terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prefeito anuncia projeto de climatização das escolas durante II Encontro de Educadores

Por Anna Monteiro/SEDUC

Um bom dia animado deu início na manhã desta segunda-feira (01) ao II Encontro de Educadores da Rede Municipal de Juazeiro. A professora, pedagoga, e psicanalista Edileide Castro, deu as boas vindas aos mais de 1800 professores, gestores e coordenadores que participaram do evento, realizado pela Secretaria de Educação (SEDUC), na Igreja Batista. Na oportunidade, o prefeito Isaac Carvalho anunciou o projeto de climatização das escolas municipais, que será realizado com recursos próprios. No primeiro semestre serão quatro unidades beneficiadas, sendo duas na sede e duas no interior.
E não foi apenas essa a novidade apresentada aos participantes. Além da palestra com o conferencista Dirceu Castro, que falou
sobre o tema “Avaliação: Um Novo Olhar”, todos receberam um portfólio contendo uma agenda e outros materiais pedagógicos, e trinta professores de 1ª a 8ª série ganharam um aparelho de DVD pelo desempenho alcançado na avaliação dos níveis de aprendizagem. Outros investimentos anunciados na última semana também fizeram parte do pacote, como o aumento de 23% no período de um ano concedido aos professores, e a construção das cinco creches, conseguidas através de um convênio com o Governo Federal.
Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, a segunda edição do Encontro cumpriu seu papel. “Esse foi o ponta pé, o momento de preparar toda a rede para o início do ano letivo, e estamos muito felizes com os resultados. Fizemos uma avaliação do ano que passou, abordamos os avanços e os novos projetos da nossa política de educação, com a aprovação da Lei do Fundo de Autonomia da Escola (FAFE), do Sistema de Avaliação Externo (SAEJ), e da Gestão Democrática, entre outros”.
Isaac Carvalho iniciou seu discurso ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento de uma sociedade, e o empenho da equipe envolvida, “estou muito feliz de podermos começar uma nova etapa de forma tão bem estruturada. Isso é prova do nosso compromisso e do esforço conjunto de todos que fazem a educação desse município”. O prefeito também deu destaque as realizações e conquistas alcançadas, “apoiaremos todas as proposições que vierem a somar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para elevar a educação de Juazeiro a um nível de excelência. Esse projeto de climatização das escolas é mais um exemplo disso. Quatro unidades terão ar condicionado nas salas de aula são as Escolas Argemiro e Santa Terezinha na sede e no interior a Escola Piloto Mandacaru e a Bolivar”.
Os professores, coordenadores e gestores ratificaram a importância da realização do evento. “Podemos perceber o clima de motivação e de otimismo que cerca a todos. Aqui trocamos experiências e planejamos ações que irão nos nortear nesse novo ano letivo”, disse Kátia Simone Nunes, gestora da Escola Leopoldina Leal. Já a professora Loíse Pereira, falou sobre a preparação para o novo momento, “é de extrema importância esse contato com a equipe. O fato de dividirmos as informações e tirarmos dúvidas, nos deixa muito mais seguros para receber os nossos alunos”.
Jornada Pedagógica
Fazendo parte das atividades iniciais, a Jornada Pedagógica acontecerá nestes dias 02 e 03 em toda a rede municipal. A iniciativa consiste em realizar um planejamento, como base nos resultados do SAEJ, e tem como objetivo identificar e sanar as fragilidades do ensino de cada escola. A secretaria fornece os dados primários e o corpo docente, juntamente com gestores e coordenadores irão pensar estratégias que atendam de forma eficaz a proposta curricular.
“O foco da nossa política educacional é a aprendizagem do aluno. Todos os nossos esforços são voltados para essa finalidade. Como subsídio, estamos entregando os boletins de cada unidade escolar com os resultados do SAEJ, então o professor terá um diagnóstico claro de quais descritores básicos ainda estão vulneráveis, e poderá trabalhar para reverter esse quadro. Os resultados foram repassados por aluno, por turma e por escola, o que facilitará o trabalho de todos”, afirmou o Gerente de Formação Continuada e Valorização do Professor, Clériston Andrade.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: