quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SEDUC realiza primeira formação para gestores de 2010

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) iniciou nesta quarta-feira (20) a primeira formação para gestores escolares de 2010. O encontro acontece até o dia 22, e tem como objetivo prepará-los para o início do ano letivo, que acontece dia 04 de fevereiro. Nos três dias serão discutidos temas como implantação do ensino fundamental em nove anos; Fundo para Autonomia da Escola (FAFE); perfil e atribuições do gestor; procedimentos para substituição de professores em formação continuada; proposta curricular; políticas educacionais; e Lei da Gestão Democrática.

O titular da pasta, Plínio Amorim, deu início aos trabalhos e falou sobre o desenho do planejamento para educação do município. Amorim destacou a reforma e ampliação de mais de dez escolas, que contempla a criação de vinte salas de aula; a autonomia que as unidades irão ganhar com o repasse direto da administração municipal; esclareceu e tirou dúvidas sobre a eleição para gestor que acontecerá em abril e a certificação no mês de março; falou sobre as dificuldades com a redução do repasse do Fundeb; e parabenizou a equipe pelo planejamento estratégico realizado no mês de outubro que dará o suporte necessário para todas as ações a serem desenvolvidas este ano.

“Fico muito feliz e tranquilo de poder começar 2010 com tudo organizado e encaminhado. Temos um calendário com todas as ações, projetos e investimentos. Licitações feitas, garantindo merenda e material didático no primeiro dia de aula, transporte escolar e tudo o mais previsto e analisado. Queremos trabalhar com transparência, competência e coletividade. O nosso objetivo continua sendo o mesmo, o de oferecer uma educação de qualidade, e de elevar os níveis de aprendizagem, e por isso vamos lutar incansavelmente”, ratificou o secretário.

Na oportunidade também foram apresentados alguns avanços e conquistas, como a aquisição de três ônibus escolares, cinco creches em parceria com o Governo Federal, a aprovação em Lei do Sistema de Avaliação Externo (SAEJ), e a construção de uma proposta curricular pragmática. “A gente trabalhou, se planejou e vamos começar a colher os frutos. Sabemos que o desafio ainda é grande, não vamos conseguir reformar todas as escolas nesse momento, mas estamos caminhando a passos largos, e acreditamos que temos um futuro promissor”, garantiu o Gerente Administrativo e Supervisor Logístico, Willames Chrisóstomo.

Para a gestora Iramar Cavalvante momentos como esse são de grande importância, “essa proposta de formação continuada é muito interessante e nos proporciona momentos de discussão, de sanar dúvidas, trocar experiências. E em especial essa, no início do ano, nos prepara para receber os alunos, para os novos desafios. É um fator facilitador ter tudo programado e organizado. Esse contato direto com os outros colegas e com a equipe da secretaria é de grande valia para o nosso trabalho”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: