quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SEDUC entrega Rádio Escola no Junco

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) entrega nesta sexta-feira (25), às 17h, mais uma unidade da Rádio Escola “Nas Ondas do Saber”, desta vez na escola Manoel Nunes Amorim, no distrito de Junco. A primeira etapa foi lançada no mês de agosto, no Colégio Municipal Paulo VI. O projeto consiste na estruturação de um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica, onde os alunos, divididos em equipes, utilizem a nova linguagem como prática de ensino e aprendizagem.

A difusão do programa é feita por caixas de som espalhadas por toda extensão da escola, nos diferentes ambientes, como pátio, corredores, cantina e sala de aula, durante os horários de intervalo, chegada e saída dos estudantes. Segundo o coordenador pedagógico e radialista, Geraldo Messias, o programa busca criar mecanismos que colaborem como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, permitindo o acesso à informação cotidiana e de utilidade pública.

Para Messias a idéia é de que esses estudantes possam fazer o uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer, mas também para construir propostas de cidadania e discutir questões ligadas à construção de projetos de vida como meio ambiente, sexualidade, e saúde.

“Além da ferramenta pedagógica, queremos despertar o interesse do aluno para as questões sociais, e para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o mundo, e a rádio é um excelente meio de comunicação para isso”, disse o titular da SEDUC, Plínio Amorim.

Nenhum comentário: