quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Abono salarial é recebido com entusiasmo pelos educadores


Por Anna Monteiro/Seduc
“Agora já posso encomendar meu Tablet”. Foi com essa expressão que a educadora da Rede Municipal de Ensino, Jacira Sampaio, comemorou o recebimento do abono salarial, pago nesta terça-feira (27), pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC). O incentivo de apoio tecnológico, no valor de R$ 1.187,00, contempla professores efetivos e faz parte do anunciado “Pacotão da Educação”, que fomenta a Política de Valorização Educacional implantada desde 2009.

Jacira é professora da rede há mais de 18 anos, e afirma que pela primeira vez vê algo do tipo na educação de Juazeiro. “Reconheço a mudança porque ela é real. Nossa classe está sendo valorizada e as coisas boas estão acontecendo”, avaliou. Segundo a dedicada educadora, que trabalha na Escola Carmem Costa, a concessão do abono encerrou sua ‘peleja’. “Já faz algum tempo que tento adquirir um computador pessoal e só agora vou poder realizar meu sonho. Com o meu Tablet será mais fácil fazer minhas pesquisas, trabalhos e me aperfeiçoar para desempenhar melhor o meu papel”, disse orgulhosa.

A iniciativa, estimulada pelo sindicato da categoria e abraçada pelo governo municipal, tem como objetivo fomentar a compra de equipamento tecnológico, que venha a contribuir com o exercício da função do educador. “Lançamos a proposta ao prefeito de arcar com 50% desse valor e fomos surpreendidos com o anúncio de um abono referente ao montante total. Hoje, um professor não poderá mais dizer que não tem meios de comprar um notebook para seu trabalho, pois essa condição acaba de ser oferecida. Esse é mais um compromisso firmado e honrado com os professores”, ratificou o presidente da APLB-Sindicato, Antonio Carlos.

Na visão do professor Rui Celestino esse é somente um reflexo do desenvolvimento de uma Política Pública de Valorização da Educação, que está sendo conduzida de forma séria e comprometida. “Essa é apenas a ponta do iceberg, pois os avanços são muitomaiores. Faço o curso de Letras, através da Plataforma Freire que é do governo federal, mas que não chegaria a nós se não fosse à articulação e empenho da secretaria. O reconhecimento inicia em parcerias como essa, que possibilitam a sistematização de uma modernização de conhecimentos. O abono é uma ação, até então inédita, que vem agregar valor à essa política”, ponderou.

Outras ações, como aumento e incentivo financeiro para participação das formações realizadas aos sábados serão incorporados aos rendimentos, a partir do pagamento de setembro. Os prêmios “Inovar Mestre” e “Inovar Gestão”, que também fazem parte do programa do Pacotão, estão previstos para o primeiro semestre de 2012. “Esse é mais um momento positivo para a Educação de Juazeiro, e esperamos com isso oferecer instrumentos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem”, pontuou o secretário interino de Educação e Esportes, Clériston Andrade. 

Nenhum comentário: