quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SEDUC realiza Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizará, entre os dias 20 e 31 de agosto a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, com o tema “Ninguém é igual a ninguém, diferente todo mundo é”. As atividades serão realizadas nas escolas municipais envolvendo professores, pais, alunos e comunidade, em momentos culturais, curso de Libras, seminários, momentos de sensibilização, entre outros. O projeto encerrará com um Momento Cultural, das 14 às 18h, na Orla Nova da cidade.

A ação tem como objetivo fomentar a prática da Educação Inclusiva, sensibilizando a comunidade escolar para as potencialidades e os direitos dos alunos com deficiência, através de atividades lúdicas e sugestão de estratégias que favoreçam a autonomia e envolvimento desses alunos em todas as atividades pedagógicas da escola. O evento também busca chamar a atenção para a importância das iniciativas de acessibilidade e inclusão na sociedade das pessoas com deficiência.

Os Seminários de Sensibilização acontecerão entre os dias 19 e 28, tendo início nesta quarta-feira nas Escolas Municipais Haydêe Fonseca, Paulo Rios Campelo, e Aprígio Duarte, à partir das 9h. Nos encontros serão desenvolvidas vivências com o uso de cadeira de rodas, muletas, bengalas, vendas nos olhos na expectativa de mostrar a importância do uso de recursos didáticos e ajudas técnicas, para a independência e a autonomia do aluno, bem como sua socialização com os outros grupos.

O curso de Libras teve início nesta segunda-feira (17) e prossegue até o dia 16 de novembro, na Escola Municipal Paulo VI. O Momento Cultural que será o ápice do evento contará com a realização de oficinas de pintura, de pipas, xadrez, teatro, música, apresentações de vídeos e orquestras, além da Tenda dos Sentidos em parceria com o Exército, ações de saúde, e sociais, com o apoio das Secretarias de Saúde (SESAU), Defesa Social (SDS), e Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS).

Um comentário:

Maria Pospi disse...

Divulguei em meu blog. abraços!