segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SEDUC lança Projeto de Musicalização na Educação Infantil

Por Anna Monteiro/SEDUC

“Os sons no cotidiano das crianças”. Foi com esse tema que a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) lançou nesta segunda-feira (23) o projeto Musicalização na Educação Infantil, que tem como objetivo apresentar a música como elemento necessário para o desenvolvimento da inteligência e da interação do ser, fundamentando o professor para que este perceba como os sons podem contribuir de maneira significativa para a aprendizagem. Participaram do evento o prefeito Isaac Carvalho, o titular da pasta, Plínio Amorim, e docentes da rede, que na oportunidade receberam quites com CDs, DVDs, e o projeto pedagógico.

Foram convidados para apresentação os orientadores educacionais Patrícia Lira, criadora do “Brasil de Canto a Canto”, e Mário César, que trabalhou a música em sala de aula com atividades interdisciplinares e coletivas. “Ninguém melhor do que esses dois para enfatizar o papel do processo musical no espaço escolar, e promover reflexões e sugestões para o fazer pedagógico. Acreditamos que as crianças quando expostas a um ambiente auditivo e musicalmente rico desenvolvem-se mais rapidamente. A música é para criança algo que ela encontra dentro dela mesma e expressa através dos movimentos que consegue realizar”, enfatizou a coordenadora do projeto Miranery Amorim.

O trabalho será realizado com crianças de zero a três anos, de forma que elas desenvolvam a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos, fontes e produções sonoras diversas, brincando com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações. De quatro a cinco anos as iniciativas serão aprofundadas e ampliadas, garantindo oportunidades para que elas sejam capazes de explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento do mundo; perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações.

“Se esse projeto provocar o aluno, atraí-lo para sala de aula, já será um ganho. Isso sem falar do despertar para música, e no ganho na aprendizagem. Vamos dar toda atenção para os Centros de Educação Infantil, e o suporte necessário para que as ações possam acontecer, com a aquisição de aparelhos de som, os quites que já estão sendo entregues com o material de trabalho, além do sustentáculo formador. A expectativa é boa e acreditamos que todos ficarão encantados”, disse Plínio Amorim.

O prefeito Isaac Carvalho acredita que a iniciativa irá contribuir para que a escola se torne um local aprazível. “Estou muito feliz com o projeto, acredito que esse será um trabalho de equipe transformador. A dedicação e o compromisso de todos os envolvidos com certeza farão a diferença. E nós enquanto governo apoiamos totalmente, e não mediremos esforços para que tudo saia a contento”, garantiu. A professora Júlia Carvalho, demonstrou otimismo, “quero logo começar a colocar em prática tudo que aprendemos hoje. Nossas crianças com certeza irão gostar”.

Veja imagens abaixo:

Um comentário:

Unknown disse...

Aplaudo de pé essa ação da SEDUC.
Parabéns!