quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SEDUC realiza formação do projeto “Tempo de Aprender”. Faça download de slides usados no encontro!

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizou nesta quarta-feira (23) mais uma etapa de formação do projeto “Tempo de Aprender” para coordenadores de 24 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para os diferentes níveis de aprendizagem dos educandos, baseados no diagnóstico do simulado do Prova Brasil, aplicado com mais de cinco mil alunos, no mês de julho.

Segundo a coordenadora Adriana Magnólia Martins, o projeto é extremamente válido como instrumento de otimização da aprendizagem dos descritores básicos da educação, “tem foco no que é importante, pois prioriza a solução das dificuldades identificadas no diagnóstico”. Sobre a formação ela afirma que é um momento de conhecimento, construção e planejamento, “são esses encontros que nos dão condição de mudar nossas práticas pedagógicas, quebrar paradigmas e traçar novas metas”.

Carla Samara Ferreira, que também é coordenadora, explicou a aplicabilidade do projeto. “Após a análise dos resultados dos níveis de aprendizagem e elaboração de estratégias pedagógicas, vamos para sala de aula. O professor trabalha com agrupamentos produtivos, de forma que possa assistir ao aluno com dificuldades dentro de um contexto geral. Não se pode isolá-los. Uns ajudam aos outros e juntos buscamos elevar esses níveis”. A colega Taís Benevides acrescenta, “o trabalho é feito dentro do fluxo regular, no horário normal de aulas. Digamos que o grande segredo é o respeito à individualidade, ao tempo e ritmo de cada um”.

Para o gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada, Clériston Andrade, o projeto tem alcançado resultados satisfatórios. “A formação é a nossa ligação com o gestor, coordenador e professor. São nesses momentos que dividimos dificuldades, desafios e compartilhamos saberes. O objetivo final de todo o trabalho é melhorar os níveis de educação do nosso município. Já podemos observar algumas mudanças de perspectivas, e conseguimos executar intervenções em tempo real. Essas são apenas as primeiras conquistas”, relatou o gerente.

Coordenadores e professores que quiserem baixar os slides utilizados na formação, devem clicar aqui e fazer o download.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: