quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O comprimento, a largura e a altura da vida

Em tempos de reflexão sobre a vida, algumas idéias sobre a nossa existência...

Ap 21:16 “A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.”

Em princípios de dezembro de 1964, Martin Luther King pregou na catedral de São Paulo - um imponente templo anglicano em Londres. O seu sermão era baseado em Apocalipse 21:16. Martin descreveu a visão de João de “uma nova Jerusalém que da parte de Deus descia do céu.”

A coisa mais nobre quanto à nova cidade seria a perfeição em todas as três dimensões ”no seu comprimento, na sua largura e na sua altura”. Luther King enfatizou que os males do mundo são devidos à sua imperfeição:

“Assim como as grandes cidades, nações e civilizações são imperfeitas, assim têm sido muitos dos nossos líderes. O indivíduo deve esforçar-se para conseguir a própria perfeição. A primeira dimensão de uma vida perfeita é o desenvolvimento das forças interiores de uma pessoa. Ela deve trabalhar incansavelmente para atingir a excelência no campo dos seus esforços, não importa quão humilde seja. Aplique-se seriamente a descobria qual a sua finalidade na vida e então dedique-se apaixonadamente a realizá-la. Este lúcido esforço progressivo em direção à própria satisfação é o comprimento da vida de um homem.”

A segunda dimensão de uma vida perfeita é o interesse pelo homem e sua identificação com o seu semelhante. “O reconhecimento da unicidade da humanidade e da necessidade de um ativo interesse fraternal pelo bem estar dos outros é a largura da vida de um homem...”.

A altura da vida é a procura de Deus. “Onde você O encontrará? No tubo de ensaio? Não! Onde, senão em Jesus Cristo, o Senhor de nossas vidas?... Cristo é o Verbo feito em carne. É a linhagem da eternidade traduzida nas palavras do tempo... Comprometendo-nos completamente com Cristo e seu caminho, participaremos daquele maravilhoso ‘ato de fé’ que nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus.”

Resumindo: “Ama-te a ti próprio, se isso significa um saudável interesse próprio... Isto é o comprimento da vida. Ama ao teu próximo como a ti mesmo; um dos mandamentos assim o ordena. Isso é a largura da vida. Nunca te esqueças, porém, de que há um mandamento mais importante ainda: ama ao Senhor teu Deus como todo o teu coração e com toda a tua alma, como todo o teu espírito! Isto é a altura da vida...”.

Fonte: Editora Três, Coleção Biblioteca de História, Luther King.

Nenhum comentário: