quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aberto o 31º Jogos Estudantis de Juazeiro

Por Raphael Leal/SECETLA

Estudantes de escolas públicas e particulares de Juazeiro participaram na manhã desta quinta-feira (17) da solenidade de abertura da 31ª edição dos Jogos Estudantis. A competição é uma parceria das Secretarias de Educação e da Cultura, Esportes, Turismo e Lazer. A solenidade de início contou com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Esportes, Pedro Alcântara Filho, representantes da Secretaria de Educação, bem como outras instituições do município.

Após o desfile das escolas ao som da marcha da banda da Polícia Militar e hasteamento das bandeiras, foi proferido o juramento do atleta e acendimento da Pira Olímpica. Em seguida, o prefeito Isaac Carvalho declarou abertos os Jogos Estudantis de Juazeiro. “O esporte e a educação estão unidos. Essa olimpíada é um momento de geração de oportunidades, de revelar talentos. Espero que os atletas respeitem uns aos outros e mantenham vivo o espírito esportivo. Assim, chegaremos ao final com grande sucesso”, declarou.

Para o secretário de Esportes Pedro Alcântara Filho, a realização dos Jogos era uma das metas da secretaria, que se consolida com a parceria feita com a secretaria de Educação. “Conseguimos reunir mais de 50 escolas e realizar essa bonita festa para celebrar e integrar as escolas do município através do esporte. Continuaremos promovendo o esporte da cidade em todos os níveis de idade.”

Tênis de mesa

O colégio Decisão é destaque no esporte. Até o final do dia, dois atletas haviam terminado em primeiro lugar. Na categoria pré-mirim masculino, Ciro Gabriel saiu vencedor. No infantil feminino, Ana Carolina foi a campeã.

Os Jogos Estudantis seguem até o dia 02 de outubro. As modalidades em disputa são handbol, voleibol, futebol soceyte, futsal, Basquetebol, baleô, atletismo, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, karatê e xadrez. Os locais de competição são: Ginásio de Esportes Aluísio Viana, Estádio Adauto Moraes, Colégios Anglo, Edson Ribeiro e Máster Júnior, Country Club e AABB.

A primeira modalidade em disputa foi o tênis de mesa. Cerca de 11 escolas públicas e privadas participaram da competição nas dependências do Colégio Decisão. Há cerca de 3 anos a modalidade vem ganhando destaque. No início, apenas dois colégios, particulares, participavam do esporte, hoje, a maioria dos atletas são oriundos de escolas municipais e estaduais. “O tênis de mesa evoluiu em Juazeiro. Temos muitos praticantes nas escolas. Isso é fruto de um trabalho sério”, ressalta o professor do colégio Decisão, James Fernandes. Ele completa que o colégio pretende participar no próximo ano do campeonato baiano da modalidade.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: