quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Caravana da Educação inicia projeto “É Tempo de Voltar” pelo bairro Quidé

Por Anna Monteiro/SEDUC

Teve início na noite desta terça-feira (15) o projeto “É Tempo de Voltar”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) em parceria com a UNEB. O programa tem como objetivo mapear os fatores de evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), criar mecanismos de reintegração, e acompanhar o retorno e os níveis de desempenho do aluno. A primeira etapa “Caravana da Educação” consiste em uma pesquisa de campo, aplicada por estudantes do curso de pedagogia, sob a coordenação da SEDUC.

Até o dia 03 de outubro, 36 estagiários contratados visitarão os bairros e localidades do interior onde estão situadas as 42 unidades de educação que atendem EJA. A meta é de que cada um entreviste 25 alunos até o final do processo. As visitas acontecerão nos turnos da manhã, tarde, e noite. “Essa amostragem nos trará um panorama dos fatores de vulnerabilidade e desistência dos jovens e adultos. Ao final, teremos um relatório que servirá como banco de dados para reestruturação do programa”, explicou a coordenadora, Vera Lúcia.

Com um sorriso no rosto e um filho no colo a jovem de 22 anos, Roseane Priscila Bonfim, recebeu a equipe do projeto e explicou as razões de ter abandonado a escola. “Tive que deixar os estudos por conta da gravidez. Eu enjoava muito e não conseguia assistir aula. Depois que meu filho nasceu continuou complicado, pois não tenho com quem deixar ele”.

Após uma breve conversa e respostas relativas aos fatores de evasão e indicações de melhorias e mudanças que facilitem a vida do estudante fora do fluxo regular, Roseane falou sobre o interesse de voltar à sala de aula, “penso muito em me formar, pois quero dar um futuro melhor aos meus filhos”.

A estagiária Cristiane da Conceição também falou sobre sua experiência, “para mim essa é uma oportunidade maravilhosa de poder auxiliar, de alguma forma, na melhoria da educação do nosso município. Acredito no projeto como proposta pedagógica, e na força da educação como fator de desenvolvimento social”. O trabalho de campo constará como redução de horas para as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACC) obrigatórias, além de disponibilizar uma bolsa temporária.

A “Caravana da Educação” despertou a curiosidade da comunidade do bairro Quidé, por onde passou nesta terça-feira, e alguns jovens se sentiram valorizados e motivados a voltar à sala de aula. “Eu nem pensava mais nisso. Com esse pessoal aqui eu parei para analisar, e deu vontade de retornar. Hoje não se consegue nem emprego em firma se não concluir o ensino médio. Às vezes falta estímulo, mas agora vou pensar seriamente nisso”, revelou Adineilma Luegna, de 19 anos, que parou de estudar no 1º ano.

Ainda esta semana a equipe visitará os bairros Maria Goretti, Tabuleiro, e as regiões de Maniçoba, Carnaíba, Juremal, Massaroca e Abóbora. Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, o programa, que foi gestado na SEDUC, fornecerá a base científica para sair do ‘achismo’, “teremos um alicerce conciso, concreto, para trabalharmos de forma pragmática e repensarmos a política da EJA. Aprender é um direito de todos, e no que depender de nós essa máxima está assegurada”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: