sábado, 26 de setembro de 2009

Oficina dá início ao programa Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) promoveu nesta sexta-feira (25) a oficina de abertura do programa Saúde e Prevenção nas Escolas, para diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no Centro de Saúde III – Angari, e contou com o apoio de profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau). O projeto será contínuo e deve abordar, até o final do ano, diversas temáticas presentes no universo dos adolescentes e jovens.
A primeira etapa teve como objetivo dar suporte aos educadores para trabalharem com a temática da sexualidade, de forma desmistificada, em sala de aula. “Todos os profissionais que aqui estão receberão um quite com livros, DVDs e todo o suporte de ferramentas para que possam ser multiplicadores de uma educação sexual consciente. Eles levarão aos estudantes orientações e esclarecimentos, visando evitar por exemplo, uma gravidez precoce, que é uma das grandes causas do abandono escolar”, explicou a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola da SEDUC (NAPS), Carla Theóphilo.

Dez unidades de ensino iniciam o projeto, por serem identificadas em áreas que possuem alto índice de gravidez na adolescência. “Tudo faz parte de uma rede, onde a educação tem papel central e primordial para formação de uma sociedade civil organizada, e de cidadãos plenos. Um dos grandes desafios é o de combater a evasão escolar, e nesse contexto a gravidez precoce é um dos fatores de vulnerabilidade. O que os jovens precisam é de informação e oportunidades, para poderem ter um futuro melhor”, acredita a coordenadora Giovanna Ramos.

Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, a sexualidade tem que ser tratada com os alunos de forma simples, responsável e clara. “Muitos pais não tem coragem de tocar nesse assunto com os filhos, então cabe a escola educá-los também neste sentido. O papel do professor é fundamental. Para que os jovens possam se prevenir precisam primeiro se instruir e o educador tem que estar preparado para trabalhar essas temáticas. Nós damos o suporte e esperamos que os nossos multiplicadores busquem resultados”, justificou Amorim.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: