quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Juazeiro ganhará Universidade Aberta do Brasil

Por Anna Monteiro/SEDUC

A partir do próximo semestre Juazeiro contará com mais uma instituição de ensino superior. Na última semana (07), uma representante do Estado, ligada ao Centro de Formação de Profissionais em Educação Instituto Anísio Teixeira (IAT), visitou o município para conhecer o prédio onde serão montadas as instalações da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O secretário de Educação, Plínio Amorim, acompanhou a comitiva de avaliação, e garantiu que após o encerramento do ano letivo, as obras de adaptação serão iniciadas para instalação da Universidade. O projeto será viabilizado através de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

A UAB é um programa criado pelo governo federal para democratizar o acesso à educ
ação superior pública, gratuita e de qualidade. Constitui um caminho para o atendimento de demandas educacionais urgentes, dentre as quais a necessidade de formação inicial e continuada de professores. Realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estado e município através da metodologia da educação à distância, modalidade que cresce e se estabelece como importante possibilidade de formação. Na Bahia está sendo viabilizada através da articulação do Consórcio de Universidades, denominado Consórcio Bahia, do qual fazem parte a UNEB e Univasf. Em Juazeiro, conta também com o apoio da Prefeitura Municipal.

O projeto tem como foco ofertar licenciaturas para professores em exercício e futuros candidatos à docência na rede pública. “Apesar disso, a Universidade disponibilizará o mesmo montante de vagas para a demanda social da região”, complementou a representante do IAT, Naiara Soledade. “Com o suporte que estamos encontrando no município, que irá ceder o prédio e irá realizar toda reforma necessária, acreditamos que no próximo semestre já teremos os primeiros cursos funcionando”, destacou.

O secretário Plínio Amorim, falou sobre a importância da mais nova conquista, “estamos muito felizes em poder contribuir para trazer mais uma instituição de ensino superior para o município. Esse é mais um avanço. Teremos a nossa própria escola de formação de professores, o que nos garantirá profissionais qualificados para atuar na rede. Não mediremos esforços para que essa Universidade tenha início já no próximo ano. Isso nos faz entender que estamos no rumo certo parar elevar a qualidade do ensino de Juazeiro”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: