Na próxima sexta-feira (15 de julho), aniversário da cidade, Juazeiro ganhará uma Lancha Escola, que atenderá a comunidade da Ilha de Nossa Senhora e Quipar, e a Escola de Formação Continuada dos Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ), que será inaugurada às 11h30min. Em comemoração aos 133 anos de emancipação do município, a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), entregará à população as novas aquisições e aproveita para reafirmar o compromisso com o setor através de ações e investimentos.
A Lancha-escola, por exemplo, é fruto de uma parceria com o governo Federal, e proveniente de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a Escola de Formação oriunda de iniciativa municipal. A lancha de transporte escolar é fabricada pela Marinha do Brasil, a pedido do progra
ma federal “Caminho da Escola” e é específica para o transporte de estudantes, atendendo todas as normas de segurança. São Construídas em alumínio naval, com 7,3m de comprimento, e contam com coletes salva-vidas, extintor de incêndio, sirene, luzes de navegação, rádio comunicador e defensas. Podem transportar até 20 alunos, incluído um lugar para portador de necessidades especiais.
O barqueiro José Alves dos Santos, que atende a mais de 10 anos à comunidade da Ilha de Nossa Senhora, localizada a 2 km da sede, irá fazer o curso de certificação em Manaus. Ele viajará dia 24 deste mês e passará três dias no norte do país. “É uma exigência da Marinha e o curso é para parte mecânica. Estou muito feliz com o novo barco, pois oferece a segurança necessária aos alunos. Eles estão super ansiosos com a novidade e eu também. Já fazia meu trabalho com grande satisfação e agora só vai aumentar o prazer”, afirmou. Seu José garantiu que o antigo barco que fazia o transporte dos alunos não será aposentado, e sim utilizado para pescaria nos finais de semana.
Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, a EFEJ será importante para o aprendizado do professor. “O docente é um eterno estudante. Então agora criamos a Escola de Formação que será responsável pela reciclagem e aperfeiçoamento do educador. Na verdade de novo temos apenas o espaço físico, porque a política de formação continuada da rede foi criada em 2009, e é uma das maiores já vistas pelo município”, relatou o secretário.
Ainda entre os destaques deste ano, assinatura do termo de compromisso pelo prefeito Isaac Carvalho para construção de mais 10 creches, totalizando 15 (das quais cinco já estão em construção), de 15 quadras poliesportivas cobertas, e divulgação do edital para o concurso na área de educação que acontecerá até o próximo mês. “Aproveitamos a ocasião para prestar contas ao povo do que está sendo feito com o dinheiro público. Além dos investimentos municipais, buscamos parcerias e conseguimos grandes conquistas junto ao governo Federal. Isso é resultado de muito trabalho e esforço de uma equipe comprometida”, disse Plínio Amorim nesta segunda-feira na imprensa local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário