segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Criatividade e Inovação são premiadas em projetos escolares

Por Anna Monteiro/SEDUC

Criatividade e Inovação foram os requisitos classificatórios do Prêmio Escola Empreendedora promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) durante a 3ª edição da Feira do Jovem Empreendedor (FEJEM), que aconteceu na última semana na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A premiação foi entregue na sexta-feira (13), à Escola Municipal de Massaroca (ERUM), primeira colocada, escola Maria Franca Pires, segunda colocada, e ao professor Valdemir Evangelista Souza.

O projeto de implementação de uma Cooperativa para o beneficiamento do umbu foi desenvolvido por adolescentes de 5ª a 8ª série, de forma interdisciplinar. Na apresentação para banca avaliadora, formada por professores da Universidade, os alunos da ERUM trabalharam com o teatro, dança de São Gonçalo e representação de aula.

A gestora escolar, Ana Maria Gomes, falou sobre a importância do destaque, “mais do que o prêmio do computador que a escola ganhou, o que nos gratifica é o título, pois para uma unidade do interior isso é muito importante. Os alunos estão mais motivados, a auto estima está muito mais positiva. Além disso, nosso professor que também foi premiado doou os mil reais em b
enefício da escola. Vamos ver se a gente começa a tornar real o sonho da nossa cooperativa”.

O segundo projeto classificado trabalhou o tema “Liberdade através das Artes”, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da extensão do Conjunto Penal. Os produtos das aulas de artesanato, como pintura, bordado, customização de roupas, retalhos, foram vendidos na FEJEM, e serão expostos nas próximas feiras e quermesses.

Segundo a coordenadora pedagógica, Nice Neide Campinho, o objetivo do projeto é de que os apenados voltem para a sociedade com uma visão empreendedora, “ao conquistarem a liberdade novamente eles precisarão de uma atividade que gere renda e que os socialize, e é isso que estamos buscando. Ganhamos duas máquinas de costura e iniciaremos novas oficinas com eles”.

“Mais do que premiar, nós queremos provocar”, disse o secretário de Educação, Plínio Amorim. “Esses projetos são a materialização do que os estudantes aprenderam durante os últimos meses em sala de aula. Temos a disciplina de empreendedorismo em nossas escolas, mas o tema é trabalhado de forma transversal. Espero que eles levem essa experiência para a vida”, complementou.

O Pró-reitor de Ensino e coordenador da Feira, Deranor Gomes, falou sobre a importância do prêmio dentro do evento, “só essa relação dos alunos com a Univesidade já é muito proveitosa. Trazer esse ser ainda em formação para um ambiente de formação plena é altamente enriquecedor. Por alguns momentos eles foram as estrelas aqui dentro, eles receberam os aplausos e com certeza isso é estimulante”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: