terça-feira, 20 de outubro de 2009

SPE é um marco na integração saúde-educação

Por Anna Monteiro/SEDUC

Gravidez na adolescência foi o tema de mais um encontro nesta segunda-feira (19), do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e Secretaria de Saúde (SESAU). O evento aconteceu no Posto de Saúde III – Angari e contou com a presença de gestores escolares, professores, coordenadores, e profissionais de saúde. As atividades foram iniciadas em setembro e têm como objetivo promover a saúde sexual e a saúde reprodutiva visando reduzir a vulnerabilidade às DST, à infecção pelo HIV, e à gravidez não planejada, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

A iniciativa representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos estudantes, famílias, e profissionais das duas áreas. “Nós damos o suporte técnico nos encontros, fornecemos o material e realizamos dinâmicas que facilitam a abordagem de vários temas em sala de aula, como a sexualidade. E nesse processo o envolvimento de todos os atores, como a família é de extrema importância”, explicou a representante do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola, Carla Theóphilo.

A psicóloga do Núcleo de Educação e Saúde da SESAU, Daniella Lima, falou sobre as oficinas, “nos encontros nós trocamos informações, tiramos dúvidas, trazemos materiais que possam ser trabalhados com os adolescentes e jovens, como vídeos. Isso tudo para que o professor ou o agente de saúde esteja preparado para identificar os fatores de vulnerabilidade e possam orientar da maneira correta. Esse trabalho integrado é de extrema importância e traz resultados muito positivos”.

“Está sendo muito proveitoso para nós que trabalhamos com a educação. Muitos pais não tem coragem ou informação suficiente para conversar com os filhos sobre sexo, então a escola assume um papel importante nesse sentido. Com diálogo aberto e as metodologias que estamos aprendendo estamos criando laços de confiança com nossos alunos e esperamos poder contribuir de forma positiva para prevenir doenças e uma gravidez precoce”, relatou a professora Zulmira Alves dos Santos.

Nenhum comentário: