segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MEC e SEDUC realizam 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar

O Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), nos próximos dias 10, 11 e 12, realizam o 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar. O evento irá reunir secretários de educação, coordenadores pedagógicos, técnicos e demais profissionais da área que tenham experiência com tema, de três estados e 65 municípios. Participarão Bahia, Pernambuco e Piauí, além da equipe da coordenação do Programa Nacional de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares. Todas as atividades acontecerão no Espaço Multieventos da Univasf.

Segundo a gerente de Gestão Escolar da SEDUC, Lucinete Alves, Juazeiro tem uma experiência muito positiva com a implementação da gestão democrática, “nós realizamos a primeira eleição direta para gestores, na qual os Conselhos Escolares tiveram papel preponderante; o 1º Fórum Municipal dos Conselhos Escolares; formações continuadas para conselheiros e implementamos o Programa de Autonomia Financeira das Escolas (PROAFE). Apresentamos todas essas experiências no Encontro Nacional, no mês de junho, ocasião em que surgiu a proposta de sediarmos o Encontro Interestadual”.

Ainda sobre o assunto a gerente acrescenta que o evento irá proporcionar aos municípios menores a oportunidade de discutir o tema com representantes do MEC, “do Encontro Nacional só participam grandes cidades e capitais. Então essa será a grande chance de socializarmos conhecimentos e debatermos amplamente a importância de fortalecimento dos conselhos para concretização da gestão democrática”.

Durante os três dias serão discutidos os temas: Programas de Fortalecimento da Escola; Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; Conselho Escolar como espaço de formação humana e de compromisso com a educação de qualidade; e Gestão Democrática. Ao final do terceiro dia será montado um Banco de Experiências onde serão socializadas as propostas para o fortalecimento dos Conselhos.

Ascom Prefeitura Municipal de Juazeiro

Nenhum comentário: