quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Univasf abre 15 vagas para mestrado profissional em matemática

Começam a partir do próximo sábado (1º) e vão até o dia 3 de janeiro as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática. O curso visa atender professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante ao ensino básico.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se associou em 2010 ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e está oferecendo 15 vagas para esta pós-graduação stricto sensu.

O Profmat é um programa semipresencial, com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para professores em exercício na rede pública. O curso tem uma oferta de vagas nacional e é realizado por uma rede de 54 Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este programa foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES.

O objetivo é de, a médio prazo, incrementar a formação matemática do professor do ensino básico em todo o território nacional. Para o coordenador do Mestrado na Univasf, o professor Severino Cirino de Lima Neto, “o curso vai contribuir na formação de um profissional mais qualificado para lecionar matemática no ensino fundamental e médio, além de valorizar o professor e fortalecer o ensino superior na região”.

A admissão no mestrado e a distribuição de bolsas de estudos vão acontecer através de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático previamente definido. A seleção está marcada para o dia 19 de fevereiro de 2011, simultaneamente em todos os locais designados nas instituições associadas, com o conteúdo das disciplinas básicas MA11 – Números, conjuntos e funções elementares, MA-13 Geometria I e MA-14 Aritmética I.

Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pela internet no site http://www.profmat-sbm.org.br. O valor da inscrição é de R$ 27,00 e não há exigência de entregar projeto de pesquisa. As aulas começam no dia 2 de abril de 2011.

Outras informações: Colegiado de Engenharia Mecânica 74. 3614 1938 e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação: 87.3862 3709

Fonte: Univasf

Nenhum comentário: