terça-feira, 28 de julho de 2009

Comunidade recebe reforma da Escola Judite Leal Costa com festa

Por Anna Monteiro/SEDUC

Mais de 200 alunos receberam com festa, na manhã desta terça-feira (28) a Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Maria Goreth, totalmente reformada e reestruturada. A ação, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SEDUC) contemplou a reconstrução de toda a instalação do prédio, incluindo a troca de telhado, forro, piso, móveis, equipamentos, e revitalização da área de recreação. O evento contou com a participação do prefeito Isaac Carvalho, do titular da pasta Plínio Amorim, equipe de governo, pais e comunidade.

No mês de abril o telhado de uma das salas cedeu, por falta de manutenção de gestões anteriores, fator agravado pelo período chuvoso. “O estado que encontramos esta escola reflete o cenário deixado por antigas administrações. Muitas coisas eram maquiadas e a população não tinha dimensão do que acontecia no município. Constatamos o problema, contamos com a sensibilização do prefeito Isaac, e hoje estamos entregando a escola reformada, com segurança para os usuários”, constatou Amorim.

Alunos, pais, e professores não esconderam a satisfação de ter um local propício ao aprendizado e desenvolvimento de uma educação cidadã. “Temos primeiro que dar dignidade aos profissionais, ao corpo discente e também à comunidade, pois este é um espaço público, um local de conhecimento, e isso parte do princípio da segurança, das condições de trabalho e aprendizado”, destacou a diretora Josselina Custódio Pesqueira.

O prefeito Isaac, rele
mbrou seu tempo de estudante e a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e de uma sociedade justa e promissora, “há uns vinte e cinco anos atrás eu estava na situação desses garotos, estudando em escola pública no distrito Mandacaru, e nem sonhava que um dia poderia ser gestor dessa cidade. Aqui está o futuro, a esperança. Temos que dar dignidade, educação e condições para que esses pequenos cidadãos possam ter uma história diferente, para que eles possam sonhar alto”.

Feliz com a novidade, a mãe Josenice da Silva, agradeceu a possibilidade de proporcionar uma boa educação aos dois filhos que estudam na Escola Judite Leal. “Gostei de tudo, o lugar está lindo e tenho certeza que eles terão muito mais vontade de vir a escola e aprender. Sem dúvida esse é um grande estímulo”. Douglas Ravier da Silva, que cursa a 3ª série, falou sobre a
situação anterior do prédio, “a escola era triste, as coisas eram feias, parecia um lugar abandonado. Agora tudo está bonito, alegre, e eu estou muito feliz, assim como os meus colegas. Com certeza agora não vou mais perder nenhum dia de aula”, justificou o estudante.

Os professores destacam a criação de um universo lúdico e aprazível para a absorção de conhecimento. “Trabalhamos com o aluno no chão, com brincadeiras, experimentos, e o contato humano. Com essa reforma poderemos realizar nossa proposta com segurança”, afirmou Luciene Dias de Souza, que também falou sobre o suporte dado aos alunos durante a reforma e agradeceu a paciência e c
ompreensão dos pais. “Quando o governo optou sabiamente pela reforma total do prédio, procuramos um local adequado para acomodar os alunos durante as obras, demos continuidade ao período letivo sem nenhum prejuízo, os pais entenderam nosso objetivo e agora podem constatar as melhorias e o ganho desta ação”.

Após a solenidade de entrega do prédio e descerramento da placa, alunos da 1ª a 4 série, apresentaram uma dramatização, que teve como tema a história de Juazeiro e de Nossa Senhora das Grotas, padroeira do município; interpretação da Música “Juazeiro – Petrolina”; declamação de poesia de autoria própria; e apresentação de maquetes com os principais símbolos da terra (Vapor Saldanha Marinho, Estação Ferroviária, Ponte Presidente Dutra, e Gruta de Nossa Senhora). Segundo a aluna, Kévia Matos, da 4ª série, a produção das maquetes foi bastante interessante, “além de trabalharmos com a nossa cultura, abrimos um espaço para o desenvolvimento da nossa criatividade, e da nossa arte”.

Nenhum comentário: