segunda-feira, 20 de julho de 2009

Saúde e Educação continuam trabalho de Prevenção e Promoção à Saúde nas Escolas

Por Vânia Castro/SESAU

Acontece nesta terça-feira (21), a apresentação aos parceiros do Programa do Estado da Bahia de Prevenção e Promoção à Saúde nas Escolas (SPE), que será colocado em prática numa ação conjunta entre as Secretarias de Saúde e Educação de Juazeiro. O evento será realizado no Centro de Saúde III, Angari, das 8h30 às 12h, onde também será formado o Grupo Gestor Municipal (GGM), equipe que será responsável pela implantação do projeto nas escolas de Juazeiro e região. “Formado o GGM, marcaremos nova reunião para começarmos o trabalho e fecharmos à programação”, garantiu a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro.

O trabalho de Prevenção e Promoção à Saúde será aplicado nas 98 escolas municipais, nos 59 colégios estaduais com sede em Juazeiro e em todos os colégios dos 8 municípios da jurisdição da Direc 15. O projeto tem como objetivo consolidar na região uma política pública de prevenção e promoção à saúde nas instituições escolares.

Segundo Zilene Castro, inicialmente o Programa vai ser direcionado para a redução do número de adolescentes grávidas em Juazeiro. De acordo com ela, a escolha se deu devido ao alto número de adolescentes grávidas no ano de 2008. Ano passado, foram realizados na cidade 3572 partos em mulheres com idade de 10 a 54 anos, sendo 904 em adolescentes de 10 a 19 anos.

“É um dado preocupante, pois dos mais de 3 mil partos realizados no município, quase mil são em adolescentes. Vamos esclarecer sobre outras doenças, mas seguiremos este parâmetro no início dos trabalhos, pois é preciso educar os adolescentes para que reduza o número de casos de gravidez nesta faixaetária, que causa problemas como evasão escolar e predisposição a contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, enfatizou a supervisora do Núcleo DST/AIDS.
De janeiro até maio de 2009, foram notificados e confirmados 272 casos de AIDS em Juazeiro, sendo 3 casos em adolescentes com idade de 15 a 19 anos e 162 em adolescentes na faixa-etária de 20 a 34 anos. “Isso mostra que é possível que os jovens com mais de 20 anos podem ter sido infectados durante a adolescência, pois o vírus pode se manifestar depois de 5 anos da infecção”, argumentou.

O trabalho será inicialmente colocado em prática nas escolas dos bairros: Itaberaba, onde foram contabilizados 49 partos em adolescentes, Alto da Aliança (41 partos), Antônio Guilhermino (23 partos) e nos distritos de Maniçoba, localidade onde foram realizados 63 partos em mulheres na faixa-etária de 10 a 19 anos, Itamotinga (52 partos) e Mandacaru (19).

De acordo com Zilene Castro, o projeto é compromisso entre a Educação e Saúde e parceria com outras instituições. Foram convidados para participar do encontro representantes de associações de bairros, do SEDIS, Conselho Tutelar de Juazeiro, DIREC 15, 15º DIRES, UNIVASF, UNEB e professores das escolas dos bairros inicialmente contemplados.

Para dar início as atividades, foi exibida em maio uma Videoconferência sobre o projeto, na Direc 15, para profissionais da Atenção Básica, do Programa DST/AIDS de Juazeiro, professores e profissionais da Secretaria de Educação do município, com a participação também dos profissionais de saúde e educação da região. “A videoconferência apresentou primeiramente informações sobre como será formatado e aplicado o Programa na região. Entraremos em campo após a definição de todos os critérios e a sistemática adequada para o trabalho”, acentuou Zilene Castro.

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE faz parte de uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação da Bahia, respectivamente, SESAB E SEC e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Juazeiro.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: