quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SEDUC realiza primeira formação continuada para Agentes de Portaria

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizou nesta quarta-feira (16) a primeira formação continuada para Agentes de Portaria que trabalham na rede municipal de ensino. Mais de 200 profissionais participaram, em dois turnos, do projeto que tem como objetivo capacitar, e inserir noções pedagógicas e técnicas operacionais no cotidiano de todos os trabalhadores do setor. Ficaram estabelecidas as atribuições, funções e principalmente a relação que estes devem ter com os alunos.

Dentro da visão pedagógica o Agente de Portaria deverá zelar pela proteção intelectual e moral dos estudantes, promover os valores sociais e culturais, e colaborar com a proposta social da educação. No contexto técnico-operacional os mesmos deverão elaborar relatórios, agir com observação e descrição, e atuar com abordagem a distância. Além disso, deverão receber e orientar o público, controlar a entrada e saída de pessoas, relatar anormalidades ao superior competente, e atender com presteza e urbanidade.

O representante do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola (NAPSE) e palestrante, Tenente Demétrio, destacou alguns pontos, “essa é uma função nobre e tem que ser desempenhada com amor, comprometimento e dedicação. Somos parte de uma unidade, a educação não pode ser compartimentada”. O titular da pasta, Plínio Amorim, ratificou, “somos uma equipe, um time, e devemos atuar com um único propósito que é o da excelência na educação de Juazeiro, que tem como foco o sucesso e aprendizagem do aluno”.

Regimar Raimundo Gomes, trabalha no cargo há sete anos e afirmou nunca ter participado de uma formação. “Trabalho há muito tempo como Agente de Portaria e nunca tive a oportunidade de me atualizar, nem de entender melhor os conceitos da educação. Fiquei muito feliz por esse momento”. Seu Damião Nascimento complementou, “agora vamos saber como agir diante de algumas situações, e com certeza iremos realizar melhor o nosso trabalho. Sentimos-nos valorizados e parte integrante da política educacional do nosso município”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: