quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escola realiza Mostra Cultural e homenageia Targino Gondim

Por Anna Monteiro/SEDUC

Com o tema “Cultura mística do nosso Nordeste” a Escola Municipal Joca Oliveira realizou nesta terça-feira (29), com o apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), uma Mostra Cultural que teve como homenageado o artista regional Targino Gondim. Dirigidos pela “Dona Benta”, personagem do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, os alunos da unidade apresentaram as danças, estilos musicais, comidas, literatura, artesanato, manifestações artísticas, entre outras peculiaridades do Brasil e em especial dos estados nordestinos.

O projeto, desenvolvido há dois meses em sala de aula com a realização de pesquisas, levantamento de dados e produção de material, tem como finalidade pedagógica trabalhar os níveis de leitura e escrita. “Buscamos desenvolver técnicas e trabalhar instrumentos que atraíssem a atenção e o interesse do educando. Obtivemos ótimos resultados com essa iniciativa e vamos continuar nessa linha, pois percebemos que eles absorveram o conteúdo, e a nossa preocupação final é com a aprendizagem”, explicou a gestora Wiara Belfort.

Para expor o resultado dos trabalhos, os alunos também utilizaram maquetes, pinturas, painéis, construções textuais como livros, murais e biografias. “Eles tiveram que pesquisar tudo, nós demos as orientações e eles foram para campo. Além da leitura e escrita eles aprenderam muito sobre a diversidade do nosso país, como a bandeira de alguns estados e até o hino”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Vera Lúcia Oliveira. Sobre a escolha do homenageado Vera disse que não poderia ser mais justa, “temos grandes artistas na nossa região e Targino representa a classe com brilhantismo. Só temos a agradecer a presença e o carinho dele com nossas crianças”.

Targino Gondim agradeceu e parabenizou a escola, “fico muito feliz de ver o interesse dessas meninas e meninos pela arte, e pela cultura. Esse despertar é muito importante. Espero que daqui também saiam grandes artistas”. Shirley Milena Passos, da 3ª série, apresentou a dança típica pernambucana, o frevo. “Gostei muito de todo o trabalho, principalmente do que foi desenvolvido em grupo, pois uns ajudaram os outros. Aprendi a dança e a cultura do estado, e achei tudo muito interessante”, afirmou. Veja os slides abaixo:

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: