintura e crochê. “Esse trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação é bastante interessante, pois sensibiliza a todos, a própria escola, professores, alunos, o que acaba refletindo na comunidade. Os participantes aprendem mais sobre o projeto de inclusão, seus objetivos, interesses, e principalmente passam a respeitar seu semelhante, pois como diz o tema, diferente todo mundo é”, ressaltou a professora de Atendimento Educacional Especializado, Antônia Martins Amorim.

Os alunos de 4ª a 8ª série do Paulo VI, gostaram da iniciativa e provam que entenderam a mensagem. Alan Patrick dos Santos de 12 anos contou que já tinha assistido uma reportagem na televisão sobre o assunto, que levantava questões parecidas com as que estavam sendo debatidas. “O importante é o respeito, temos que tratar a todos igualmente. As dificuldades muitas vezes não impedem a pessoa de nada. Esse menino que passou no vídeo agora, não tem braços, nem pernas, mas faz tudo que a gente faz, e a gente ainda acha ruim quando a mãe manda fazer a lição de casa”, relatou Patrick.

Na Escola Haydeê os alunos receberam com festa a nova sala de recursos e atendimento, equipada com computadores, dicionários de língua de sinais, libras, DVDs de histórias infantis em libras, regletes, punção, material visual, livros em braile, jogos educativos e pedagógicos, entre outros. “Essa sala que entregamos a vocês hoje está pronta para facilitar a aprendizagem, auxiliar no entendimento e assimilação de conteúdo de forma pedagógica.

Todos têm alguma dificuldade, e isso faz de nós humanos. Vocês vão me prometer que irão cuidar dessa sala com carinho para que a escola fique sempre bonita”, disse o secretário de Educação, Plínio Amorim, aos alunos presentes. Ainda na programação está sendo realizado para professores da rede um curso de libras no Colégio Paulo VI, e no dia 01 de setembro abrirá uma nova turma para comunidade com trinta vagas, com duração de um mês, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 19 às 22h.

As inscrições podem ser feitas na SEDUC, no Núcleo de Educação Inclusiva. Mais duas salas de recursos ainda serão entregues esta semana, nesta quarta-feira (26), às 9h, no CAIC, e na quinta-feira (27), também às 9h, na Escola Municipal Maria Franca Pires. Até o dia 31 serão realizados encontros de sensibilização nas escolas, e o Momento Cultural na Orla Nova, encerrando as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência.

Política de Inclusão Escolar

A Política de Inclusão Escolar em Juazeiro é uma modalidade de educação que tem por finalidade promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especializadas, nos diferentes níveis. Essa política está em consonância com as Diretrizes Nacionais, que estabelece que os alunos com necessidades especiais devam ser atendidos nas unidades escolares de ensino regular e com o entendimento do governo municipal de que a educação deve ser para todos, sem distinções.

Neste ano de 2009 foram matriculados 439 alunos com deficiência no ensino regular, em 51 escolas da rede municipal. Para atender a demanda 28 professores itinerantes (que atuam nas salas de recursos), 04 professores intérpretes de libras, 1 coordenador e 2 professores formadores, preenchem o quadro do Atendimento Educacional Especializado (AEE), totalizando 35 profissionais. “A escola é o caminho certo para o desenvolvimento pleno de toda criança. É nesse espaço que ela deve aprender a conviver e se relacionar com diferentes pessoas e diferentes situações, garantindo autonomia a esta. Com a Política de Inclusão Escolar, todas as unidades da rede estão comprometidas e preparadas para receber os alunos com deficiência, seja ela qual for. Dentro do AEE o aluno recebe atendimento específico no contra turno de aula, que complementa sua aprendizagem, em salas de recursos que possui equipamentos específicos para atender crianças com surdez, baixa visão, entre outras deficiências visuais, físicas e mentais”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Creuzenilda Lima.

Entre as ações desenvolvidas pela equipe do AEE estão: curso de libras; formações mensais para professores de sala regular que trabalham com alunos com deficiência e para professores do AEE; realização de oficinas de tecnologias assistivas para confecção de materiais pedagógicos para atendimento em salas de recursos; oferta de atendimento especializado no contra turno na sede e no interior; e intérprete de línguas de sinais nas salas de 4ª e 5ª do EJA no Colégio Paulo VI. Entre as parcerias, destacam-se: o Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola da SECUC, que disponibiliza psicólogos e assistentes sociais; e com a Secretaria de Saúde, que disponibiliza fichas amarelas para atendimento prioritário.

A porta de entrada do aluno é através do diagnóstico realizado pela equipe, sendo este indispensável para se construir e estruturar estratégias que atendam as reais necessidades do educando. A avaliação levanta a história de vida dessas crianças, desde o seu nascimento até a vida escolar, e informações a respeito das suas relações familiares e sociais, bem como seu crescimento individual. A partir daí é elaborado um plano de trabalho que fornece toda a condição técnica para que o professor trabalhe as potencialidades de cada um.

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