terça-feira, 21 de julho de 2009

Trabalho integrado entre a Saúde, Educação e parceiros colocará em prática o Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Vânia Castro/SESAU

Mais um encontro para discutir as diretrizes do Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e formar o Grupo Gestor Municipal (GGM), responsável em articular o projeto em Juazeiro e região, aconteceu nesta terça-feira (21), no Centro de Saúde III, Angari, onde reuniu representantes da Saúde, Educação, organizações da sociedade civil, universidades, outras secretarias e instituições.

A proposta do Programa é realizar uma articulação integrada nas escolas do município e região para promover mais saúde e minimizar a situação atual com relação à gravidez precoce e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O objetivo do projeto é trabalhar a intersetorialidade das políticas públicas de saúde, educação e assistência, além de trabalhar a prevenção. Os representantes da Saúde, Educação e os parceiros serão os multiplicadores das informações junto à sociedade. A meta é reduzir os problemas sociais existentes que interferem diretamente na saúde e educação.

“Inicialmente foi feito um diagnóstico sutil para tomar conhecimento dos fatores de vulnerabilidade social e então definir a área de abrangência do projeto”, destacou a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro. De acordo com suas informações, o problema da gravidez precoce em Juazeiro é sério. Ela informa que só em 2008, foram realizados na cidade 3572 partos em mulheres com idade de 10 a 54 anos, sendo 904 em adolescentes de 10 a 19 anos. O trabalho de Prevenção e Promoção à Saúde será aplicado nas 98 escolas municipais, nos 59 colégios estaduais com sede em Juazeiro e em todos os colégios dos oito municípios da jurisdição da Direc 15.

“O fator primordial do projeto é a parceria entre as diferentes instâncias governamentais e não-governamentais e por isso devem ser enfrentados em conjunto pela Saúde, Educação e outros parceiros. A escola é um espaço privilegiado para este trabalho, pois é um local democrático e popular, onde podemos construir uma situação mais justa, solidária e compromissada com várias funções sociais e políticas”, afirmou a assistente social da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), Carla Theophilo.

A assistente social informou ainda que os professores serão capacitados para informar melhor e educar os estudantes em salas de aula juntamente com a presença essencial dos profissionais de saúde. “Vamos mexer com os valores internos e psicológicos das pessoas para que o projeto obtenha bons resultados e por isso precisamos do apoio de muitos colaboradores. Somente unindo forças poderemos solucionar este problema do município”, enfatizou.

De acordo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal, o trabalho de redução da gravidez na adolescência e as DSTs será um desafio muito grande. “Esta ação integrada entre saúde, educação, instituições e sociedade, enfim de todos os níveis de gestão é de suma importância para o sucesso do Programa do Estado da Bahia na região do Vale”, comentou, e aprofundou ainda que o trabalho vai discutir diversas doenças, mas a gravidez não-planejada será o foco principal. “Este fato contribui para o abandono escolar e podemos pensar também na violência sexual, que pode ser uma grande alternativa para tantos agravos à saúde”, argumentou.

A educadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro, Ana Paula Santos, fala sobre a importância do projeto. “Trabalhamos com a realidade que é a prostituição, e juntos com o poder público e sociedade poderemos articular melhor a ação para amenizar o quadro. O projeto é de suma relevância para a sociedade e não dá para trabalhar isoladamente este problema”, destacou.

A composição do GGM já está sendo planejada e será formada por representantes da Saúde, Educação, outras secretarias, universidades, organizações da sociedade civil, Conselhos, Justiça, entre outras. “Logo seja formulado o grupo, a programação do trabalho será desenvolvida e colocaremos o projeto em prática”, garantiu a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro.

O trabalho será inicialmente colocado em prática nas escolas dos bairros: Itaberaba, onde foram contabilizados 49 partos em adolescentes, Alto da Aliança (41 partos), Antônio Guilhermino (23 partos) e nos distritos de Maniçoba, localidade onde foram realizados 63 partos em mulheres na faixa-etária de 10 a 19 anos, Itamotinga (52 partos) e Mandacaru (19).

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE faz parte de uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação da Bahia, respectivamente, SESAB e SEC e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Juazeiro.

Nenhum comentário: