sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Juazeiro adere ao Pacto Todos pela Escola


Por Anna Monteiro/Seduc

O prefeito Isaac Carvalho assinou nesta quinta-feira (11) o termo de compromisso do Pacto Todos pela Escola, um projeto do governo da Bahia em parceria com os municípios, que tem como objetivo alfabetizar e letrar todos os alunos do estado na idade correta – até os oito anos. A adesão ao Pacto confirma a prioridade que Juazeiro vem dando a educação e reitera o compromisso com a qualidade do ensino.

O ato simbólico aconteceu na cidade vizinha de Senhor do Bonfim e reuniu 22 municípios da região. Estiveram presentes o governador Jaques Wagner, o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, e as autoridades representantes de cada localidade. O secretário de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim, acompanhou o prefeito na solenidade. O Pacto assinado na ocasião pontua obrigações tanto do Estado, quando dos municípios.

Entre as atribuições do governo estadual estão a produção e distribuição dos livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos educadores formadores e alfabetizadores. Já os municípios deverão implantar cantinhos de leitura, ofertar reforço escolar e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas. O desempenho dos alunos das escolas contempladas no Pacto será avaliado periodicamente.

O secretário Osvaldo Barreto explicou que o Estado não quer interferir na gestão do ensino fundamental, que é de responsabilidade dos municípios, mas sim auxiliar, oferecer uma ferramenta a mais para que a Bahia possa ter desempenhos melhores. “Queremos todos trabalhando por uma educação de qualidade. A concepção do projeto é nossa, mas a responsabilidade maior será dos prefeitos e secretários, pois estes terão que garantir não só o funcionamento, com também o acompanhamento, e esses papéis serão cobrados. Os materiais didáticos chegarão muito em breve aos municípios e as capacitações iniciarão de imediato”, afirmou.

Na oportunidade o governador da Bahia falou sobre a importância de um ensino básico bem feito, como condição primordial para uma educação de nível superior. “Se as crianças não forem bem alfabetizadas terão dificuldades de ingressar em uma faculdade, pois já estarão em desvantagem. Estamos vivendo um momento muito positivo para a Bahia, com a expansão do número de universidades, então, nós temos que começar a pensar nos nossos universitários, enquanto estes ainda estão no ensino básico”, justificou Jaques Wagner.

Para Isaac Carvalho essa é mais uma oportunidade positiva para Juazeiro. “Nunca mediremos esforços para oferecer um ensino de qualidade. Buscamos apoios e parcerias, corremos atrás das oportunidades e temos conseguido grandes avanços, como as 15 creches e 15 quadras poliesportivas cobertas que estão garantidas pelo governo Federal. Além das iniciativas municipais, como Escola de Formação, climatização, gestão democrática, autonomia financeira para rede, valorização e formação do professor, entre outras conquistas. Vivemos um momento positivo e temos a certeza que esse Pacto será mais um estimulante para todos nós”, avaliou.

Nenhum comentário: