terça-feira, 17 de março de 2009

SABERES, OLHARES E FAZERES NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA DOCENTE

por Carliane Oliveira da Silva*

Buscando formar profissionais da educação autores de pensamento, com uma forte identidade de si mesmo, como indivíduos e cidadãos capazes de possibilitarem aos seus alunos o desenvolvimento, também, dessa autoria de pensamento, pois como disse Alicia Fernández (2001, p.111) “É a autoria que nos conecta com a agressividade necessária e criativa: precisamos dela para incluir-nos sem submissão no mundo que nos é oferecido”, a SEDUC ofereceu no último sábado 14/03 o I encontro de formação continuada para professores e professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental e também das séries finais das disciplinas de História e Geografia.

Compreendemos que a formação de professores não deve ser ancorada em princípios fechados e, sobretudo voltada para a transmissão de conteúdos, é necessária uma formação que desperte nos professores a capacidade de autoria do pensar para que assim possam repensar e modificar a prática a partir de uma profunda mudança de paradigma. Nesse sentido vivenciamos com os professores uma “gincana formativa” a partir da história O Mágico de Oz objetivando possibilitar um repensar das práticas de leitura na escola, visto que os jogos explorados trabalharam a leitura de maneira lúdica.

No decorrer do encontro construímos um espaço onde foi possível operar a autoria de todos e em cada um dos professores, pois como sinaliza Alicia Fernández (2001, p.63) “Mais importante que fazer alguém pensar algo não pensado, é permitir que amplie o âmbito do pensável, a alegria de encontrar-se e reconhecer-se autor”. Dessa forma esse movimento foi possível porque após a vivência de cada jogo (jogo da lógica, os tesouros de Oz, jogo da vassoura, jogo da velha) os professores puderam expressar outras maneiras de trabalhar os jogos com os seus alunos.

As avaliações dos professores nos indicaram que este encontro contribuiu para que percebesse que a mudança deve acontecer nele sujeito autor e na prática de ensino, a esse respeito Fernández (2001, p.52) defende que:

As mudanças devem ocorrer em duas direções. Frente a si mesmos: para recuperar o próprio prazer de aprender e, partindo disso, modificar a modalidade de ensino. Frente aos seus alunos: para investi-los do caráter de sujeitos pensantes, capazes de aprender.

As avaliações feitas pelo grupo de professoras causaram grande infinitude no nosso pensar e sentir, ficamos gratificadas ao perceber a vibração, o envolvimento e as concepções sendo re-significadas. Foram muitos os momentos emocionantes que vivemos durante as atividades e análises, mostrando um caminhar espontâneo, reflexivo e livre, tanto em relação ao tema explorado leitura quanto ao crescimento pessoal de cada ensinante-autor.

* Carliane Oliveira da Silva, Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia,
é formadora da SEDUC.

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