quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SEDUC lança Rádio Escola “Nas Ondas do Saber”

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) lança nesta quinta-feira (20), às 9h, no Colégio Municipal Paulo VI a primeira etapa do projeto Rádio Escola “Nas Ondas do Saber”, que consiste na estruturação de um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica, através da formação de equipes de comunicadores no intuito de tornar possível o uso da linguagem radiofônica no processo de ensino escolar. A difusão dos programas de rádio acontecerá via caixas de som que serão espalhadas por diferentes ambientes da escola, como pátio, corredores, e salas de aula.

Segundo o coordenador pedagógico e radialista, Geraldo Messias, o projeto busca criar mecanismos que colaborem como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, permitindo o acesso à informação cotidiana e de utilidade publica. “Vamos criar um modelo operacional que permita a realização de produções que possam atender as necessidades internas e da comunidade ao redor, além de estimular a produção de materiais de apoio pedagógico. O termo Rádio Escola diz respeito à possibilidade de utilização dos recursos da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares”, explicou.

Sobre a funcionalidade do projeto Messias acrescenta que, “alunos e professores passarão da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio. Isso permite que os mesmos exercitem um olhar critico em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias”.

Para os organizadores da Rádio Escola a idéia é de que esses estudantes possam fazer uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas, mas também, que construam propostas de cidadania que colaborem para a melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas à construção do projeto de vida, sexualidade, saúde, meio ambiente, e ao combate a todas as formas de discriminação e preconceito.

Fonte:
www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: