segunda-feira, 11 de maio de 2009

V Seminário de Educação Inclusiva em Juazeiro Debate a Diversidade


Por Clarice Alves/SECOM

Clicando aqui, veja mais imagens do primeiro dia do encontro.

Gestores e educadores de mais de vinte municípios da região Norte do Estado, iniciaram na manhã desta segunda-feira (11), as discussões acerca da Educação Inclusiva, tema central do V Seminário: Direito à Diversidade que acontece até sexta-feira (15), no Grande Hotel de Juazeiro.
Promovido pelo Ministério da Educação, o programa de Educação Inclusiva consiste na formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Com a presença do prefeito Isaac Carvalho, dos secretários de Educação, Plínio Amorim, e do Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José, o V Seminário foi aberto com a apresentação da Orquestra D´Luca. Um dos seus integrantes, o músico Douglas, deficiente auditivo, provou mais uma vez, que a diversidade é apenas uma questão de olhar, de se colocar no lugar do outro.
“Temos um desafio nesse momento. Douglas deu um testemunho do desafio que será para nós educadores, nos capacitarmos para podermos desempenhar uma tarefa êxitosa e ampliar o nosso conhecimento. Eu acredito que não conseguiria tocar tão bem quanto ele (Douglas) porque acredito que não tenho o dom da música. E vendo o Douglas, acredito que temos que estar preparados ainda mais para receber a todos”, expressou o secretário Plínio Amorim.
O secretário afirmou ainda durante sua fala que Juazeiro enquanto pólo de educação inclusiva está preparado para atender e colaborar com todos os outros municípios, e que este ano com a ampliação das salas de recursos, este avanço será significativo.
“Contamos hoje com quatro professores de libras, sendo dois multiplicadores, atendemos na rede municipal 440 alunos especiais em 51 escolas e estamos ampliando nossas salas de recursos”, acrescentou Amorim.
Em seu pronunciamento, o prefeito Isaac Carvalho disse acreditar que esse é um trabalho que permitirá construir uma sociedade mais igualitária, sem diferenças. “O termo já diz: Educação Inclusiva. Temos que ter a preocupação de servir e contribuir para o sucesso desse trabalho. Que possamos cada vez mais multiplicar o conhecimento e tornar a nossa sociedade mais justa e igualitária”.
A palestra ‘Fundamentos e Princípios da Escola Inclusiva e Diversidade Humana na Escola’, ministrada por Antônio Muniz, presidente da Associação Pernambucana de Cegos, deu inicio as atividades do dia no V Seminário de Educação Inclusiva.
Antes de iniciar sua participação no Seminário, Antônio Muniz, deficiente visual, buscou levantar algumas indagações e reflexões aos educadores presentes, entre muitas, que todos somos diferentes.
“Fomos criados a enxergar a sociedade como se todos fossem iguais. Imagina se todos os militares, isso é apenas um exemplo, vestidos com o mesmo uniforme, pensassem do mesmo jeito, agissem da mesma maneira, que sentido teria a vida. Quanto preconceito existiu contra o homossexual, ainda existe, mas não como antes. E a descriminação contra a mulher! É preciso refletir contra esse ‘preconceito’ de tudo aquilo que não conhecemos. A diferença é essencial, a diversidade deve ser entendida sem culpa, sem isso tenho certeza que estaríamos vivendo num mundo menos hipócrita”, observou Muniz.
Durante a semana, temas relacionados a Transtornos Globais do Desenvolvimento – Alta Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado; Os Direitos da Pessoa com Deficiência; As imagens do outro sobre a Cultura surda, além de plenárias e apresentações culturais que preenchem a grade de atividades a ser desenvolvida por gestores e educadores municipais no V Seminário de Educação Inclusiva.


Fonte: http://www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: