terça-feira, 2 de março de 2010

Juazeiro amplia Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Vânia Castro/Sesau

Está marcado para esta sexta-feira (05), o I Encontro de 2010 para implantação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em mais 7 localidades de Juazeiro. Os bairros Argemiro, Codevasf, João Paulo II, Centro, Malhada da Areia, Parque Residencial e o distrito de Pinhões receberão atenção especial na abertura dos trabalhos e com a realização de oficinas para dar continuidade ao projeto, uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação. A solenidade será na Secretaria de Educação, às 8h30. A partir de 12 de março, muitas oficinas acontecerão com o objetivo de capacitar os profissionais de Saúde e Educação.

“A soma destas ações trará bons frutos para a cidade, como principalmente a redução de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além de uma educação permanente entre os jovens. As oficinas facilitam o aprendizado e transmitem para adolescentes e jovens informações essenciais sobre as DST e a gravidez não planejada, principalmente em adolescentes”, citou a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro. Segundo a supervisora, de 1987 até dezembro de 2009, foram notificados 479 casos de AIDS, sendo 309 em Juazeiro e 170 de outros municípios.

O projeto SPE é uma iniciativa do Ministério da Saúde por intermédio do Programa Nacional de DST e AIDS e do Ministério da Educação, em parceria com três agências do sistema ONU: UNESCO, UNICEF E UNFPA. O projeto propõe a integração entre as áreas de saúde e educação, incorporando planejamento estratégico, bem como projetos pedagógicos nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. O trabalho tem como meta estimular ações em áreas temáticas relacionadas a sexualidade e prevenção às DST/AIDS, além da gravidez juvenil.

Em 2009, profissionais de educação de 10 escolas de Itamotinga, Maniçoba, Mandacaru e dos bairros Alto da Aliança, Itaberaba, Antônio Guilhermino foram capacitados com o trabalho do projeto SPE, além da equipe que presta assistência a Saúde nestas localidades, também beneficiados com a iniciativa. Juazeiro e Remanso são as únicas cidades da microrregião Norte envolvidas na questão. Em Juazeiro, o projeto está sendo desenvolvido pelos profissionais de Educação e Saúde nas escolas e nas unidades de saúde, através da educação direcionada a estudantes e famílias.

Nenhum comentário: