quarta-feira, 9 de junho de 2010

Shosholoza!

Por Clériston Andrade

O filme Invictus tornou conhecida em todo o mundo uma tradicional canção africana: “Shosholoza”. Segundo a Wikipédia, a canção ganhou ainda mais popularidade depois que a África do Sul ganhou a Copa do Mundo de Rugby em 1995. Aliás, esta é a saga contada no aclamado filme de Clint Eastwood.

A música voltou à tona com a chegada da Copa do Mundo. Ritmada e de fácil apelo ao gosto popular, ela não pode perder o que há de mais precioso em sua mensagem. Shosholoza é uma exortação à perseverança, à abnegação de continuar caminhando e superando todo e qualquer obstáculo.

Literalmente, a palavra Shosholoza significa “ir em frente”. Esta é a frase que pode ser aplicada a vida de qualquer individuo, mas que serve também para mover um povo em busca do seu ideal.

O filme Invictus narra o período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, tornando-se presidente em 1994 e nos anos que se seguem. Na luta contra a segregação racial na África do Sul, o rugby (esporte pouco conhecido no Brasil) é utilizado para diminuir a separação entre negros e brancos, fomentada por quase 40 anos de Apartheid.

Para o povo africano, “ir em frente” era sinônimo de esperança. Vencer era não retroceder diante das aparentes derrotas, ante as barreiras que se levantavam contra o surgimento de uma nova e grande nação.

Para qualquer um de nós, “ir em frente” é não abrir mão de sonhos, ideais e alvos que digam respeito ao bem comum, à construção de uma sociedade mais fraterna e justa.

Não retroceda. Shosholoza!

A letra da canção difere de acordo com algumas versões, como as transcrições. Está aqui um exemplo:

Ku lezontaba
Stimela siphum' eSouth Africa
Wen' uyabaleka
Wen' uyabaleka
Ku lezontaba
Stimela siphum' eSouth Africa

Tradução livre

Ande rápido
Naquele trem das montanhas
Da África do Sul.
Você está indo embora,
Naquelas montanhas.

Nenhum comentário: