sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Curso de Artes e Educação Física qualifica e valoriza profissionais da área

Por Anna Monteiro/SEDUC

Encerra nesta sexta-feira (02) o Curso de Aperfeiçoamento em Artes e Educação Física, ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova e Pilão Arcado. O curso, com duração de 60 horas, conta com etapas de Educação à Distância (EAD), além dos encontros presenciais, e busca promover a interdisciplinaridade como instrumento da qualidade de ensino.

A terceira e última etapa teve início nesta quinta-feira (01) e mais de 30 professores se reúnem até amanhã no Colégio Anglo. A professora Márcia Cristina Ferreira, disse que o curso está sendo extremamente produtivo. “Começamos o trabalho conceituando as diversas formas de artes e expressões, pois temos que trabalhar com o aluno explorando os conteúdos artísticos, formas, e tendências, de maneira contextualizada. Não queremos, por exemplo, que o educando pinte por pintar, ele deve saber o que está fazendo e o que aquela pintura representa”.

Outro ponto destacado pela professora Cristina foi a valorização dos profissionais que atuam nestas duas áreas. “Muitas vezes Artes e Educação Física ficaram em segundo plano, como matérias tapa buraco. Agora estamos conquistando nosso espaço e essa formação além de qualificar, motiva o profissional. Aprendemos várias coisas com essa experiência, principalmente a trabalhar com a interdisciplinaridade”.

A palestrante da UFRGS, Esther Abigayl Silveira, falou sobre a última fase do Curso de Aperfeiçoamento, “foram trabalhadas três etapas, com slides, módulos, discussões, EAD, e nessa última enfatizamos a elaboração de sequências didáticas para sala de aula, com demonstração de projetos realizados pelos professores. Buscamos capacitá-los nas diversas interfaces”. O professor de Educação Física, Humberto Cardoso, aprovou a iniciativa, “a troca de experiências é sempre muito importante, e a interdisciplinaridade trabalhada aqui é de grande importância para a educação”.

O curso que acontece em parceria com os municípios interessados, é viabilizado via Ministério da Educação. “Nosso objetivo é dar a mesma oportunidade a todos. Buscamos essa parceria e não medimos esforços para que nossos professores tivessem essa qualificação. Faz parte da nossa política e do nosso planejamento”, afirmou o gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada, Clériston Andrade.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: