sexta-feira, 1 de maio de 2009

Juazeiro valoriza profissionais da educação e investe em novas ações de formação continuada

A SEDUC está preparando novas iniciativas de formação continuada, dando segmento ao seu plano de aperfeiçoamento do trabalho docente e de valorização do professor da rede municipal de ensino e dos demais profissionais da educação. Além de dar continuidade aos cursos já iniciados nas diferentes modalidades, em breve oficinas específicas voltadas às disciplinas de Educação Física e Inglês serão promovidas.

Também serão desenvolvidas ações de formação em temáticas de relevância para a sociedade atual. Ainda neste primeiro semestre, a SEDUC planeja realizar curso de 20 horas voltado para a implementação do Ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira. A formação atenderá aos requisitos e às diretrizes da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro 2003, que incluiu o estudo étnico-racial no currículo da educação básica.
Desta forma, a Secretaria de Educação objetiva preencher uma lacuna na educação municipal. Apesar de ter sido sancionada em 2003, a Lei 10.639 ainda não encontrou efetividade nos currículos das escolas municipais. Mais detalhes desta formação serão divulgados nos próximos dias.

A SEDUC também se prepara para receber neste mês de maio uma representante da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). No encontro, serão traçadas as estratégias para realização de formação continuada destinada aos professores de Artes e Educação Física. Juazeiro, conforme assegurado no Plano de Ações Articuladas (PAR), será o município-pólo de implantação do referido programa que, além dos professores do município, atenderá a outras cidades da região.

Nessa visita serão definidas as datas, o local de realização dos encontros e as formas de inscrição para o curso. No blog http://www.formadoreseduc.blogspot.com/, os professores poderão obter as informações sobre essas definições.

Ainda neste mês de maio, a SEDUC segue com seu programa de formações ministradas pelos formadores que compõe a Gerência de Valorização do Professor e Formação Continuada. Além dos encontros do Pró-letramento, Gestar e Escola Ativa, estão programadas formações para os dias 16 e 23 de maio, com a expectativa de atender a um público estimado em 700 educadores. No dia 30, será a vez de receber no Colégio Municipal Paulo VI os educadores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta que será a primeira etapa de formações da modalidade.

Desde o início do ano, a SEDUC também realiza constantemente formações para coordenadores pedagógicos, gestores, professores de Atendimento Educacional Especializado – AEE e merendeiras. Até o final de 2009, novos encontros já estão programados para estes profissionais.

Como pode ser constatado, Juazeiro vive o momento de maiores investimentos na formação continuada dos seus educadores. Assim, a gestão municipal reconhece e ressalta a importância da valorização dos seus profissionais para a melhoria da qualidade da educação na nossa cidade.

Nenhum comentário: