quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jaques Wagner e Isaac Carvalho entregam certificado às vencedoras do Concurso de Redação

Por Anna Monteiro/SEDUC

O Governador da Bahia, Jaques Wagner e o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, entregaram na tarde de quarta-feira (15), durante solenidade de abertura da 20º Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), os certificados às vencedoras do Concurso de Redação, promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, que teve como tema “A influência da Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco”.

Com o título “Agricultura Irrigada”, a aluna da 7ª série da Escola Municipal Antô
nio Francisco de Oliveira no distrito de Salitre, Maysa Emanoela Antunes Carvalho, ficou em primeiro lugar, ganhou uma bicicleta, e a escola foi premiada com um computador. O segundo e terceiro lugares ficaram com Muriene Barbosa de Souza, da escola Manoel de Souza Bonfim no distrito de Abóbora, e Cátia Ludmila Ribeiro Leandro, da escola Dois de Julho em Maniçoba, que receberam um MP3, e um relógio de pulso.

O concurso que surgiu com a proposta de envolver e interagir o alunado no que diz respeito a agricultura irrigada como fomentadora da economia na região, contou com a participação de vinte e cinco escolas e mais de dois mil estudantes de 5ª à 8ª série. Foram avaliados critérios como gramática, objetividade, ortografia, organização, conclusão de idéia, dentre outros.

“Para nós da rede pública de ensino, a iniciativa foi extremamente válida, pois despertou o interesse do aluno pela leitura, escrita, e pela realidade sócio-econômica do Vale do São Francisco. Nos textos podemos observar até propostas para melhoria da qualidade de vida, e essa conscientização é um fator de extrema relevância. Ficamos muito felizes pelo destaque da zona rural, pois muitas vezes essa população é segregada”, concluiu a gestora da escola vencedora, Ileane Damasceno Imoto.

Feliz com a premiação, Maysa Emanoela, disse que se inspirou na realidade do sertanejo que vive da agricultura irrigada. “Pensei na vida desses agricultores e nos desafios enfrentados por eles, que graças a Deus tem o rio São Francisco para poder plantar e garantir seu sustento. Estou muito contente, principalmente por ter levado a premiação para minha escola e para zona rural”. A segunda colocad
a, Muriene Barbosa, destacou a importância do concurso para os alunos, “muitos colegas de sala não têm o hábito da leitura, nem da escrita, e isso ajudou bastante”, e ainda acrescentou que o mais importante não foi o prêmio e sim poder falar sobre a força do Rio para agricultura e, consequentemente, para vida da população.

O titular da SEDUC, Plínio Amorim, parabenizou a iniciativa da organização da Feira ao promover uma atividade que agrega o componente educativo e falou sobre a importância do concurso como instrumento de estímulo à produção textual e a capacidade de aprendizagem. “Estou muito feliz, sobretudo pelos resultados. Esperamos que esse fato possa repercutir em toda a rede e que mais escolas possam perspectivar outros prêmios. O objetivo final é uma educação de qualidade superior, em que o aluno possa aprender mais, para que nossa cidade tenha um futuro mais sadio, culto e de grandes conquistas. E é uma grande honra para nós ver nossos alunos recebendo o certificado das mãos do Governador e do nosso Prefeito”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: