domingo, 25 de setembro de 2011

Alunos do Mais Educação se destacam na 1ª Copa João Dourado de Judô


Por Anna Monteiro/Seduc
Além dos benefícios pedagógicos que o ‘Mais Educação’ tem promovido na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, o programa também está despertando talentos, como é o caso dos estudantes que se destacaram na 1ª Copa João Dourado de Judô. No início do mês dez alunos participaram do campeonato, acompanhados de professores, instrutores e colegas que fazem parte de programas sociais e treinam na Companhia Independente de Polícia Militar na Orla Nova.

A viagem aconteceu com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), que cedeu o ônibus para transporte da equipe. “Aqui na Companhia treinam atletas do Mais Educação e do projeto social da PM. Fomos com 18 judocas e alcançamos a 3ª colocação no geral, a qual consideramos satisfatória por termos competido pela primeira vez fora de casa e com um grupo pequeno”, explicou o mestre Newton Félix.

Segundo o supervisor do esporte no projeto Mais Educação e representante da Liga Baiana de Judô, região norte, Paulo Afonso Lopes, a inclusão da modalidade no programa foi de grande importância. “Ter o judô como possibilidade para os alunos das escolas municipais faz toda a diferença, porque este esporte é educativo, trabalha com a disciplina, coordenação motora e todas as valências físicas”, avaliou. Dos 30 núcleos do Mais Educação, atuam com foco no judô o Colégio Municipal Paulo VI, e as Escolas Municipais Joca de Souza Oliveira, Maria de Lourdes Duarte, Leopoldina Leal e CSU.

De acordo com o instrutor Leonardo Moreira de Oliveira, o apoio da secretaria na iniciativa foi fundamental. “Os atletas trouxeram troféus para o município, e o mais importante, se sentiram valorizados e estimulados. Eles já tinham participado de algumas competições aqui na região, mas viajar, conhecer outro local e competir fora fez toda a diferença para eles”, afirmou.

O medalhista Jorge Santana de 14 anos até prometeu se dedicar mais a arte marcial, “agora sei que sou capaz e vou treinar bastante para ano que vem levar o primeiro lugar. Em momentos como esse a gente aprende muita coisa bacana para a vida. Antes de fazer parte desse projeto ficava em casa sem fazer nada e agora estou indo melhor na escola e tendo outras oportunidades”.

Lançado oficialmente em Juazeiro em agosto do ano passado o Mais Educação tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, através de ações integradas de esporte, cultura, educação, e lazer, entre outras atividades educativas que qualificam o processo educacional e melhoram o aprendizado dos alunos. Ao total 5 mil crianças são beneficiadas no município.

Nenhum comentário: