segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Prefeito anuncia obras e assina ordem de serviço no Novo Encontro

Por Anna Monteiro/Seduc

A comunidade do Novo Encontro recebeu com entusiasmo a assinatura da ordem de serviço para construção de mais um Centro de Educação Infantil no município, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (25). Das cinco unidades conseguidas para Juazeiro, duas já iniciaram às obras e a terceira começa na próxima semana. O prazo para conclusão dos trabalhos é de oito meses. A popular creche, como é mais conhecida, atenderá ao bairro e região circunvizinha, disponibilizando 250 vagas, seis salas de aula, lactário, áreas de recreação, dormitório e todo suporte necessário para educação em tempo integral.

Através de esforço e articulação política da administração municipal, Juazeiro conseguiu o maior número de creches destinadas à Bahia pelo Governo Federal, que implementou o programa Proinfância, por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O projeto também faz parte do Plano Nacional de Educação do MEC. O Centro de Educação Infantil segue padrão nacional e envolve um investimento que ultrapassa R$ 1 milhão, custeados com contrapartida da prefeitura municipal.

No bairro Novo Encontro, a creche será construída na rua D, e priorizará a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, e secretaria).


Segundo o comunitário José Emídio Neto, as cinco creches são um grande presente para Juazeiro, “estamos muito felizes. Agora nossas crianças terão um local digno e as mães terão a segurança de poderem trabalhar, pois saberão que seus filhos estarão bem cuidados e recebendo educação de qualidade”. Nas palavras do secretário de Educação, Plínio Amorim, as obras são uma resposta à população, que tanto tempo sofreu com uma cidade mal planejada e administrada, “a atual gestão nos provoca a planejar e levantar nosso município. Os resultados que agora aparecem são fruto de muito trabalho, articulação e seriedade”.

Além da assinatura da ordem de serviço para construção de mais uma creche para a cidade, o prefeito Isaac Carvalho informou ainda que será executada em breve a drenagem do bairro Novo Encontro, bem como a conclusão do calçamento de cinco ruas. “Sabemos que a implantação de uma creche não será a solução de todos os problemas do bairro que foi esquecido durante muitos anos pelas antigas administrações, mas é um compromisso nosso cuidar do bem estar dos moradores. A drenagem do Novo Encontro será executada e o calçamento de cinco ruas já teve início e vai contemplar as ruas Eliete Costa, Raul Seixas, C, D e Travessa Eliete Costa”, informou o gestor.


Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: