terça-feira, 23 de março de 2010

I Fórum Regional discute “Mais Educação”

Por Anna Monteiro/Seduc

O comitê do “Mais Educação” do Vale do São Francisco realizará nos próximos dias 25 e 26 de março (quinta e sexta-feira) o I Fórum Regional do Programa Mais Educação voltado para a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. O evento acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto e no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), das 8 às 12h e das 14 às 18h. Com o objetivo de discutir a implementação e trocar experiências, o Fórum conta com a parceria das Secretarias de Educação de Juazeiro (SEDUC) e de Petrolina, Univasf, governos do estado de Pernambuco e da Bahia, e Ministério da Educação (MEC).

Além dos representantes de Juazeiro e Petrolina, foram convidados articuladores, gestores e alunos de Salvador e Recife, que já têm o programa implantado. A Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Jaqueline Moll, será uma das palestrantes do primeiro dia, e trabalhará o tema “Panorama Nacional e Regional do Mais Educação”. Também fazem parte da programação a apresentação de experiências exitosas; lançamento do Núcleo de Apoio a Educação Básica da Univasf; e a palestra “Educação Integral no Semi-árido: Velho Chico Educador”.

São esperadas mais de trezentas pessoas para o encontro que formatará a política da Educação Integral na região. “O Vale realizará o Fórum para discutir implementação, Recife e Salvador trarão experiências exitosas, e temos ainda convidados de Garanhuns, que participarão como ouvintes. 30 escolas municipais e 10 estaduais de Juazeiro ganharão o programa e em Petrolina serão 17 do município e 25 do estado. A previsão é que a partir de abril os alunos já comecem a passar mais tempo na escola, ou pelo menos as sete horas propostas no novo modelo de educação”, explicou a coordenadora do Mais Educação da SEDUC, Cristina Paixão.

“Mais Educação”

O programa é uma iniciativa do governo federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes, e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas nos estados, Distrito Federal e municípios.
Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos através do Programa de Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

*Com informações do Ministério da Educação (MEC)

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: