segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SEDUC é parceira da FEJEM e promove o Prêmio Escola Empreendedora

Por Anna Monteiro/SEDUC

Com a proposta de incentivar o empreendedorismo e aliá-lo à práticas educati
vas a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) é parceira da 3ª edição da Feira do Jovem Empreendedor (FEJEM), que este ano pretende discutir criatividade e inovação. O Lançamento do evento foi realizado na manhã dessa sexta-feira (09), no Espaço da Convivência da Univasf, e contou com a participação do prefeito Isaac Carvalho, do titular da SEDUC, Plínio Amorim, representantes da universidade, de órgãos e instituições parceiras, empresários e estudantes.

Dentro da programação a secretaria é responsável pelo Prêmio Escola Empreendedora, que contemplará escolas públicas municipais que pratiquem tais ferramentas em sala de aula. Até o dia 30 de outubro os professores deverão apresentar os projetos que serão analisados por uma banca avaliadora. A escola que ficar em primeiro lugar ganhará um computador, a segunda colocada um quite para sala de vídeo com TV e DVD Player, e ainda haverá um prêmio de mil reais para o professor (es) do projeto vencedor. O objetivo desta iniciativa é de que o professor estimule a prática do propor, tentar (como é definida a palavra Empreendedorismo no dicionário Aurélio), nas escolas da rede.

Na ocasião o prefeito Is
aac ressaltou a importância da interação entre governo, instituições de ensino e sociedade. “Só vamos crescer de verdade e mudar a realidade do nosso município quando todos estiverem de mãos dadas. A educação é a base de uma sociedade, e se tivermos os diversos atores caminhando juntos, com certeza, teremos resultados mais significativos. Essa feira já conheço da minha época de empresário e considero de extrema importância estimular o empreendedorismo junto aos jovens”.

Outro ponto destacado pelo gestor municipal foi o de que a universidade abre as portas para o aluno, inclusive da escola pública, fazendo com que este acredite ser possível fazer parte da elite cultural do país. “Durante os dias do evento qualquer estudante terá acesso à universidade e informações, como na Feira das Profissões, que tratá informações dos 21 cursos da Univasf. A coordenação e a SEDUC, realizarão mobilizações nas escolas para que todos os alunos possam participar, e conhecer um pouco mais do mundo acadêmico”.

“Temos que estimular a prática do empreendedorismo de forma ampla, como questão de direito social. Essa parceria com a educação é de extrema importância pois é na escola que formamos o perfil dos futuros profissionais”, destacou o Pró-reitor de Integração da Univasf, Deranor Gomes. Segundo informações de Gomes a Feira ainda não está fechada, e todas as empresas, estudantes e alunos podem contribuir com a formatação desta que pretende ser a maior edição, até pelo local onde será realizada, no Espaço Multieventos, que será inaugurado ainda este mês.

“A gente é que fica muito feliz em ser parceiro”, foi com estas palavras que o secretário Plínio iniciou seu discurso. “O empreendedorismo é disciplina obrigatória na nossa grade curricular, essa é uma obrigação nossa, e é nesse contexto que destaco o papel da educação. É preciso ter uma base de conhecimento para ser empreendedor. Dentro dessa ótica nos sentimos provocados a buscar excelência para o nosso ensino público, para que possamos preparar as pessoas culturalmente. A idéia de incentivar os jovens e chamá-los para perto da universidade é fantástica”, finalizou Amorim.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: