terça-feira, 29 de setembro de 2009

Comunidade do Junco ganha Rádio Escola

Por Anna Monteiro/SEDUC

Os 150 alunos da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim ganharam mais uma ferramenta para o desenvolvimento do aprendizado. Um núcleo de comunicação de rádio foi instalado na escola e entregue à comunidade do Junco na última sexta-feira (25). A solenidade presidida pelos primeiros comunicadores da rádio, contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Educação, Plínio Amorim, e equipe de governo. A unidade faz parte do projeto Rádio Escola, que já contemplou no mês de agosto o Colégio Municipal Paulo VI.

Com finalidade pedagógica, a iniciativa visa formar equipes que utilizem a linguagem radiofônica no processo de ensino escolar. A difusão da programação “Nas Ondas do Saber” é feita por caixas de som instaladas em todo o prédio e uma central de distribuição, em horários de intervalo, chegada e saída dos estudantes. Busca criar mecanismos que colaborem como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, além de despertar um olhar crítico e promover uma formação cidadã plena.

Segundo o coordenador do projeto, Geraldo Messias, a Rádio Escola do Junco irá beneficiar grande parte da região do Salitre. “Escolhemos localidades estratégicas. Essa escola atende uma demanda de várias comunidades, se tornando pólo. Instalamos primeiro uma unidade na zona urbana e cumprindo todos os compromissos feitos estamos aqui hoje para entregar a primeira do interior. O objetivo maior é de que ele se expanda e que consigamos implantar muitas Rádios na rede municipal”, destacou Messias.

O prefeito Isaac Carvalho revelou estar encantado com a iniciativa e parabenizou os estudantes, ainda tímidos, que fizeram ao vivo o primeiro programa “Nas Ondas do Saber”. “Projetos assim valem à pena, e nos fazem acreditar ainda mais no poder da educação como instrumento transformador. Espero que daqui saiam grandes comunicadores e profissionais. A gente pode ser o que quiser, só basta acreditar, lutar e agarrar as boas oportunidades. O sucesso está dentro de vocês e no que depender de nós vamos dar condições para que as coisas boas se realizem”, foi o recado deixado pelo prefeito para todos os presentes e ouvintes.

O titular da SEDUC, Plínio Amorim, falou sobre a oportunidade de expressão dos educandos. “Vemos o despertar de talentos e isso é muito gratificante. Essa dupla de alunos repentistas que se apresentou é a prova disso. Com a rádio os alunos terão a oportunidade de trocar produções textuais, trabalhar a linguagem verbal e escrita, além das questões sociais, pois poderão debater vários temas de interesse coletivo. Vamos dar as mesmas oportunidades às escolas da sede e do interior, essa é a prova do nosso respeito ao homem do campo”.

Os alunos aprovaram o projeto. “Estou muito feliz de poder participar, de formar a primeira equipe da rádio. Espero aprender bastante, não só o português, como falar em público, pois sou muito tímida”, relatou Aline Soares. Já Jéssica Souza disse que se interessa bastante por música, “vou poder trabalhar na produção musical da rádio, e será uma experiência muito boa. Quem sabe essa não se torna minha profissão no futuro?”, questionou.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: