sábado, 3 de outubro de 2009

Profissionais de Saúde e Educação colocam em prática o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Vânia Castro/SESAU

Mais uma oficina aconteceu nesta sexta-feira (02), para dar continuidade às ações do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação de Juazeiro e que está sendo colocado em prática desde setembro deste ano. O encontro foi realizado no Centro de Saúde III, Angari, durante a manhã, onde professores, Equipes de Saúde da Família e membros do Grupo Gestor Municipal (GGM) do projeto SPE debateram, através de dinâmicas, palestras e troca de opiniões, o tema: Relações de Gênero. Até dezembro, mais quatro oficinas serão realizadas, com o objetivo de capacitar os profissionais de Saúde e Educação para a continuidade da implantação permanente do projeto no município.

A primeira oficina aconteceu nos dias 25 e 28 de setembro e a segunda, promovida nesta sexta-feira (02) foi ministrada pela facilitadora Renata Guerda, multiprofissional em Saúde da Família pela Univasf e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. “Este projeto tem um valor surpreendente para Juazeiro. Sentimos uma necessidade grande de discutir e orientar melhor os estudantes em sala de aula. O trabalho veio em hora oportuna e visa solucionar também os problemas de evasão escolar, devido aos adolescentes que começam a vida sexual precocemente e muitas vezes por falta de conscientização são contaminados pelas DSTs ou geram uma gravidez indesejada”, disse a formadora dos professores de Ciências do município, Giovana Gil.

O projeto SPE é uma iniciativa do Ministério da Saúde por intermédio do Programa Nacional de DST e AIDS e do Ministério da Educação, em parceria com três agências do sistema ONU: UNESCO, UNICEF E UNFPA. O projeto propõe a integração entre as áreas de saúde e educação, incorporando planejamento estratégico, bem como projetos pedagógicos nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. O trabalho tem como meta estimular ações em áreas temáticas relacionadas à sexualidade e prevenção às DST/AIDS, além da gravidez juvenil.

Juazeiro e Remanso são as únicas cidades da macrorregião Norte envolvidas na questão. Em Juazeiro, o projeto está sendo desenvolvido pelos profissionais de Educação e Saúde nas escolas e nas unidades de saúde, através da educação direcionada a estudantes e famílias.

PROGRAMAÇÃO OFICINAS
Oficina III: dias 19 e 23 de outubro, tema: Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino e Feminino/ Gravidez na Adolescência
Oficina IV: dias 06 e 09 de novembro, tema: Violência Sexual e Família
Oficina V: dias 23 e 27 de novembro, tema: Escola e Comunidade Juntas na Prevenção das DSTs
Oficina VI: dias 07 e 11 de dezembro, tema: Métodos Contraceptivos e Avaliação

Horário de todas as oficinas: 8h às 12h
Local: Centro de Saúde III, Angari.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: